2022CursosEspecializaçãoIFFOportunidadePós-Graduação

IFF abriu inscrições para 4 cursos de Especialização na Educação

IF Fluminense torna pública a seleção 2022 para 4 cursos de Especialização e formação de professores.

O Instituto Federal Fluminense – IFF anunciou o Edital de Processo Seletivo para Cursos de Pós-Graduação lato sensu em nível de especialização para ingresso no ano de 2022 e vinculados ao Campus Centro.

Confira os cursos de Especialização com inscrições abertas do IFF para 2022:

especialização IFF 2022
IFF seleciona 120 novos alunos para 4 cursos de Especialização na área de Formação de Professores.

O Edital 030/2021 estabelece as regras do processo seletivo para 4 cursos de pós-graduação com 30 vagas cada, que no geral, objetivam a formação de professores para a atividade docente em diversos aspectos.

Conheça os cursos de Especialização ofertados no Edital 30/2021 do IFF:

Desse modo, profissionais interessados em incorporar as temáticas abordadas nos cursos para atuação mais qualificada e que tenham diploma de curso superior têm a oportunidade de realizar cursos de pós-graduação gratuitos e oferecidos por uma instituição de relevância nacional.

1. Especialização em Educação, ambiente e sustentabilidade

O curso tem como objetivos atender as demandas profissionais que estão de acordo com as novas realidades sociais, educacionais e ambientais, contribuindo para a conservação do planeta e das futuras gerações. Desse modo, forma professores para o trabalho dessas temáticas em sala de aula.

Entre os diversos objetivos específicos, destacamos:

  • Promover processos de ensino e de aprendizagem que provoquem uma reflexão crítica e a construção de uma visão ambiental libertadora, vivencial e intercultural, a partir de sua importância multidimensional.
  • Discutir o campo de conhecimento teórico-conceitual, metodológico, prático e aplicado à Educação e à Sustentabilidade, a partir de abordagens centradas no ser humano e na diversidade.
  • Utilizar ferramentas, sistemas e tecnologias que favoreçam competências e habilidades relacionadas ao comportamento humano (soft skills).

A carga horária é de 360 horas distribuídas e realizadas no período de 18 meses.

2. Especialização em Educação e Saberes Pedagógicos na Contemporaneidade

Com carga horária total de 390 horas dentro do período de 12 meses, o curso tem como finalidade promover o domínio crítico de aspectos político-econômicos, pedagógicos e epistemológicos que marcam a Educação Básica na contemporaneidade, formando docentes para atuação nessa perspectiva.

Desse modo, constituem-se como objetivos específicos deste curso:

    • Apresentar, numa perspectiva crítico-reflexiva e dialógica, um panorama geral dos principais aspectos da Educação Básica no Brasil;
    • Discutir os fundamentos teórico-práticos da docência na Educação Básica;
    • Debater questões atuais da Educação Básica à luz de referenciais teóricos críticos;
    • Problematizar questões de ordem macroestrutural que condicionam as políticas de educação e o cotidiano escolar;
    • Promover o debate crítico, ético e científico a respeito da diversidade cultural, étnica e de gênero da sociedade brasileira e sua relação com a escola;

3. Especialização em Literatura, memória cultural e sociedade

Tem como objetivo geral contribuir para a formação de intérpretes de patrimônios literários, sociais e culturais por meio do diálogo entre disciplinas que estudam o homem em seus modos de pensar e agir socialmente.

Assim sendo, durante as 360 horas de carga horária, as disciplinas contemplarão os seguintes objetivos específicos:

    • Contribuir para a formação de especialistas capazes de compreender e analisar, sob diversas perspectivas teóricas, os processos discursivos relacionados ao funcionamento da linguagem e sua historicidade, considerando aspectos enunciativos e socioculturais.
    • Contribuir para a formação de especialistas capazes de compreender e analisar, a partir de áreas distintas do conhecimento, as relações entre formas literárias (ou linguagens artísticas) e processos sociais, tensionando o lugar do cânone na História da Cultura Ocidental.

4. Especialização em Práticas educacionais na docência do século XXI

Com duração de 404 meses a Especialização em Práticas educacionais tem como proposta promover meios para a compreensão e desenvolvimento do aprimoramento contínuo e sustentável de práticas educacionais para o exercício de uma docência que atenda às demandas socioculturais do século XXI.

Desse modo, o curso contempla diversas habilidades e competências, formando profissionais de acordo com seus objetivos específicos, que são:

    • Contribuir para a formação contínua de professores reflexivos que sejam capazes de articular conhecimentos sistematizados com saberes da prática social e da cultura na qual acontece o ato educativo.
    • Valorizar a pesquisa científica como meio de desenvolvimento social e produção de conhecimento.
    • Desenvolver a formação continuada de docentes e profissionais de educação para o uso de plurais tecnologias no cotidiano escolar.
    • Trabalhar abordagens pedagógicas interdisciplinares, inclusivas e sustentáveis na perspectiva da ética e dos
    • Direitos Humanos que possam potencializar o trabalho docente em diferentes contextos educacionais.
    • Promover a produção autônoma e coletiva a partir do desenvolvimento de projetos em tecnologias e práticas educacionais.

Inscrições e prazos do processo de seleção:

As inscrições estarão abertas no site da instituição até o dia 22 de novembro de 2021. Não há cobrança de taxa de inscrição.

A seleção dos alunos será realizada por meio de Sorteio Eletrônico Público, com transmissão ao vivo pela internet, de acordo com o cronograma disposto em Edital.

Modalidade dos cursos e matrícula:

Ainda de acordo com a instituição, as atividades dos cursos são presenciais, contudo, diante da pandemia de COVID-19, as aulas podem ser ministradas remotamente.

A matrícula on-line dos candidatos aprovados no processo ocorrerá a partir de 07 de dezembro de 2021. O início das aulas está previsto para 01 de fevereiro de 2022.


Acesse o Formulário de INSCRIÇÃO  para o curso.

Edital 0030/2021


Resumo do Curso oferecido:

Curso: Cursos de Especialização
Instituição: IFF - Instituto Federal Fluminense 
Tipo: Pós-Graduação / Especialização
Modalidade: Presencial
Carga Horária: Até 400 horas
Vagas: 120 vagas
Inscrições: Até 22/11/2021

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo