2025Cursos GratuitosEspecializaçãoFundajOportunidadePós-Graduação
News

Essa Especialização Inédita de Educação, Saúde e Antropologia da FUNDAJ – MEC está fazendo sucesso!

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em uma iniciativa da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), está com inscrições abertas para o curso de Especialização em Educação Intercultural em Saúde e Antropologia. Esta é uma oportunidade para profissionais que buscam aprimorar seus conhecimentos e práticas no atendimento a diversos grupos populacionais no Brasil. O curso é totalmente gratuito e oferecido na modalidade a distância, facilitando o acesso de interessados de todo o país.

FUNDAJ-MEC abre inscrições para uma especialização inédita em Educação, Saúde e Antropologia que está fazendo sucesso em todo o país

Publicidade...

O curso tem como principal objetivo aprofundar e atualizar o conhecimento na temática da interculturalidade na saúde. A proposta é alinhar e aprimorar as práticas de saúde, considerando as especificidades de povos indígenas, comunidades de matriz africana e quilombolas, migrantes, refugiados, comunidade LGBTQIA+, entre outros.

Com carga horária total de 360 horas, a especialização será dividida em três módulos de 120 horas cada. A formação terá a duração de 18 meses, sendo 12 meses dedicados às aulas e seis meses para a elaboração e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). As aulas serão síncronas, de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 21h30, através do Google Sala de Aula.

Vagas Disponíveis

Serão ofertadas 50 vagas no total. Para garantir a diversidade e a representatividade regional e social, as vagas são distribuídas da seguinte forma:

  • 50% (25 vagas) para residentes em Pernambuco.
  • 25% (12 a 13 vagas) para pessoas que se autodeclarem negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans ou com deficiência.
  • 20% (10 vagas) para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda.
  • 5% (2 a 3 vagas) para ampla concorrência.

Quem pode se inscrever?

Publicidade!

O curso é voltado para agentes públicos da saúde que atuam no atendimento primário, representantes de pessoas jurídicas do setor de saúde, tanto da administração direta quanto indireta, e pesquisadores graduados com interesse em estudos sobre educação intercultural em saúde. É indispensável que todos os candidatos possuam diploma de graduação completa.

Prazo de Inscrição e Seleção:

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Os interessados têm do dia 14 de julho a 14 de agosto de 2025 para preencher o formulário eletrônico e anexar toda a documentação solicitada no edital.

Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram

O processo seletivo consistirá em uma única etapa: análise curricular com base nas comprovações enviadas. A avaliação levará em conta a experiência profissional, a formação acadêmica e a produção intelectual do candidato. Serão eliminados os candidatos que obtiverem nota inferior a 70 pontos. A lista final dos selecionados está prevista para ser divulgada no dia 19 de agosto de 2025.

Publicidade!

Esta é uma excelente oportunidade para profissionais da saúde e pesquisadores que desejam se aprofundar em uma área de extrema relevância social e acadêmica. A Especialização em Educação Intercultural em Saúde e Antropologia da Fundaj visa não apenas a qualificação profissional, mas também a promoção de um sistema de saúde mais justo, equitativo e culturalmente sensível. Não perca a chance de fazer parte desta transformação.

Publicidade!

Daniel Silva

Daniel Silva é Editor do PEBSP.com. Formado em Pedagogia e Mestre em Educação, gosta de escrever sobre notícias de cursos, concursos e processos seletivos.

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo