ComunicadosSEE-SP

Comunicado 04/07/2019: AAP – 23ª Edição – 2º Bim/2019

Continua após a publicidade..

sexta-feira, 5 de julho de 2019 Diário Oficial Poder Executivo – Seção I São Paulo, 129 (126) – 31

COORDENADORIA PEDAGÓGICA

Comunicado Conjunto Coped-Citem, de 04/7/2019

Continua após a publicidade..

Avaliação da Aprendizagem em Processo – Vigésima Terceira Edição – Segundo Bimestre – Agosto de 2019.

A Coordenadoria Pedagógica – Coped – em conjunto com a Coordenadoria de Informação, Tecnologia, Evidência e Matrícula

– Citem, considerando a importância de:

– apoiar as ações de desenvolvimento das propostas pedagógicas e do currículo nas unidades escolares;

– diagnosticar, por meio de instrumento padronizado, os aspectos da aprendizagem dos alunos que necessitam de atenção imediata;

– subsidiar as atividades de planejamento e replanejamento escolar no decorrer do ano letivo;

– subsidiar as escolas e os docentes, para elaboração dos planos de ação e processos de recuperação da aprendizagem.

Comunicam que:

1 – As ações da Avaliação da Aprendizagem em Processo – AAP – ocorrerão em 2019 com a aplicação de avaliações de Língua Portuguesa e de Matemática a alunos da rede estadual regular, de todos os anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio;

REPORT THIS AD

2 – A AAP, de caráter diagnóstico, além de acompanhar o desenvolvimento do currículo, também se constitui em instrumento investigativo da aprendizagem dos alunos, em termos de suas competências e habilidades, objetivando subsidiar a progressão das aprendizagens ainda não consolidadas, por meio da elaboração e execução de planos, pelo professor, para o desenvolvimento do currículo em sala de aula;

3 – A AAP é referenciada pelos conteúdos e habilidades previstas para cada bimestre/semestre na Matriz de Avaliação Processual – MAP, elaborada pela CGEB, para todos os anos e séries, disponibilizada à rede no início de 2016 e também disponível na plataforma Foco Aprendizagem da Seduc, além de atualizações específicas orientadas pela Coped;

4 – Na presente edição, serão avaliadas habilidades e conteúdos específicos propostos para o segundo bimestre na MAP, para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática de cada um dos anos e séries dos Ensinos Fundamental e Médio, com exceção da disciplina de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais, em que a MAP está organizada semestralmente;

5 – A 23ª edição da AAP será constituída por provas de Língua Portuguesa e provas de Matemática para cada um dos anos do Ensino Fundamental e para cada uma das séries do Ensino Médio;

6 – A unidade escolar organizará a aplicação das provas pelos próprios professores. No caso dos anos finais do Ensino Fundamental e das séries do Ensino Médio, recomenda-se que a aplicação seja feita pelo docente da disciplina, preferencialmente, em aulas duplas;

7 – A aplicação deve ser programada pelas Diretorias e Escolas no período compreendido entre os dias 05 a 09/08/2019;

7.1 – Dentro do período estabelecido no caput, as Diretorias de Ensino poderão escolher dois dias, padronizando a aplicação, nas respectivas áreas de jurisdição, do modo que entenderem ser o mais adequado para as necessidades da sua região e para os objetivos da ação;

8 – O material de aplicação da AAP, mencionado no item 5 (provas dos alunos), será entregue impresso para as Diretorias de Ensino, embalado e devidamente identificado com o nome da escola, disciplina e ano/série;

9 – As provas mencionadas no item 5 do presente comunicado foram impressas a partir de quantitativo que teve como referência a data base de 15/04/2019, cuja quantidade foi ajustada a pacotes múltiplos de 25 ou 50, de forma a garantir o atendimento das respectivas demandas;

10 – Além das provas destinadas às escolas, serão entregues, nas Diretorias de Ensino, exemplares para reserva técnica de todas as provas mencionadas no item 5, dos anos/séries atendidos na respectiva jurisdição, para atendimentos específicos que se façam necessários;

11 – As provas em braile e em caracteres ampliados, impressas pelo Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – Cape, serão entregues nas Diretorias de Ensino pelo próprio Cape;

12 – A previsão de entrega das provas impressas desta edição, nas Diretorias de Ensino, está programada para o período de 10 a 26/07/2019;

12.1 – Assim que as Diretorias de Ensino receberem o material de aplicação, deverão preencher o formulário disponível no link http://bit.do/ewpzg, confirmando sua entrega;

12.2 – Na ocorrência de problemas com a entrega, a Diretoria de Ensino deverá enviar e-mail para [email protected].

13 – Para cada disciplina, ano e série, foi produzido o correspondente material pedagógico, sob o título “Avaliação da Aprendizagem em Processo – Caderno do Professor”, contendo:

a) Apresentação;
b) Quadro de habilidades utilizadas na elaboração dos itens da prova;
c) Prova do Aluno;
d) Gabarito;
e) Instruções para aplicação e orientações para correção (Anos Iniciais do EF);
f) Grade de correção e recomendações pedagógicas;
14 – Os materiais “Prova do Aluno” do 2º Bimestre e os correspondentes “AAP – Caderno do Professor”- serão publicados na intranet, espaço do servidor, na biblioteca Coped, com o título: AAP 23ª Edição, 2º bimestre de 2019, nas seguintes datas:

– 31/07/2019 – Material do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Fundamental;

– 09/08/2019 – Material dos demais anos/séries do EF e EM;

15 – Os resultados das provas deverão ser inseridos no Sara, da Secretaria Escolar Digital (SED), que estará aberto para esta finalidade no período de 05 a 16/08/2019;

15.1 – Para otimizar a inserção dos resultados, mencionados no caput, todas as provas dos alunos apresentam na capa a folha de respostas sobre a qual poderá ser utilizado o aplicativo Leitor Resposta;

16 – Após o encerramento do período programado para digitação dos resultados no Sara, estes serão incorporados na plataforma Foco Aprendizagem, permitindo uma visualização dinâmica dos mesmos, facilitando e ampliando o apoio ao trabalho pedagógico com as habilidades avaliadas, por parte dos docentes, escolas e Diretorias de Ensino;

17 – As diferentes atividades a serem desenvolvidas no contexto desta avaliação devem ser planejadas, executadas e acompanhadas pelas equipes das Diretorias de Ensino e pelas Escolas, destacando as ações dos Supervisores de Ensino, Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos, Diretores, Professores Coordenadores e Docentes das unidades escolares, de acordo com as respectivas atribuições.

Redação

A Redação do Site PEBSP.com é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que amam escrever sobre cursos, concursos e oportunidades na Educação!