2021POESEE-SP

Saiba mais sobre o Professor Orientador de Estudos – POE da SEDUC/SP

Projeto visa diminuir as desigualdades dos alunos em vulnerabilidade social

resolução seduc 09/2021Profissionais da rede estadual que tenham interesse em atuar no projeto podem manifestar interesse na SED.

Os Professores que participarão do Programa Ensino Híbrido Integral e Ensino Médio Noturno Ampliado serão denominados Professor Orientador de Estudos – POE.

Esses professores deverão auxiliar os alunos para o ensino híbrido.

O projeto visa expandir a carga horária diversificando a oferta por meio do uso de metodologias híbridas por meio de orientação semanal em grupos menores, para acompanhamento desses alunos.

Entre as diversas estratégias do programa, destacamos:

  • a recuperação e o aprofundamento da aprendizagem;
  • o fortalecimento dos vínculos dos alunos às suas escolas.

A ação será voluntária, ou seja, depende da adesão do interessado (professores e alunos). Os alunos prioritários do programa serão os estudantes em situação de vulnerabilidade que estudam em escolas regulares no período da manhã e da noite.

Esses alunos receberão orientação pelos professores da rede (de preferência da própria escola) com realização de atividades em formato de trilha na modalidade EAD e conteúdos passados pelo Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras da SEDUC.

Os grupos terão pelo menos 8 alunos para turmas diurnas e 12 alunos para turmas do noturno. Cada professor terá 2 encontros semanais com seus grupos e 2 aulas mensais, ou seja, o docente terá 10 aulas (8 com alunos e 2 de planejamento).

Quem pode se inscrever para ser Professor Orientador de Estudos – POE?

Podem se inscrever todos os docentes, inclusive os professores contratados (categoria O) e diretores do Núcleo Pedagógico. Também será permitido que professores com carga completa possam ter o projeto.

Para manifestar o interesse, o professor deve ter realizado o curso Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos da EFAPE.

A ação será realizada por mecanismo de adesão voluntária, tanto por parte de professores quanto de alunos e terá como público-alvo prioritário os estudantes vulneráveis de escolas regulares do período diurno e noturno, por se tratar de uma ação com foco na redução das desigualdades. A orientação de estudos realizada por professores da rede será articulada com a realização de trilhas formativas online, com conteúdos do Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras.

Leia Mais:  UFJF abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Educação - 2021

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo