EmpregoOportunidadeProcesso SeletivoTutor EaDUFRPE

Inscrições encerram amanhã: Federal oferece 96 vagas para Tutores EAD

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) abriu seleção simplificada para atuação como Tutor Virtual no Curso de Formação Continuada em Direito à Educação para a População em Situação de Rua. O processo é regido pelo Edital nº 002/2026 e integra a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (RENAFOR), na linha de Políticas Educacionais em Direitos Humanos.

Federal seleciona tutores para Curso de Aperfeiçoamento EAD:

Publicidade...

Ao todo, são 96 vagas, divididas em dois perfis de atuação, além de cadastro de reserva. A função é exercida integralmente a distância, com bolsa mensal de R$ 765,00. As inscrições são gratuitas, feitas exclusivamente pela internet, e ficam abertas de 3 a 10 de agosto de 2026, pelo Site da Instituição.

O Tutor Virtual selecionado atuará mediando os encontros síncronos e o acompanhamento assíncrono dos estudantes no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além de participar de reuniões semanais de gestão com a coordenação do curso.

Quem pode se inscrever

Podem se inscrever candidatos brasileiros natos ou naturalizados, ou estrangeiros dentro das normas do Conselho Nacional de Imigração, desde que atendam a estes requisitos gerais:

  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Estar quite com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino;
  • Ter habilidade no uso de computadores e recursos de conectividade (internet, e-mail, chats);
  • Não ser aluno regularmente matriculado no curso em que pretende atuar;
  • Ter disponibilidade para mediar encontros síncronos, participar de reuniões semanais de gestão e do Curso de Formação preparatório;
  • Atender às exigências do perfil curricular escolhido.
Publicidade!

Além dos requisitos gerais, o candidato deve se enquadrar em um dos dois perfis curriculares do Anexo II do edital, sendo permitida a escolha de apenas um perfil por inscrição:

Perfil Vagas Perfil curricular exigido
Perfil 01 48 + cadastro de reserva Experiência em trajetória de rua
Perfil 02 48 + cadastro de reserva Graduação em Pedagogia ou em cursos das áreas de ciências humanas ou ciências sociais aplicadas

Acompanhe o PEB SP nas redes sociais

WhatsApp | Telegram | Instagram

Atribuições e carga horária do Tutor Virtual

O bolsista aprovado deve destinar 4 horas semanais para atividades síncronas com os estudantes, em horários previamente informados, e 12 horas semanais para atividades assíncronas no AVA. Também é obrigatório preparar relatórios semanais de acompanhamento dos estudantes e, ao final do componente curricular, um Relatório Técnico Final sobre o desempenho da turma.

Publicidade!

O bolsista é avaliado semanalmente pela coordenação do curso e só recebe direito a uma bolsa mensal. O exercício da função não gera vínculo empregatício com a UFRPE.

Como funciona a seleção

A seleção tem caráter eliminatório e consiste exclusivamente em análise curricular, conforme os critérios de pontuação do Anexo III do edital. A documentação comprobatória enviada no ato da inscrição é conferida antes da divulgação do resultado, e qualquer informação não comprovada gera desclassificação automática.

Critério Pontuação máxima Detalhamento
Titulação 20 pontos Graduação (5), Especialização (10), Mestrado (15) ou Doutorado (20) em Pedagogia, ciências humanas ou ciências sociais aplicadas
Experiência docente 30 pontos De 5 a 20 pontos conforme o tempo de docência, mais 5 pontos por curso de formação docente ministrado
Experiência em trajetória de rua 50 pontos 10 pontos por ano de experiência profissional com pessoas em situação de rua, mais 15 pontos por vivência comprovada em situação de rua

Em caso de empate, os critérios de desempate são aplicados nesta ordem: maior pontuação em experiência com trajetória de rua; maior pontuação em experiência docente; maior titulação; e, por fim, maior idade.

Como se inscrever

As inscrições são feitas exclusivamente por meio de formulário on-line, disponível pelo Site da Instituição, entre 3 de agosto de 2026 (a partir das 10h) e 10 de agosto de 2026 (até às 23h59). Cada candidato pode selecionar apenas um perfil por inscrição, e é válida apenas uma inscrição por CPF — em caso de mais de uma, prevalece a última enviada.

Cronograma completo do processo seletivo

Etapa Data
Publicação do edital 28/07/2026
Dúvidas e impugnação ao edital 29/07/2026
Respostas às dúvidas e impugnações 31/07/2026
Período de inscrição 3 a 10/08/2026
Divulgação das inscrições homologadas 11/08/2026
Análise das documentações comprobatórias 12/08/2026 a 15/08/2026
Divulgação do resultado preliminar 17/08/2026
Envio de recurso referente ao resultado preliminar 18/08/2026
Divulgação das respostas aos recursos 19/08/2026
Divulgação do resultado final 20/08/2026
Formação no ambiente virtual 24/08/2026 a 28/08/2026
Início do curso 01/09/2026

O valor da bolsa de Tutor Virtual é de R$ 765,00 mensais, pagos diretamente ao beneficiário por crédito em conta-corrente, durante o período de execução do componente curricular. O candidato aprovado em cadastro de reserva não tem direito a pleitear a vaga, sendo convocado conforme a demanda do curso. A validade da seleção simplificada é de até 6 meses, contados a partir da homologação do resultado final.

Dúvidas sobre o edital devem ser enviadas ao e-mail [email protected]. As convocações e demais comunicados também são publicados no site do curso, educpoprua.ufrpe.br.

Leia também

Publicidade!

Daniel Silva

Daniel Silva é Editor do PEBSP.com. Formado em Pedagogia e Mestre em Educação, gosta de escrever sobre notícias de cursos, concursos e processos seletivos.

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Botão Voltar ao topo