2022CursosEspecializaçãoIFRNOportunidadePós-Graduação
News

IFRN lança Edital para 5 cursos de Especialização na área da Educação

São oferecidas 200 vagas em Cursos de Pós-Graduação do IFRN

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN em mais uma iniciativa de promover a formação continuada de professores e profissionais da Educação lança o Edital 001/2022-PROEN/IFRN que torna público o processo seletivo para seleção de alunos para cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

O certame define as regras e estabelece os critérios para o Processo Seletivo destinado ao preenchimento de vagas em 5 cursos de Pós-Graduação em nível de Especialização oferecidos pelo IFRN em quatro campis da instituição.

O IFRN é um importante instituto federal que se destaca na oferta de cursos de Pós-Graduação em nível de especialização, com editais regulares para o ingresso de novos alunos, proporcionando oportunidades de enriquecimento profissional para toda a comunidade.

Conheça os cursos de Especialização do IFRN com inscrições abertas:

cursos especialização IFRN
IFRN abre inscrições para 200 vagas em 5 cursos de Especialização na Educação em 2022.

Em geral, o requisito básico para participar do curso é possuir Ensino Superior completo em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação. Porém, vale ressaltar que o candidato deverá consultar no Edital as especificidades de cada curso.

Vagas, campi de oferta e objetivos dos cursos de Especialização do IFRN:

São oferecidas o total de 200 vagas distribuídas em cinco cursos vinculados aos campis de Canguaretama, Macau, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, conforme disposto a seguir:

1. Especialização em Educação de Jovens e Adultos no contexto da Diversidade

Campus: Canguaretama
Turno: Vespertino
Vagas: 40
Duração: 420 horas

Tem como objetivo subsidiar a formação de professores na área da Educação por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à docência no contexto da Educação de Jovens e Adultos – EJA e os desafios que essa modalidade tem.

Entre os objetivos específicos, destacam-se:

    • Formar profissionais especialistas da educação por meio do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade da docência para a modalidade de Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Diversidade;
    • Contribuir para a implementação democrática, participativa e socialmente responsável de programas e projetos educacionais, bem como identificar, na gestão democrática, ferramentas que possibilitem o desenvolvimento de estratégias, controle e organização da EJA no contexto da diversidade em suas diferentes formas de oferta;
    • Produzir conhecimentos como síntese da formulação e implementação teórico-prática da proposta integrada de educação profissional, educação básica e de educação de jovens e adultos no contexto da diversidade.

2. Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Campus: Macau
Turno: Noite
Vagas: 40
Duração: 400 horas

Tem como finalidade capacitar professores das áreas de Física, Química, Biologia e Matemática para os saberes específicos da área, aprofundando conhecimentos que desenvolvam a habilidade comunicativa e da capacidade de expressão seja oral ou escrita, nos diferentes temas da ciência.

3. Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Campus: Parnamirim
Turno: Noite
Vagas: 40
Duração: 400 horas

Nos mesmos moldes do curso anterior, a Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática vinculada ao campus de Parnamirim promove a atualização profissional de professores de ciências naturais e matemática por meio do debate a respeito das temáticas contemporâneas da área, favorecendo a valorização e a formação continua de profissionais da educação.

4. Especialização em Ensino de Teatro

Campus: Parnamirim
Turno: Noite/vespertino
Vagas: 40
Duração: horas

A Especialização em Ensino de Teatro tem como objetivo capacitar professores para as práticas teatrais que dialoguem com a transdisciplinaridade para a construção do conhecimento.

Para isso, o curso se constitui com vistas à abarcar diversos objetivos específicos:

• Contribuir para o processo formativo dos profissionais que atuam ou desejam atuar na área do ensino de Teatro;
• Promover os fundamentos e as especificidades do Teatro enquanto linguagem nos diferentes espaços educativos formais e informais;
• Propiciar a apreciação crítica, o fazer teatral e a evolução do teatro no decorrer da história até o mundo contemporâneo;
• Vivenciar as estéticas e pedagogias teatrais em suas diversas vertentes e especificidades;

A carga horária total é de 400 horas, com 40 horas para as atividades de Conclusão de Curso. A carga horária é dividida em três módulos:

  • Módulo I
    • Prática de leitura e Produção de Gêneros acadêmicos
    • Arte, Sociedade e Cultura
    • Performatividades e Fronteiras da Cena
    • Pedagogias do Ensino de Teatro
    • Jogo e Improvisação Teatral
  • Módulo II
    • Métodos e Técnicas do Trabalho Científico I
    • Estética teatral: poéticas espetaculares
    • Paisagens Visuais da Cena
    • Processos Criativos Contemporâneos
    • Corpo e Voz para Cena
  • Módulo III
    • Métodos e Técnicas do Trabalho Científico II
    • Educação e suas Relações na Contemporaneidade
    • Encenação

5. Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade

Campus: São Gonçalo do Amarante
Turno: Matutino/Noturno
Vagas: 40
Duração: 400 horas

O curso discute questões atuais na área da Educação e sua interface com o mundo contemporâneo, favorecendo a pesquisa científica para a resolução de problemas e questões educacionais.

Durante todo o curso os alunos serão indagados e terão oportunidades de discussão de temáticas contemporâneas, proporcionando formação que problematize questões socioeconômicas, políticas e culturais da área.


Detalhes do processo seletivo para cursos de Especialização do IFRN:

As inscrições ocorrem na plataforma de inscrições do IFRN até o dia 08 de fevereiro de 2022. A taxa de inscrição é de R$ 50,00.

Para cada curso são oferecidas 40 vagas, distribuídas da seguinte forma: 10 – Geral; 20 – Professores em Exercício na Rede Pública; 2 – Pessoas com deficiência; 8 – Pretos, Pardos ou Indígenas.

Etapas e critérios de seleção:

O processo seletivo – conduzido por comissão do IFRN – será realizada por curso e contemplará análise do Currículo Acadêmico e do Histórico da Graduação.

Os resultados serão publicados na página do processo, sendo de responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as fases da seleção.


Acesse os Formulário de INSCRIÇÃO  para os cursos.

Edital 001/2022-PROEN/IFRN


 

 

Resumo do Curso oferecido:

Curso: Cursos de Especialização IFRN
Instituição: IFRN - nstituto Federal do Rio Grande do Norte
Tipo: Especialização / Pós-Graduação
Modalidade: Presencial
Carga Horária: Até 400 horas
Vagas: 200 vagas
Inscrições: Até 08/02/22

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo