Concursos

Como começar a estudar para concurso? Veja as dicas

Ser aprovado em um concurso público é o sonho de muitas pessoas. A estabilidade e a possibilidade de ascensão profissional no setor público certamente são fatores atrativos diante de um mercado de trabalho tão volátil.

Continua após a publicidade..

No entanto, os concursos públicos, sobretudo na área da Educação, costumam ser muito concorridos. Centenas de editais são publicados todos os meses em diversas prefeituras, estados, universidades e institutos federais e contam com alto número de candidatos por vaga, aumentando a concorrência.

Diante disso, é importante que o candidato a um concurso saiba como se preparar e tenha condições de participar das etapas com chances reais de aprovação. Então, confira, neste conteúdo, algumas dicas de como começar a estudar para concurso.

Como estudar para concurso?

É importante ter em mente que o processo de seleção do concurso visa selecionar os candidatos mais aptos para ingressar no cargo e desempenhar a função pretendida. Portanto, conhecer as funções e atribuições do cargo escolhido é um fator importante para iniciar o estudo para o concurso. 

O candidato pode acessar a página da instituição pretendida ou verificar a legislação que rege o cargo para verificar quais são as atribuições, onde poderá atuar e em quais áreas dentro da estrutura pública esse profissional atuará. 

Artigos relacionados
Publicidade

Uma dica importante é pesquisar sobre o cargo na internet e conversar com pessoas que estejam nessa função para conhecer as especificidades do cargo.

Após conhecer a estrutura no qual o cargo pretendido se insere, pode-se prosseguir com as próximas etapas e ter um bom início de estudo para o concurso.

Veja, a seguir, algumas dicas que preparamos:

Continua após a publicidade..

1. Leia o edital

Do mesmo modo que conhecer as funções e atribuições ajuda no conhecimento das peculiaridades do cargo escolhido, a primeira dica de como começar a estudar para concurso é ler, na íntegra, o edital. O edital é o documento norteador de todo o concurso público, portanto a leitura desse é obrigatória – sendo possível acompanhar a publicação em um portal da educação de sua preferência.

Ainda, no edital, estão definidas as regras e os critérios para a seleção, os requisitos para o cargo, a remuneração, os benefícios, as etapas do concurso, o cronograma, conteúdo programático e o referencial bibliográfico, para que o candidato saiba o que estudar para concurso.

Recomenda-se que o candidato imprima ou salve esse documento, faça anotações e observações e inicie a organização de uma rotina. Vale ressaltar que é de extrema importância que o candidato acompanhe possíveis retificações no edital na página do certame, pois é comum que ocorram alterações após a publicação da primeira edição do edital.

2. Organize tempo e cronograma

De posse do cronograma e dos conteúdos que serão cobrados no concurso, a segunda dica de como começar a estudar para concurso é a organização do tempo e do cronograma do concurso.

Em geral, os concursos costumam ter um tempo curto se comparado com a quantidade de material necessária para o estudo. Por isso, iniciar os estudos organizando o tempo de acordo com o cronograma é uma excelente forma de começar seus estudos.

Essa fase de planejamento é essencial para subsidiar todo o processo de estudo durante os próximos dias. Feito isso, uma dica importante é considerar possíveis imprevistos na hora de organizar o tempo, não deixando a organização do tempo muito justa com o cronograma. Seja coerente com essa etapa.

3. Resolva provas anteriores

Logo após ler o edital e organizar o tempo e o planejamento de estudos, é altamente recomendado que o candidato visite as páginas de concursos passados e resolva provas anteriores do cargo. Entende-se que os editais mudam de um concurso para o outro, mas o pleiteante a um cargo pode ter uma visão de como a banca pode cobrar os conteúdos e quais os níveis de exigência para a prova.

As provas anteriores podem ser consultadas na internet e nas páginas das instituições organizadoras. Imprima e resolva as provas como se estivesse no dia da prova. Após, analise os erros para traçar uma estratégia de estudos desses conteúdos e saber o que estudar para o concurso.

4. Saiba escolher o material de estudo

A escolha e a organização do material de estudo é fundamental no processo. Cuidado com apostilas genéricas, que resumem todos os conteúdos. Procure materiais que contenham a integralidade das obras cobradas no edital. Muitas questões dos concursos públicos contêm questões com aspectos despercebidos nas obras. 

Faça uma separação dos materiais de legislação geral, legislação específica, autores de conhecimentos específicos e gerais. Em um edital bem-elaborado, as obras e as legislações se conversam, facilitando o estudo. 

5. Mantenha uma rotina de estudos

A rotina de estudos é o que permeia todo o processo. Separe o tempo dedicado ao concurso e tente seguir seu planejamento com a maior fidelidade possível. Esse processo é de suma importância para o sucesso no concurso.

Separe um ambiente agradável para estudar, onde se sinta confortável. A rotina de estudos está intrinsecamente ligada ao conforto no estudo, pois ninguém gosta de estudar em um local desconfortável ou que tenha condições que atrapalhem a concentração.

Evite ambientes barulhentos ou com alto fluxo de pessoas. Permita que esse tempo seja seu e coloque em mente que, antes de estudar para um concurso público, você estará estudando e adquirindo conhecimento para sua vida profissional.

Continua após a publicidade..

6. Elimine as dúvidas

A anotação das dúvidas é essencial. Revisite as obras do texto, converse com professores e busque o conhecimento na internet. Não é recomendável que o candidato vá para a prova com dúvidas, pois, em questões objetivas, ele poderá se prejudicar

7. Cuide-se

A última dica de como começar a estudar para concurso público tem a ver com o cuidado pessoal. Os estudos para o concurso público, muitas vezes, é cansativo e demanda energia física e mental. Portanto, nos últimos dias antes da prova, diminua a intensidade dos estudos e permita-se descansar.

Separe um tempo para lazer, assistir a um filme ou, até mesmo, viajar. Os dias que antecedem a prova podem ser decisivos no sucesso do candidato. Tenha em mente que todo o conhecimento que você adquiriu durante os estudos estará com você no decorrer da prova. 

Na iminência do dia da prova, evite esforços físicos demasiados, bebidas alcoólicas e comidas pesadas. Prepara-se para que esteja bem com seu corpo no dia da prova e confortável, para fazê-la da melhor forma possível.

Publicidade

Redação

A Redação do Site PEBSP.com é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que amam escrever sobre cursos, concursos e oportunidades na Educação!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo