
Inscrições para o Enem 2025 são prorrogadas até 13 de junho; Saiba tudo o que você precisa sobre o exame
O Ministério da Educação (MEC)anunciou a prorrogação do prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.Os estudantes que ainda não garantiram sua participação ganharam um novo fôlego e agora têm até a próxima sexta-feira, 13 de junho, para se inscreverem. A data original de encerramento era 6 de junho.
A medida visa ampliar a participação dos estudantes no exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Com a alteração, os candidatos também ganharam mais tempo para o pagamento da taxa de inscrição, que poderá ser efetuado até o dia 18 de junho.
As datas das provas do Enem 2025 estão mantidas e serão aplicadas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro.
Fique atento aos prazos e procedimentos:
- Novo prazo para inscrições: 13 de junho de 2025
- Pagamento da taxa de inscrição: até 18 de junho de 2025 (valor de R$ 85)
- Solicitação de atendimento especializado e tratamento por nome social: até 13 de junho de 2025
- Datas das provas: 9 e 16 de novembro de 2025
Como se inscrever no Enem 2025?
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, na Página do Participante do Enem. O candidato deverá utilizar seu CPF e a senha do portal Gov.br para acessar o sistema.
Passo a passo da inscrição:
- Acesse a Página do Participante do Enem.
- Informe seu CPF e senha do Gov.br.
- Preencha os dados pessoais solicitados.
- Indique a sua opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
- Responda ao questionário socioeconômico.
- Confira todos os dados e finalize a sua inscrição.
- Gere o boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU) para pagamento da taxa de inscrição, caso não tenha direito à isenção.
Detalhes importantes:
Alunos concluintes do 3º ano do ensino médio em escolas da rede pública têm a inscrição pré-preenchida no sistema. No entanto, é fundamental que esses estudantes acessem a Página do Participante para conferir e confirmar seus dados, garantindo assim sua presença no exame.
As solicitações de atendimento especializado para pessoas com deficiência ou condições específicas, assim como o pedido para tratamento pelo nome social, também devem ser feitas até o novo prazo final de inscrição, 13 de junho.
Com a prorrogação, o MEC espera que um número ainda maior de estudantes possa se inscrever e participar do Enem 2025, utilizando suas notas para ingressar em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou para obter bolsas de estudo em instituições privadas, através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).