Cursos GratuitosMestradoOportunidadePROFALFA
News

MEC anuncia inscrições do PROFALFA com vagas para mestrado em Alfabetização

📅 Inscrições Abertas até 13/10/2026

Faltam 36 dias para as inscrições encerrarem

O ProfAlfa, Mestrado Profissional em Alfabetização em Rede Nacional, abriu 75 vagas para professores alfabetizadores da rede pública. A turma de 2027 será formada em cinco universidades federais, com 15 oportunidades em cada instituição, e as inscrições estarão abertas de 15 de setembro a 13 de outubro de 2026.

ProfAlfa abre 75 vagas em mestrado profissional em Alfabetização gratuito para professores da rede pública

Publicidade...

O programa é voltado a docentes efetivos da rede pública, inclusive em estágio probatório, que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para concorrer, é necessário ter diploma de Pedagogia ou de curso Normal Superior reconhecido pelo MEC e comprovar o vínculo e a atuação exigidos no edital.

Embora o mestrado seja gratuito, o Exame Nacional de Acesso tem taxa de inscrição de R$ 150. O edital prevê pedido de isenção nos prazos e condições estabelecidos pela organização. Antes de se inscrever, o candidato precisa conferir se atende a todos os requisitos, pois a comprovação será exigida na matrícula.

Vagas do ProfAlfa 2027 estão em cinco universidades

As 75 vagas estão distribuídas entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Cada instituição oferece 15 vagas e a formação será presencial.

Instituição Estado Vagas
UFMG Minas Gerais 15
UFMS Mato Grosso do Sul 15
UFPE Pernambuco 15
Unifap Amapá 15
UFRGS Rio Grande do Sul 15

Prova será remota, mas o mestrado é presencial

O Exame Nacional de Acesso será aplicado remotamente em 1º de novembro de 2026. O candidato deverá providenciar equipamento, conexão à internet e ambiente adequados às regras da prova. A modalidade online vale para o exame de seleção: as atividades do mestrado serão presenciais na universidade escolhida.

Publicidade!

O ProfAlfa integra o programa de qualificação de professores da educação básica e busca aprofundar a formação de quem lida diretamente com os desafios da alfabetização nas escolas públicas.

🎓 Curso

Mestrado profissional presencial voltado à alfabetização.

🎯 Vagas

75 vagas em cinco universidades federais.

📝 Prova
Publicidade!

Exame remoto previsto para 01/11/2026.

Educação em pauta, com o PEBSP

Acompanhe notícias, cursos e oportunidades nos canais oficiais.

WhatsApp | Telegram | Instagram

Até quando as inscrições ficam abertas?

As inscrições podem ser feitas de 15 de setembro a 13 de outubro de 2026, exclusivamente pelo sistema da UFMG. O interessado deve selecionar a instituição associada para a qual deseja concorrer e acompanhar as comunicações oficiais da Copeve/UFMG.

Como se inscrever no ProfAlfa 2027

O candidato deve acessar o sistema oficial, preencher o formulário e seguir as orientações sobre a taxa de inscrição ou pedido de isenção. A leitura do edital é indispensável para verificar a documentação, a bibliografia, as regras técnicas da prova e os critérios de classificação.

ACESSAR INSCRIÇÃO DO PROFALFA

Consulte também o edital oficial do ProfAlfa 2027 antes de finalizar a candidatura.

Publicidade!

Redação

A Redação do Site PEBSP.com é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que amam escrever sobre cursos, concursos e oportunidades na Educação!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo