Tutoriais

Como fazer um Projeto de Pesquisa de Mestrado?

Saiba quais itens e o que devem conter em seu Projeto de Pesquisa.

Fizemos esse post para ajudar todos os professores (as) que tenham interesse em dicas de como elaborar um projeto de pesquisa. Saiba mais como fazer um projeto de pesquisa

Em nosso site, sempre disponibilizamos editais de Universidades para processo seletivo de Mestrado e Doutorado. Na maioria dos casos, uma das etapas do processo seletivo é a apresentação de um Projeto de Pesquisa. Esse fator, acaba assustando o candidato. Diante disso, publicamos esse mini tutorial para ajudar aos interessados.

Inicialmente, é importante salientar que o Projeto de Pesquisa é a primeira fase de uma pesquisa científica. Ela é uma carta de intenções, que indica o que o futuro pesquisador tem como objetivo.

O objetivo geral do Projeto de Pesquisa é detalhas um planejamento a ser realizado, interligando os objetivos (o quer fazer) e a metodologia (como vai fazer). Para isso, um projeto deve sempre ter como base uma pergunta norteadora, ou uma pergunta de pesquisa.

É importante salientar que o Projeto de Pesquisa é uma ideia, uma proposta, e nem sempre será a sua pesquisa. À medida que o pesquisador vai tendo contato com as disciplinas da pós-graduação e aprofundando os estudos na bibliografia, seu percurso, tema e até objetivos.

O projeto de pesquisa é normalmente dividido em algumas partes padronizadas baseadas no método científico. Ou seja, elencaremos abaixo partes que deverão estar no seu projeto de pesquisa para o mestrado/doutorado.

1 – Tema

O tema é uma das partes mais cruciais do projeto, pois ele é o primeiro contato do leitor com seu trabalho. O tema será um aspecto discutido por você e pelo seu orientador durante todo o processo, ou seja, ele muda de acordo com o amadurecimento da pesquisa, mas é necessário que você tenha uma ideia de tema a ser pesquisado. Por meio do tema, você já pode ver qual orientador se adequa melhor à sua proposta de trabalho.

Exemplifiquemos: Caso você tenha interesse em pesquisar as dificuldades que os professores de matemática têm nos primeiros anos de magistério. No tema, você já mostra que seu interesse será pesquisar as dificuldades que os professores de matemática sofrem no decorrer do seu início de carreira. Para isso, seu tema poderia ser:

Desafios enfrentados por professores de matemática nos dois primeiros anos do magistério.

 

2 – Questão Problema

A questão problema é o que norteará toda sua pesquisa. É ela sua indagação inicial. Tomando como base o exemplo acima, a questão problema poderia ser:

  • Quais são as dificuldades que os professores de matemática enfrentam nos dois primeiros anos de magistério?

3 – Justificativa:

A justificativa é a apresentação dos motivos que o levaram a pesquisar o tema. Nessa parte, você deve vender o seu peixe, ou seja, mostrar o porquê você acha importante dissertar sobre o tema.

No nosso exemplo, poderíamos colocar como um dos itens da justificativa, que os cursos de matemática e os de licenciatura em geral, não tem conseguido relacionar adequadamente a teoria e a prática na formação inicial, formando profissionais que inicialmente sofrem com essa separação do campo teórico do prático. Com isso, entender essas dificuldades enfrentadas pelos professores, subsidia a academia a tomar conhecimento dessas dificuldades, e  consequentemente, modificarem seus cursos para atender à demanda da sociedade.

4 – OBJETIVOS:

Nessa parte, você deverá listar os objetivos que você tem com o projeto. Os objetivos têm relação intrínseca com a pergunta de pesquisa, por isso, tome cuidado para que eles sejam consonantes. O objetivo vai revelar sua intenção e propósito.

O objetivo, no nosso exemplo, poderia ser:

  • Investigar as dificuldades enfrentadas por professores recém formados em matemática no exercício da profissão.

5 – Hipótese:

As hipóteses são as causas para o problema a ser pesquisado. Nessa parte, sempre baseada em uma bibliografia, você deverá indicar quais são as suas hipóteses para o problema estudado. Em nosso caso, algumas hipóteses:

  • Formação de professores curta e desconexa da escola
  • Pouco tempo de estágio ou atividades na escola
  • Formação muito teórica e pouco prática

Essas são algumas “explicações” do nosso problema.

6 – Referencial Teórico

Nessa parte você deve escrever um pouco do que você conhece sobre o tema, baseado em autores da área. Nunca se deve escrever o referencial teórico sem baseá-lo em autores. Nesse espaço, você demonstrará o que conhece sobre o tema, e baseará sua análise e sua proposta de trabalho.

7 – Metodologia

A metodologia é um dos itens mais importantes do projeto. Apesar de ser uma etapa importante, ela será construída ao longo do percurso. A metodologia é como você fará sua pesquisa, quais instrumentos você utilizará para a coleta de dados, e qual será o tipo de pesquisa.

Primeiramente, é necessário definir que tipo será sua pesquisa:

A pesquisa quantitativa, é quando você analisará dados matemáticos e estatísticos, sem entender as motivações por trás das respostas.

A pesquisa qualitativa, é quando você tem interesse em fazer uma pesquisa na qual você explorará questões mais subjetivas, porquês e motivações para a resposta dada.

E na qualitativa/quantitativa, o pesquisador você associa os dois gêneros.

Os procedimentos deverão ser realizados durante o processo, e podem ser baseados em observações, levantamentos estatísticos, pesquisa experimental, estudo de caso, entre outros.

Também você deverá indicar quais são os instrumentos que você usará para a coleta de dados. Por exemplo, entrevista ou questionário.

Em nosso exemplo, a pesquisa poderá ser qualitativa, por meio de estudo de caso de um grupo de 15 alunos de uma Universidade. O instrumento a ser utilizado, seria uma entrevista gravada.

 

8 – CRONOGRAMA:

No cronograma, você deverá indicar quais são suas pretensões de tempo. Indique quanto tempo deverá levar cada etapa de seu trabalho. Lembre-se é uma ideia, e nem sempre será seguida à risca. Mas para o processo seletivo, será um fator importante para a banca entender quais ações você vai tomar.

Em nosso exemplo, podemos colocar que os dois primeiros semestres são destinados ao aprofundamento teórico-metodológico nas disciplinas do mestrado. O 3º semestre, para a coleta de dados, o quarto semestre, para a análise de dados e dissertação do texto final.

9 – REFERÊNCIAS:

São as obras e documentos citados por você que serviram como fonte/embasamento para sua pesquisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar