2023CursosDoutoradoExtensãoMestradoOportunidadePós-GraduaçãoUSP
News

USP: Confira 5 Editais na área da Educação com inscrições abertas ou em breve

São oferecidas mais de 380 vagas em cursos de Mestrado, Doutorado, Aluno Especial e Cursos de Extensão.

A Universidade de São Paulo – USP tem grande relevância na formação de professores e de profissionais da Educação em nível do Estado de São Paulo e do Brasil. A instituição conta com oferta de inúmeros cursos de formação em nível de especialização, mestrado, doutorado e atividades de extensão gratuitos e aberto para a comunidade.

Confira oportunidades em aberto para Cursos na Educação da USP:

Educação - USP
USP está com 5 Editais abertos para cursos na área da Educação. Confira detalhes.

Nesse sentido, separamos algumas oportunidades em aberto ou que estão com inscrições para os próximos dias destinados aos profissionais da Educação. Os cursos aqui postados são gratuitos e contam com Editais de seleção específicos, sendo necessário que o candidato se interesse das suas particularidades.

1. Aluno Especial – Pós-Graduação em Educação – FEUSP

A Faculdade de Educação do Campus Universitário, localizado na cidade de São Paulo, abriu inscrições para 120 vagas em disciplinas do curso de Pós-Graduação em Educação, na modalidade Aluno Especial.

As vagas se distribuem em 15 disciplinas que contam com até 20 vagas cada para ingresso de alunos de outros programas de pós-graduação e profissionais da educação básica em exercício na rede pública.

As inscrições ocorrem no site da instituição entre 23 e 26 de janeiro de 2023, sendo o processo de seleção dos aprovados à critério do professor da disciplina.

No primeiro semestre de 2023 são oferecidas 21 disciplinas distribuídas ao longo da semana. 15 delas contam com vagas para alunos especiais que totalizam 120 vagas. Confira os detalhes:

Prazos de inscrições para Aluno Especial da USP:

As inscrições ocorrem remotamente pelo site da instituição entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2023. Não haverá cobrança de taxa de inscrição. Os candidatos poderão se inscrever em até duas disciplinas.

A avaliação das inscrições será feita pelo professor responsável, conforme critérios que julgar pertinentes, conforme ITEM 5 do Edital.

Os candidatos aprovados para a realização das matrícula deverão fazê-la conforme o calendário da instituição e com as informações constantes no Edital.


2. Mestrado e Doutorado em Educação – FFCLRP / USP

O Programa de Pós-Graduação em Educação vinculado ao Campus de Ribeirão Preto da USP está com inscrições abertas para 31 vagas nos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação com ingresso no ano de 2023.

São duas linhas de pesquisa: I – Fundamentos Filosóficos, Científicos e Culturais da Educação e II – Políticas Públicas e Organização do Trabalho Educacional.

São 17 vagas para o Mestrado e 31 Vagas para o Doutorado que estarão com inscrições abertas até o dia 24 de março de 2023, por e-mail

Os candidatos serão selecionados por meio de Prova, Análise de Projeto, Análise Curricular e Exposição do Projeto.


3. Projeto de Extensão para Professores da Rede Pública de São Paulo – FEUSP

O Projeto de Extensão para Professores da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo visa aperfeiçoar e renovar os conhecimentos acadêmicos de professores, por meio da oferta de vagas em disciplinas dos cursos de Graduação em Pedagogia e demais licenciaturas em diversas áreas que são oferecidos na Faculdade de Educação.

As inscrições para o projeto ocorrem de 01 a 12 de fevereiro de 2023, bem como a divulgação das disciplinas com vagas para preenchimento.

Os candidatos serão selecionados por meio de sorteio, classificando-os de acordo com a ordem sorteada.


inscreva-se pebsp 2022

Acesse os Formulários de INSCRIÇÃO  para os cursos.

Edital/2023


4. Pós-Graduação em Ensino de Ciências – IFUSP

O Instituto Federal de Física por meio do Programa de Pós-Graduação Interunidades anunciou a abertura de inscrições a partir de 1 de fevereiro para os cursos de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências.

Com cinco linhas de pesquisa, o programa promove a formação qualificada de profissionais para o desenvolvimento de pesquisa que abordem aspectos do Ensino de Ciências em sua múltiplas facetas e fenômenos. Confira as linhas:

Os cursos se dividem em três grandes áreas. São oferecidas 45 vagas para o Mestrado e 30 para o doutorado, distribuídos da seguinte forma:

As inscrições estarão abertas durante todo o mês de fevereiro de 2023 e se encerram no dia 28/02.

As seleções poderão conter uma ou mais etapas, sendo: Prova de Proficiência, Análise Curricular, Prova escrita e Arguição.


5. Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da FEUSP:

O Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP que oferta mestrado e doutorado em Educação também publicou Edital para seleção que abrirá em breve.

O programa visa formar pesquisadores mestres e doutores capazes de atuar e desenvolver pesquisas no âmbito de uma das áreas do curso:

Para 2023, são oferecidas 154 vagas sendo 71 vagas para o Doutorado em Educação e 83 para o Mestrado em Educação.

As inscrições estarão abertas de 13 a 17 de março de 2023. A seleção se dará de acordo com o nível pleiteado pelo candidato.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo