Oportunidade

USP promove curso a distância de Literaturas Afro

São oferecidas 60 vagas gratuitas em Curso sobre literatura afro

A Universidade de São Paulo – USP por meio da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – FFLCH anunciou a abertura de inscrições para o Curso sobre leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas.

USP oferta novo curso de Literatura Afro EAD:

USP promove inscrições para Curso de Literaturas AFRO,

O curso Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista é oferecido na modalidade a distância e promovido pela FFLCH da USP.

Tem como proposta apresentar os diversos autores e textos das literaturas africanas de língua oficial portuguesa e da literatura negra brasileira.

Desse modo, contribui para a ampliação do repertório literário e a reflexão acerca das escolhas literárias no espaço escolar, garantindo uma leitura colaborativa e coletiva.

Estrutura curricular:

O curso se organiza em 22 horas dividas em seis encontros:

  • Encontro 1 – 17 de setembro
    Experiência e subjetividade negra em “Contos Crespos”, de Cuti
    A leitura das narrativas elencadas do livro Contos crespos, de Cuti, pretende apontar para tensões cotidianas das nossas relações raciais, e, a partir de uma perspectiva negra, apontar para o autoengano a democracia racial.
  • Encontro 2 – 1 de outubro
    Poesia como “abrigo e matilha”: Um buraco com meu nome, de Jarid Arraes
    Propomos a leitura de poemas selecionados do livro Um buraco com meu nome, de Jarid Arraes. Enfocaremos a construção das temáticas do livro, os recursos estilísticos mobilizados e a enunciação e um eu-lírico negro.
  • Encontro 3 – 22 de outubro
    Fronteira: espaço para efabulação em Cronicando, de Mia Couto.
    Orientadas pela leitura de crônicas escolhidas do livro Cronicando, de Mia Couto, convidamos para uma conversa acerca da realidade social, política e cultural moçambicana e suas relações com o Brasil.
  • Encontro 4 – 05 de novembro
    Contexto angolano na costura de vozes das poesias de Ana Paula Tavares.
    A partir da leitura de poemas selecionados, serão ressaltados elementos que convidam a refletir sobre o contexto complexo que atravessa a experiência das mulheres reveladas na particular composição terária da autora angolana.
  • Encontro 5 – 26 de novembro
    Memórias em conflito no romance Essa dama bate bué!
    Tendo como ponto de partida a leitura do romance da escritora afro-lusitana, Yara Monteiro, vamos analisar a constituição das memórias no período pós-independência dos países africanos de língua ortuguesa, especialmente Angola e também seus reflexos no espaço europeu.
  • Encontro 6 – 10 de dezembro
    A poesia combativa de Noémia de Sousa
    A partir da leitura de poemas do livro Sangue negro, de Noémia de Sousa, propomos uma reflexão sobre as relações entre a poesia moçambicana e a situação histórico-social de Moçambique no período e colonialismo português.

Inscrições, prazos e etapas no Curso de Literaturas Afro da USP:

As inscrições ocorrem gratuitamente pelo site da instituição até o dia 14 de setembro de 2022.

São oferecidas 60 vagas gratuitas destinadas a professores educação básica, gestores escolares, responsável pela sala de leitura, bibliotecário, pedagogo hospitalar (ou profissionais que promovem a leitura no ambiente hospitalar).

Critérios de seleção para Curso de Literatura Afro da USP:

A seleção se dará por Sorteio Eletrônico a ser realizado em 15 de setembro de 2022.

As demais informações devem ser consultadas no site da instituição.

Share