2021

Saiba mais sobre o Professor Orientador de Estudos – POE da SEDUC/SP

Projeto visa diminuir as desigualdades dos alunos em vulnerabilidade social

Profissionais da rede estadual que tenham interesse em atuar no projeto podem manifestar interesse na SED.

Os Professores que participarão do Programa Ensino Híbrido Integral e Ensino Médio Noturno Ampliado serão denominados Professor Orientador de Estudos – POE.

Esses professores deverão auxiliar os alunos para o ensino híbrido.

O projeto visa expandir a carga horária diversificando a oferta por meio do uso de metodologias híbridas por meio de orientação semanal em grupos menores, para acompanhamento desses alunos.

Entre as diversas estratégias do programa, destacamos:

  • a recuperação e o aprofundamento da aprendizagem;
  • o fortalecimento dos vínculos dos alunos às suas escolas.

A ação será voluntária, ou seja, depende da adesão do interessado (professores e alunos). Os alunos prioritários do programa serão os estudantes em situação de vulnerabilidade que estudam em escolas regulares no período da manhã e da noite.

Esses alunos receberão orientação pelos professores da rede (de preferência da própria escola) com realização de atividades em formato de trilha na modalidade EAD e conteúdos passados pelo Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras da SEDUC.

Os grupos terão pelo menos 8 alunos para turmas diurnas e 12 alunos para turmas do noturno. Cada professor terá 2 encontros semanais com seus grupos e 2 aulas mensais, ou seja, o docente terá 10 aulas (8 com alunos e 2 de planejamento).

Quem pode se inscrever para ser Professor Orientador de Estudos – POE?

Podem se inscrever todos os docentes, inclusive os professores contratados (categoria O) e diretores do Núcleo Pedagógico. Também será permitido que professores com carga completa possam ter o projeto.

Para manifestar o interesse, o professor deve ter realizado o curso Ensino Híbrido: Práticas de Orientação de Estudos da EFAPE.

A ação será realizada por mecanismo de adesão voluntária, tanto por parte de professores quanto de alunos e terá como público-alvo prioritário os estudantes vulneráveis de escolas regulares do período diurno e noturno, por se tratar de uma ação com foco na redução das desigualdades. A orientação de estudos realizada por professores da rede será articulada com a realização de trilhas formativas online, com conteúdos do Centro de Mídias e plataformas de aprendizagem parceiras.

Share