Oportunidade única para profissionais da educação em Sergipe que buscam aprimorar suas práticas em acessibilidade e inclusão. Inscrições abertas até 10 de agosto.
A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD) e do Departamento de Teatro (DTE), em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação, lançou um edital para o curso de formação continuada “Gestão Escolar e Educação Inclusiva na Educação Básica: práticas de Acessibilidade nos Contextos Educacionais”. Esta é uma chance imperdível para gestores e educadores que desejam aprofundar seus conhecimentos e transformar o ambiente educacional em um espaço mais inclusivo e acessível para todos.
UFS acaba de anunciar inscrições para Aperfeiçoamento em Gestão Escolar e Educação Inclusiva EAD:
Totalmente gratuito e com carga horária de 180 horas , o curso será oferecido na modalidade semipresencial, combinando atividades a distância com encontros presenciais. O objetivo é capacitar gestores educacionais, educadores e outros profissionais da rede pública e privada para uma gestão educacional na perspectiva inclusiva, com foco nas necessidades específicas dos estudantes.
A formação está estruturada em seis módulos online, que abordarão temas como marcos legais, gestão inclusiva, acessibilidade e o uso de tecnologias assistivas. Além das aulas online, que acontecerão em plataformas como Moodle e Google Meet , o curso promoverá uma Aula Inaugural, Aulas de Encerramento de Módulos e o I Simpósio Gestão Escolar e Educação Inclusiva na Educação Básica, todos presenciais. As atividades presenciais ocorrerão no campus de São Cristóvão da UFS ou em locais apropriados em Aracaju-SE. O curso terá início em 29 de agosto de 2025 e término previsto para dezembro de 2025.
Vagas e Público-Alvo para Curso de Aperfeiçoamento EAD:
Serão disponibilizadas 660 vagas para profissionais da Educação Básica das redes pública e privada de ensino do estado de Sergipe e região. Podem se inscrever gestores (diretores, vice-diretores, secretários), coordenadores pedagógicos, supervisores escolares, orientadores educacionais e outros profissionais ligados à Educação Inclusiva. O edital também prevê a reserva de vagas para candidatos negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas transgênero e travestis.
Prazo de Inscrição e Processo Seletivo
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através de formulário eletrônico, no período de 10 de julho de 2025 a 10 de agosto de 2025. Os candidatos deverão informar um e-mail válido, CPF e comprovar a escolaridade mínima em nível de graduação e atuação em atividade de gestão educacional. Profissionais que atuam na gestão sem nível superior poderão se inscrever, desde que apresentem uma declaração da direção da escola.
A seleção dos cursistas será feita com base nas informações prestadas no ato da inscrição. A divulgação da lista de inscritos ocorrerá em 12 de agosto de 2025, com o resultado final previsto para 15 de agosto de 2025. Os candidatos selecionados receberão por e-mail o link de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/Moodle) e deverão confirmar a inscrição acessando a plataforma.
Esta é uma excelente oportunidade para os profissionais da educação de Sergipe se qualificarem em um tema de extrema relevância social e pedagógica. O curso oferecido pela UFS visa não apenas aprimorar currículos, mas principalmente fomentar práticas que garantam uma educação verdadeiramente inclusiva e de qualidade para todos os estudantes. Não perca a chance de fazer parte dessa transformação.



