2021CursosIFCMestradoOportunidadePós-Graduação
News

IFC abre seleção de Mestrado em Educação para 2022

São oferecidas 20 vagas para ingresso no ano de 2022. Inscrições gratuitas.

mestrado em educação IFCO ingresso no programa de pós-graduação em nível de mestrado é almejado por muitos professores e profissionais que pretendem desenvolver pesquisas e atuar no campo da docência no ensino superior.

Portanto, quem tem interesse em ingressar em um mestrado precisa estar atento aos editais dos programas e aos requisitos para ingresso.

Seja um aluno do Mestrado em Educação do IFC:

Nesse aspecto, para garantir a formação de mão de obra qualificada no campo educacional, o Instituto Federal Catarinense – IFC que mantém diversos cursos de pós-graduação lato e stricto sensu,  publicou o Edital 05/2021 destinado a seleção de alunos regulares para o curso de Mestrado Acadêmico no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-IFC), com ingresso no ano de 2022.

Premissas e detalhes do programa:

O curso tem como objetivo formar profissionais técnicos para o exercício da práxis educativa comprometida com a elevação da qualidade social da educação, capacitando o egresso para a produção e socialização do conhecimento.

Dessa maneira, o mestre formado pelo Programa de Mestrado do IFC terá habilidades para:

    • Fortalecer e consolidar os grupos de pesquisa por meio da cultura e das práticas investigativas;
    • Ampliar a cooperação com instituições acadêmicas e científicas em âmbito regional, nacional e internacional, articulando estudos e pesquisas que convergem para a produção do conhecimento na área da educação;
    • Ampliar e fortalecer a cooperação com instituições educacionais e movimentos sociais comprometido com o desenvolvimento local e regional;
    • Promover a articulação entre a pós-graduação, a graduação e a educação básica por meio dos processos de pesquisa, ensino e extensão;
    • Desenvolver estudos e pesquisas básicas e aplicadas relacionadas aos processos formativos e educativos que promovam o desenvolvimento e o fortalecimento de políticas públicas, a inclusão, a interculturalidade e a inovação pedagógica.

Linhas de pesquisa do programa:

O programa se desenvolve em 2 linhas de pesquisa, sendo:

  • Processos formativos e políticas educacionais
    Estuda processos e políticas educacionais que tenham por base fundamentar o campo educacional, nos diferentes períodos e contextos históricos das práticas sociais. Nessa linha, os pesquisadores procuram discutir as políticas educacionais e suas interfaces, entre outros temas relacionados.
  • Processos educativos e inclusão
    Agrupa pesquisas que tenham a inclusão e os processos educativos como objetos de estudos, relacionando-os com os campos de interrogação epistemológica que problematizam a diferença, diversidade e a desigualdade sociocultural que interfere no processo de aprendizagem.

Processo seletivo para o Mestrado em Educação do IFC:

O Edital publicado oferece 20 vagas distribuídas nas duas linhas de pesquisa. No próprio certame estão descritos as vagas e os respectivos orientadores que podem acompanhar os cursistas.

Inscrições e etapas do processo:

As inscrições do processo ficam abertas até o dia 30 de julho de 2021 e consistirá em 3 etapas:

    1. Análise do Projeto de Pesquisa
    2. Memorial Acadêmico Profissional Descritivo
    3. Arguição e Análise Curricular

Não há informação de cobrança de taxas.

Quem pode se inscrever no Mestrado em Educação?

O processo está aberto para candidatos portadores de diploma de curso de graduação devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação.

No momento da inscrição deverão ser anexados documentos comprobatórios de formação.


Acesse a Página do curso para realizar a inscrição.

Edital Completo


Ficha Técnica do Curso:

Detalhes do Curso:
Curso:  Mestrado em Educação
Instituição: IFC - Instituto Federal Catarinense
Tipo: Mestrado Acadêmico
Vagas: 20 Vagas
Taxa: ISENTO
Inscrições: até 30/07/2021

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo