O Instituto Federal de Brasília (IFB) acaba de lançar uma excelente oportunidade para quem busca qualificação profissional de qualidade e sem custos. Foi publicado o edital para o Processo Seletivo do Curso Técnico em Biotecnologia, ofertado na modalidade a Distância (EaD), pelo Campus Planaltina. Esta é a chance ideal para ingressar em uma das áreas que mais cresce no mercado de trabalho, com foco em ciência e inovação.
IFB abre inscrições para Curso Técnico em Biotecnologia EAD:
Ao todo, são ofertadas 40 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2026. O curso funciona na modalidade EaD, o que garante flexibilidade para os estudos. No entanto, é importante destacar que existem encontros presenciais obrigatórios. As aulas práticas ocorrerão mensalmente, em uma sexta-feira e um sábado, nas instalações do Campus Planaltina.
O Técnico em Biotecnologia prepara o estudante para executar atividades laboratoriais, controlar processos industriais, preparar meios de cultura e analisar substâncias biológicas. O profissional formado estará apto a atuar em pesquisas de melhoramento genético, controle de qualidade e inovação tecnológica.
Quem Pode se Inscrever
O processo seletivo contempla duas formas de ingresso, abrangendo diferentes perfis de estudantes:
-
Subsequente: Para candidatos que já possuem o certificado de conclusão do Ensino Médio.
-
Concomitante: Para estudantes que estão matriculados no Ensino Médio (seja na rede pública do DF/RIDE ou na rede privada).
Prazos e Como se Inscrever do Curso Técnico em Biotecnologia EAD:
As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. O período de cadastro começa às 16h do dia 06 de fevereiro de 2026 e vai até às 23h59 do dia 22 de fevereiro de 2026.
Para garantir sua participação, o candidato deve acessar o site oficial do processo seletivo, realizar o cadastro (ou login através do Gov.br) e preencher o formulário eletrônico, incluindo o questionário socioeconômico.
👉 INSCRIÇÃO NO SITE OFICIAL DO IFB
Uma das grandes vantagens deste processo seletivo é que não haverá prova. A seleção dos candidatos será realizada por meio de Sorteio Eletrônico, previsto para ocorrer no dia 02 de março de 2026. Isso democratiza o acesso, permitindo que todos os inscritos concorram em igualdade de condições, respeitando as reservas de vagas (cotas) para egressos de escolas públicas, pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Com início das aulas previsto para 09 de março de 2026, o curso Técnico em Biotecnologia do IFB representa uma porta de entrada estratégica para o mundo científico e industrial.



