Para os apaixonados pela riqueza da literatura brasileira, a Universidade de São Paulo (USP), por meio de sua Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, está com inscrições abertas para dois cursos de extensão gratuitos. As iniciativas visam aprofundar o conhecimento do público sobre temas relevantes da cultura e da formação social do país, por meio da análise de obras e autores consagrados.
Esses 2 Cursos da USP contam com 300 vagas oferecidas e abordam a Literatura Brasileira
Ambos os cursos terão suas atividades realizadas no prestigioso Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo, e as inscrições para ambos se encerram no dia 31 de julho de 2025, devendo ser realizadas exclusivamente pela Plataforma APOLO da USP.
1. Machado de Assis e a Música no Brasil
Com a oferta de 150 vagas, este curso tem como objetivo principal apresentar e analisar a marcante presença da música na vida e na obra de Machado de Assis. Os participantes serão convidados a uma imersão em cinco contos musicais do autor, desvendando os sentidos e as tensões sociais e estéticas que a música revela em sua prosa.
O curso está estruturado em quatro aulas, que explorarão desde o gosto pessoal de Machado pela ópera até as complexas relações entre o erudito e o popular em seus escritos:
- Aula 1: Machado de Assis, apreciador da música: o interesse pela ópera e o Club Beethoven.
- Aula 2: Música erudita versus música popular: uma análise dos contos “O machete” (1878) e “Um homem célebre” (1888).
- Aula 3: Compositores insatisfeitos: um estudo sobre os personagens e suas angústias em “Um homem célebre” (1888) e “Cantiga de esponsais” (1883).
- Aula 4: Música absoluta, dos pobres e dos ricos: explorando as nuances em “Terpsícore” (1886) e “Trio em lá menor” (1886).
As inscrições ocorrem na Plataforma APOLO, até 31 de julho de 2025. A seleção dos 150 estudantes será por meio de Sorteio Eletrônico.
2. Serão, Sertões: Figurações e Sentidos no Brasil e seus Sujeitos
Este curso propõe uma reflexão aprofundada sobre a formação social e política brasileira a partir da análise de textos literários e de sua fortuna crítica. Com um total de dezoito horas de duração, a formação busca debater as representações dos sujeitos políticos no Brasil, com foco nas polaridades entre sertão e cidade, atraso e modernidade, especialmente no período republicano. O objetivo é discutir as conexões entre arte, território, regionalidade e identidade nacional.
Com 150 vagas disponíveis, o curso será dividido em seis encontros, abordando desde a contextualização histórica até a construção de narrativas:
- Aula 1: Um pouco de história e a importância da pesquisa.
- Aula 2: Perfil do personagem.
- Aula 3: A referência, fonte de inspiração.
- Aula 4: A entrevista, a personagem.
- Aula 5: Introdução à estrutura.
- Aula 6: Consolidando a ideia.
Não perca esta oportunidade única de aprofundar seus conhecimentos em literatura brasileira com a qualidade e a chancela da Universidade de São Paulo. Garanta já a sua inscrição e enriqueça sua formação cultural.
As inscrições ocorrem na Plataforma APOLO, até 31 de julho de 2025. A seleção dos 150 estudantes será por meio de Sorteio Eletrônico.



