CapacitaçãoCursos GratuitosEADExtensãoOportunidadeUFSCAR
News

UFSCar seleciona professores para capacitação em educação bilíngue de surdos com TEA

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu processo seletivo para o curso de capacitação Práticas em Libras na Educação de Surdos com TEA e Surdocegueira, com 300 vagas gratuitas na modalidade a distância.

UFSCar abre 300 vagas para curso gratuito de Libras voltado a surdos com TEA e surdocegueira. Inscrições até 12/07/2026, veja documentos e prazos.

Publicidade...

De acoro com o Edital, oO curso é voltado a professores e profissionais da Educação Básica das redes públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal, graduados em licenciatura. A oferta integra a Política Nacional de Formação dos profissionais do magistério e a Rede Nacional de Formação Continuada (RENAFOR), com apoio do Departamento de Psicologia da UFSCar e financiamento da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e da Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos (DIPEBS), via FNDE.

O que o curso propõe

A formação tem carga horária de 90 horas, com início previsto para 3 de agosto de 2026 e término em 30 de outubro de 2026. O conteúdo é voltado à qualificação de professores para o uso da Libras em práticas pedagógicas com estudantes surdos que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA) e surdocegueira, público reconhecido pela Educação Bilíngue de Surdos (PAEBS).

A proposta se ampara na Lei nº 14.191/2021, que instituiu a Educação Bilíngue de Surdos como modalidade de ensino própria, estruturada a partir da Libras como língua de instrução. O material pedagógico completo está disponível no site da Casa Libras.

Documentos exigidos na inscrição

Publicidade!

A seleção ocorre em etapa única, por análise documental, e prioriza os primeiros 300 candidatos que completarem a inscrição corretamente. Após preencher a ficha, é preciso anexar:

  • Diploma ou certificado de conclusão de licenciatura reconhecido pelo MEC
  • Declaração de vínculo empregatício atual, em papel timbrado, ou contracheque de 2026 com fonte pagadora e função
  • Documento de identificação (RG, CNH ou passaporte)
  • CPF, caso não conste no RG

A inscrição não anexada corretamente resulta em indeferimento, e não é possível enviar documentos após o prazo. Quem tiver a inscrição negada pode recorrer em até 2 dias corridos após a divulgação do resultado.

Acompanhe mais editais e oportunidades do PEBSP

WhatsApp
Telegram
Instagram

Cronograma completo

Publicidade!

As inscrições ocorrem até 12 de julho de 2026, pelo formulário online, sendo necessário estar logado em uma conta do Gmail para acessar o link.

Após o fim das inscrições, a UFSCar divulga a lista de deferimentos em 13 de julho de 2026. Os candidatos indeferidos têm até 16 de julho para recorrer, e a lista final, incluindo lista de espera, sai em 17 de julho. Os matriculados são divulgados em 20 de julho de 2026, e as aulas começam em agosto de 2026.

Os candidatos deferidos são matriculados automaticamente. Quem desistir precisa avisar por e-mail ([email protected]) até 17 de julho de 2026, liberando a vaga para a lista de espera.

Publicidade!

Redação

A Redação do Site PEBSP.com é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que amam escrever sobre cursos, concursos e oportunidades na Educação!

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Botão Voltar ao topo