2022CursosEspecializaçãoOportunidadePós-Graduação
News

UFSCar e INCRA anunciam seleção para Especialização em Educação no Campo

São oferecidas 50 vagas gratuitas para Pós-Graduação na UFSCar

A Universidade Federal de São Carlos – UFSCar anunciou o Edital 001/2022 destinado ao processo seletivo para o Curso de Especialização Gratuito em Educação no Campo em parceria com o INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

A UFSCAR é referência no ensino superior no Estado de São Paulo e no Brasil. Sediada na cidade de São Carlos, a instituição oferta cursos de Graduação e Pós-Graduação em diversas áreas do conhecimento focando no desenvolvimento regional e nacional.

Conheça a Especialização em Educação no Campo da UFSCar:

Educação no Campo UFSCAR
São oferecidas 50 vagas gratuitas para Especialização em Educação no CAMPO.

Na tentativa de garantir formação de profissionais para a Educação no Campo, a instituição publicou o Edital visando o ingresso de novos alunos na Especialização em Educação no Campo. O curso integra o Programa Nacional da Educação na Reforma Agrária – PRONERA/INCRA e tem como proposta contribuir para a educação no campo, qualificando as intervenções junto aos trabalhadores alvos de sua atuação.

A carga horária é de 520 horas desenvolvidas e cumpridas ao longo de 2 anos, iniciando no segundo semestre de 2022.

O Curso foi desenvolvido na modalidade alternância, combinando tempo da universidade com da comunidade, por meio de aulas presenciais e possibilidade de aulas a distância.

Confira Detalhes da Seleção para Educação no Campo da UFSCAR:

A Especialização é gratuita e financiada pelo próprio INCRA, sendo isento a cobrança de qualquer mensalidade ou matrícula. São oferecida 50 vagas para a turma de 2022-2024.

Quem pode participar do processo seletivo?

Podem participar do referido curso, candidatos que se enquadrem nos critérios a seguir:

    • I – População jovem e adulta das famílias beneficiárias dos projetos de assentamento criados ou reconhecidos pelo INCRA e do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNFC, de que trata o §1º do art. 1º do DECRETO Nº 6.672, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2008.
    • II – Alunos de cursos de especialização e pós-graduação promovidos pelo INCRA, sendo, além do público beneficiário de que tratam os parágrafos introdutórios deste Edital – I, técnicos de ATES e ATER; e os estudantes egressos da graduação, em qualquer área do conhecimento, e que tenham desenvolvido estágio, pesquisa ou extensão nas Áreas de Reforma Agrária
    • III – Professores e educadores que exerçam atividades educacionais voltadas às famílias beneficiárias.
    • IV- Demais famílias cadastradas pelo INCRA (acampados, quilombolas).
      • 3.2- Portadores de diploma de graduação – Licenciatura em Pedagogia ou outra licenciatura/graduação;
      • 3.3- Todos os candidatos ao Curso de Especialização devem ter disponibilidade para realização do curso, que envolve atividades formativas aos finais de semana, e disponibilidade para viajar para São Carlos durante as etapas de Tempo Universidade ;
      • 3.4- Todos os candidatos ao Curso de Especialização devem apresentar documentos que comprovem estar em dia com a vacinação contra COVID-19;

Inscrições, prazos e preenchimento das vagas:

As inscrições ocorrem pela plataforma Google Forms até o dia 15 de junho de 2022. Não há custos adicionais.

O preenchimento das vagas se dará pela análise da documentação enviada, com pontuação definida pela Tabela I do Edital e carta de intenção na forma de texto.


Acesse o Formulário de INSCRIÇÃO  para o curso.

Edital 01/2022


Resumo do Curso oferecido:

Curso: Educação no Campo
Instituição: Universidade Federal de São Carlos - UFSCar 
Tipo: Especialização / Pós-Graduação
Modalidade: Presencial
Carga Horária: 520 horas
Vagas: 50 vagas
Inscrições: Até 15/06/2022

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo