2022CursosDoutoradoMestradoOportunidadePós-GraduaçãoUNESP

UNESP abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais

São oferecidas 30 vagas para Mestrado e Doutorado em 2022

O Campus de Marília mantém a Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP – Universidade Estadual Paulista. A unidade se situa na Rua Hygino Filho – Mirante e oferece cursos de graduação na área de Ciências Humanas como Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Filosofia, Pedagogia, Relações Internacionais e na área das Ciências Biológicas e da Saúde: Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional.

Na área de ciências sociais, a instituição oferta o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais em nível de Mestrado e Doutorado, com oferta anual de ingresso de novos alunos.

Confira o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP:

ciências sociais UNESPO Programa tem como objetivo o desenvolvimento de referenciais teórico-metodológicos de caráter interdisciplinar que investiguem temas da área na contemporaneidade focando as transformações da sociedade global e de seus múltiplos impactos na vida social, política e cultural no Brasil e mundo.

Desse modo, entre os objetivos específicos do curso, destacam-se:

    • contribuir para a construção de conhecimento teórico e aplicado na área de Ciências Sociais, no Brasil, notadamente no que tange à questão das políticas públicas, pensamento social, relações internacionais, memória, identidade, cultura e política e sociabilidade do mundo do trabalho.
    • contribuir para a capacitação docente na área de Ciências Sociais no Brasil e no Mercosul, salientando, nesta formação, referenciais teórico-metodológicos de caráter interdisciplinar.
    • analisar criticamente os referenciais teórico-metodológicos nacionais e internacionais inerentes à área de Ciências Sociais, buscando seus pontos de interdisciplinaridade, contribuindo para a construção epistemológica da área, notadamente nos eixos temáticos destacados nas suas linhas de pesquisa.

Linhas de pesquisa do programa:

O programa se desenvolve em 4 linhas de pesquisa;

  1. Pensamento Social, Educação e Políticas Públicas
  2. Cultura, Identidade e Memória
  3. Determinações do mundo do Trabalho
  4. Relações Internacionais e Desenvolvimento

Seleção para novos alunos no Programa de Ciências Sociais da UNESP:

O programa publicou o Edital de Abertura de Inscrições para o Processo de Seleção dos Candidatos ao Mestrado e Doutorado com ingresso no ano de 2022.

Vagas e ofertas:

Para a oferta, são disponibilizadas 15 vagas para Mestrado Acadêmico e 15 para Doutorado, distribuídas nas quatro linhas de pesquisa.

Requisitos para admissão no programa:

Para os candidatos ao Mestrado, o requisito é possuir diploma de graduação ou certificado de conclusão em curso superior devidamente reconhecido pelo MEC.
Para os candidatos ao Doutorado, o requisito é possuir diploma de graduação e diploma ou ata de defesa de Mestrado.

Inscrições e taxas para alunos da UNESP:

As inscrições ocorrem pelo sistema de inscrições UNESP entre os dias 20 de setembro e 04 de outubro de 2021. A taxa de inscrição é de R$ 76,00.

Etapas da Seleção para Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais da UNESP:

O processo de seleção dos candidatos se dará nas seguintes etapas:

Mestrado: Análise do Projeto de Pesquisa; Arguição do Projeto; Análise Curricular e Apresentação da Carta de intenções
Doutorado: Análise do Projeto de Pesquisa; Arguição do Projeto; Análise Curricular e Apresentação de Artigo de 12 a 15 páginas

O resultado final será divulgado no Site do Programa no dia 15 de dezembro de 2021. As demais informações devem ser verificas no site do programa ou em contato com a coordenação do curso.


Acesse o Formulário de INSCRIÇÃO  para o curso.

Edital de Seleção 2022


Resumo do Curso oferecido:

Curso: Ciências Sociais
Instituição: UNESP - Universidade Estadual Paulista
Tipo: Pós-Graduação / Mestrado / Doutorado
Modalidade: Presencial
Carga Horária: Até 3 anos
Vagas: 30 Vagas
Inscrições: Até

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo