2022CursosEADEspecializaçãoIFALOportunidadePós-Graduação

IFAL promove inscrições para Especialização a Distância em Docência

São oferecidas 200 vagas em Pós-Graduação Gratuita.

O Instituto Federal de Alagoas – IFAL, importante e relevante instituição de ensino superior da região norte, anunciou o processo seletivo para curso de Especialização em Docência para Educação Profissional e Tecnológica, por meio do Edital 19/2022.

O curso é oferecido na modalidade a distância com polos em Arapiraca, Maceió-Poço, Maceió-Tabuleiro, Santana do Ipanema e São José da Laje, com atividades aos finais de semana.

Conheça a Especialização em Docência a distância:

Especialização a distância em Docência
São oferecidas 200 vagas em Especialização Gratuita.

Destina-se a profissionais graduados que não tenham licenciatura e que atuam ou tenham intenção de atuar na educação profissional ficada nos cursos técnicos de nível médio. Desse modo, o curso equivale a licenciatura de acordo com a Resolução CNE/CP N°1/2021.

Diante disso, o curso tem como objetivo geral complementar a formação dos docentes em exercício que tenham intenção de se especializar na área da Educação Profissional e Tecnológica.

Sobre as atividades presenciais:

  • O curso compreenderá atividades presenciais e não presenciais, conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso – PPC, que serão desenvolvidas segundo cronograma a ser divulgado pela coordenação do curso.
  • As atividades presenciais acontecerão no Polo para o qual o/a estudante se matriculou, em dias de sábado, conforme cronograma mencionado no item 9.1, no período de 12 (doze) meses.
  • As atividades presenciais serão realizadas no turno diurno, pela manhã e/ou tarde.
  • A frequência às atividades presenciais é obrigatória, sob pena de reprovação, em casos de não comparecimento.
  • As atividades presenciais obrigatórias previstas para o curso podem ser substituídas por momentos não presenciais, durante período de emergência de saúde pública ou outras situações excepcionais, desde que autorizado por ato normativo institucional.

Carga horária e vagas oferecidas:

A carga horária total é de 480 horas desenvolvidas em 12 meses. São ofertadas 200 vagas sendo 40 vagas para cada um dos polos citados acima.

Inscrições e processo seletivo para Especialização a distância em Docência:

O período de inscrições é de 11 de maio a 01 de junho de 2022. Não há taxa de inscrição.

O processo seletivo será composto por Análise Documental, atribuindo pontuação pelos itens: Formação Acadêmica; Experiência Profissional em Docência; Cursos na Área de Formação ou em Educação; Experiência Profissional no Mundo do Trabalho.

As atividades do curso se iniciarão em 13 de agosto de 2022.


Acesse o Formulário de INSCRIÇÃO  para o curso.

Edital 19/2022


Resumo do Curso oferecido:

Curso: Docência para Educação Profissional e Tecnológica
Instituição: Instituto Federal de Alagoas - IFAL
Tipo: Pós-Graduação / Especialização 
Modalidade: a distância
Carga Horária: 480 horas
Vagas: 200 vagas
Inscrições: Até 01/06/2022

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo