O Edital 007/2025 publicado pela UFRN oferece 29 vagas para profissionais da Saúde e áreas correlatas com foco em pesquisa e inovação na área da Nutrição; inscrições abertas até o dia 19 de Janeiro.
UFRN Abre Inscrições para Mestrado em Nutrição 2026.1: Uma Oportunidade de Transformar a Ciência da Saúde
A busca por excelência acadêmica e a formação de recursos humanos altamente qualificados na área de Nutrição ganham um novo capítulo. A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Nutrição (PPgNut) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) acaba de lançar o EDITAL 007/2025, abrindo o processo seletivo para o Mestrado Acadêmico em Nutrição, com ingresso previsto para o período letivo 2026.1. Esta é uma chance imperdível para quem deseja aprofundar sua pesquisa e contribuir significativamente para as políticas de alimentação e saúde no país.
O curso de Mestrado Acadêmico em Nutrição tem a missão de fortalecer as políticas de ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação. O programa busca a excelência acadêmica visando o desenvolvimento social e econômico, com ênfase na produção científica de impacto.
O Edital 007/2025 oferta um total de 29 (vinte e nove) vagas, distribuídas da seguinte forma:
-
22 vagas para demanda aberta de ampla concorrência.
-
3 vagas para pessoas pretas, pardas, indígenas ou quilombolas (PPIQ).
-
3 vagas para pessoas com deficiência nos termos da lei (PcD).
-
1 vaga complementar para capacitação interna de servidores efetivos ativos da UFRN (PQI).
Linhas de Pesquisa
O programa do PPgNut/UFRN estrutura-se em linhas de pesquisa que visam a produção de conhecimento relevante e o aprofundamento teórico com foco em:
- Qualidade de Alimentos e Sistemas Alimentares
- Diagnóstico e Instervenção Alimentar e Nutricional
Quem Pode se Inscrever:
Podem solicitar inscrição e se candidatar às vagas todos(as) os(as) portadores de diploma de graduação em curso superior da área da saúde ou correlatas, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).
Candidatos(as) concluintes que ainda não possuem o diploma podem se inscrever, desde que atendam às especificações do edital, como apresentar uma declaração da instituição de origem atestando que obterão o grau exigido até a data de matrícula no PPgNut. Estrangeiros também são bem-vindos, sendo de sua responsabilidade as providências consulares para permanência no país.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.
Inscrição e Etapas do Processo Seletivo:
O período para solicitar a inscrição no Mestrado em Nutrição UFRN vai de 09 de dezembro de 2025 a 19 de janeiro de 2026.
As inscrições devem ser realizadas de forma exclusiva pela internet, via sistema eletrônico de processos seletivos da UFRN, o SIGAA. Os interessados devem acessar o sistema, preferencialmente, utilizando o login do gov.br para serem direcionados ao ambiente de inscrição.
O processo seletivo é rigoroso e composto por etapas eliminatórias e classificatórias:
-
Homologação das Solicitações de Inscrição: Verificação inicial da documentação.
-
Avaliação Escrita (Eliminatória e Classificatória): Prevista para 06 de fevereiro de 2026, a prova é baseada em um artigo científico na língua inglesa e avalia a capacidade de interpretação, a estruturação de texto científico e a habilidade de propor um novo tema de pesquisa.
-
Análise Curricular: Classificatória, com foco na avaliação das informações registradas na Plataforma Lattes. O resultado desta etapa será divulgado em 04 de março de 2026.
-
Resultado Final: Classificação final dos candidatos. Em caso de empate, a preferência será dada ao candidato com maior nota na Análise Curricular, seguida pela Avaliação Escrita e, por fim, pela idade mais elevada.
O Mestrado Acadêmico em Nutrição da UFRN representa um passo fundamental para profissionais que visam o avanço científico e a transformação na área da saúde. Com o prazo final de 19 de janeiro de 2026 se aproximando, é essencial que os interessados preparem sua documentação, incluindo o currículo Lattes e a Ficha de Avaliação, e garantam a inscrição através do SIGAA para concorrer a uma das 29 vagas. Não perca essa chance de investir em sua carreira e se tornar um pesquisador de destaque.



