Oportunidade

Museu Paulista da USP abre inscrições para novo curso gratuito

São oferecidas 100 vagas no curso sobre independências

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo – USP abriu inscrições para o curso Independências: história, representação e museus oferecido pela instituição.

Museu Paulista da USP promove novo curso:

USP promove inscrições para curso do Museu Paulista.

O curso tem como proposta discutir as independências do Brasil sob diferentes perspectivas de análise historiográfica a partir das coleções do Museu Paulista, popularmente conhecido como Museu do Ipiranga.

Estrutura do curso:

A carga horária do curso é de 10 horas onde serão discutidos os seguintes temas:

  • Dia 22/10 – das 13h30 às 15h30
    Aula 1 – Apresentação do curso – Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego
    A “galeria de homens ilustres“: imaginar a Independência no Museu (e além!) – Prof. Me. Eduardo Polidori.
    • Nessa aula, os participantes serão apresentados à “galeria de homens ilustres” criada no Museu do Ipiranga no início do século 20, de que faziam parte seis retratos realizados pelo pintor Benedito Calixto (1853-1927). As pinturas serão examinadas individualmente e enquanto conjunto, sendo explicitados os sentidos dados a elas nas exposições elaboradas por Hermann von Ihering e por Afonso Taunay, antigos diretores do Museu. Pretende-se demonstrar também como suas imagens circularam e se tornaram referências visuais importantes para a imaginação da História no Brasil, ao longo das últimas décadas.
  • Dia 22/10 – das 16h às 18h
    Aula 2 – O Sequestro da Independência em tempos de Centenário: o Museu Paulista e a fabricação da história em 1922 – Prof. Dr. Carlos Lima Junior.
    • A proposta da aula é problematizar a efeméride do Centenário da Independência em 1922 e a remodelação do Museu Paulista idealizada pelo seu diretor Afonso d’Escragnolle Taunay. Partindo das pinturas destinadas ao Salão de Honra encomendadas por Taunay ao artista Oscar Pereira da Silva, tem-se por objetivo discutir como a fabricação desses quadros estavam atrelados ao anseio de destacar a atuação dos homens paulistas, ao lado de Pedro I, no processo de Independência do Brasil.
  • Dia 29/10 – das 13h30 às 15h30
    Aula 3 –“Para que faça a posteridade o devido conceito das brasileiras”: cultura visual e relações de gênero na memória da Independência do Brasil – Prof. Me. Nathan Gomes.
    • O objetivo da aula é refletir sobre a presença no imaginário nacional das mulheres que participaram do processo de Independência do Brasil. Nesse intuito, discutiremos os processos de produção e circulação das imagens em que figuram as combatentes da Guerra de Independência na Bahia Maria Quitéria de Jesus e Maria Felipa de Oliveira, a “freira-mártir” Joana Angélica de Jesus e a imperatriz D. Leopoldina de Habsburgo. Com isso, pretende-se pôr em relevo as diferentes dinâmicas que levaram à consagração dessas heroínas por meio das suas representações visuais.
  • Dia 29/10 – das 16h às 18h.
    Aula 4 – As várias faces do Museu Paulista – Prof. Dr. Marcelo Cardoso de Paiva. Das ciências naturais à pesquisa histórica, das obras de arte às coleções etnográficas, da Independência do Brasil ao cotidiano, a história do Museu Paulista é tão complexa quanto o seu acervo.
    • A partir da história das coleções do Museu Paulista, o objetivo dessa aula é revelar e problematizar o papel desempenhado por este que é um dos museus mais antigos do país. Para muito além das celebrações da proclamação da Independência do Brasil, a ideia é pôr em questão outras possibilidades de representações da história do Brasil e da sociedade paulista a partir das coleções e exposições do Museu Paulista hoje.

Inscrições, prazos e etapas do curso do Museu Paulista da USP:

Para o curso, são oferecidas 100 vagas gratuitas destinadas ao público geral que tenha interesse pelo tema.

As inscrições são gratuitas e ocorrem até o dia 20 de outubro de 2022. A seleção dos candidatos se dará por Sorteio das Vagas no site 21.10.2022.

Certificação:

Os candidatos que obtiverem frequência de 75% receberão certificação. Informações adicionais devem ser verificadas no site da instituição.

Share