20212022CursosDoutoradoMestradoOportunidadeUFPR
News

UFPR abre processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Educação para 2022

São oferecidas 191 vagas para Mestrado e Doutorado em Programa de Pós-Graduação Educação com ingresso em 2022.

educação UFPRA UFPRUniversidade Federal do Paraná é uma instituição pioneira no ensino superior brasileiro. Fundada em 1912 e vinculada ao Governo Federal, tem como proposta ser uma universidade de expressão internacional em Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão.

A instituição possui 91 cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em diversas áreas, com ingresso periódico no decorrer do ano e à critério da coordenação. Para o ingresso no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), a Universidade anunciou dois editais para seleção de alunos regulares para o ano de 2022.

Conheça o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR:

O PPGE da UFPR é um programa stricto sensu de mestrado e doutorado que é pioneiro no Estado do Paraná. Criado em 1974, tem conceito capes 6 nos dois níveis, sendo considerado um programa de excelência.

Tem como objetivo principal a qualificação de profissionais para a educação no âmbito da pesquisa e a docência em sistemas educacionais públicos e privados. Desse modo, o egresso do curso tem condições de atuar na educação básica e superior, contribuindo com a formação de novos pesquisadores.

Proposta curricular do Mestrado e Doutorado:

A proposta curricular do programa de Educação da UFPR é presencial com duração de até 30 meses para Mestrado e 48 meses para Doutorado.

Para o Mestrado, o aluno deve cumprir 18 créditos, sendo 9 para disciplinas obrigatórias e demais créditos em disciplinas eletivas, além dos 6 créditos da defesa.

Para o Doutorado, o aluno deve cumprir 36 créditos, sendo 9 para disciplinas obrigatórias, 18 créditos para conclusão do curso e 12 para defesa da tese.

Linhas de pesquisa e estrutura curricular do Programa de Educação UFPR:

Durante o curso, os alunos de mestrado e doutorado devem desenvolver uma pesquisa de acordo com a área de concentração e as linhas de pesquisa que são disponibilizadas pelo programa. Por isso, é importante que no processo seletivo e na elaboração do projeto de pesquisa, o candidato escolha a linha de pesquisa correta para o desenvolvimento de suas atividades.

Confira as linhas de pesquisa, os objetivos gerais e exemplos de temas:

O PPGE tem 7 linhas de pesquisa que abarcam diversos temas relacionados com a educação. Fizemos uma breve descrição de cada uma e alguns exemplos de temáticas que podem ser desenvolvidas pelos pesquisadores.

1. Cognição, aprendizagem e desenvolvimento humano

Contribui para a investigação de teorias relacionadas à cognição, aprendizagem e o desenvolvimento humano.

Exemplos de temas: Cognição aprendizagem e desenvolvimento humano, Envelhecimento humano em diferentes contextos educacionais, Práticas corporais e aspectos educacionais, Criatividade, autoconhecimento e formação de professores, etc.

2. Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação

Agrupa pesquisas que tenham como objetos de estudo a cultura, as práticas e processos formativos que ocorrem no cotidiano escolar.

Exemplos de temas: Religião, Gênero e Docência; Culturas estudantis e culturas escolares; Ensino de Física; Tecnologias na Educação presencial e a distância; Currículo e cultura digital; Formação de professores e gestores para o uso de tecnologias,; Educação Ambiental, entre outros.

3. Diversidade, diferença e desigualdade social em educação

A linha de pesquisa tem como objetos de estudos os processos educacionais relacionados com os campos de interrogação da diferença, diversidade e desigualdade social.

Temas abordados: Educação em Creche; Educação Infantil, Infâncias e Desigualdades Sociais; Políticas Públicas para a Infância e Educação Infantil; Estudos Sociais da Infância; Educação em creche e pré-escola; Educação Infantil e Desigualdades Sociais; Judicialização da Educação; Educação Infantil e Desigualdades Sociais, entre outros

4. História e historiografia da educação

A linha abrange investigações históricas sobre os fenômenos educativos escolares e não escolares.

Exemplos de temas: História da Infância; História da Educação Feminina; Artes Manuais e História da Educação; História da Cultura Material Escolar; História Intelectual e Educação: discursos e linguagens; História dos Intelectuais: trajetórias e ideias educativas; História da Educação e Imprensa; História, Educação e Arte, entre outros.

5. Linguagem, Corpo e Estética na Educação

Essa linha abrange pesquisas que investigam o processo pedagógico em uma perspectiva de análise dos significados no âmbito sociocultural, agrupando pesquisas que pesquisem o sujeito, suas subjetividades, trajetórias, entre outros fatores.

Exemplo de Temas: Filosofia da diferença em educação, corpo e estética; Corpo, linguagem, dança e educação: processos de criação, ensino e aprendizagem vinculados à dança e à pedagogia da ubiquidade; Práticas discursivas e formação subjetiva, materiais didáticos, ensino de línguas e seus objetos linguísticos (manuais, gramáticas, compêndios, etc), entre outros.

6. Políticas Educacionais

Tem como proposta pesquisar as políticas públicas educacionais e sua efetividade.

Ideias de temas: Avaliação de políticas educacionais: formulação, implementação, resultados; Políticas Educacionais, pobreza e desigualdades; Financiamento da Educação; Planejamento e Gestão da Educação e da Escola; Política pública para efetivação e exigibilidade do direito à Educação; Políticas de Valorização do Trabalho Docente, entre outros.

7. Processos Psicológicos em Contextos Educacionais

Abrange pesquisas que tenham como objeto de estudo os processos psicológicos e psicossociais que perpassam o comportamento, linguagem, atitude e iterações sociais presentes nas interações sociais.

Exemplos de Temas: Formação de docentes para o enfrentamento do bullying; Formação docente para a prevenção de maus tratos infantis no ambiente escolar; Ambiente sociomoral nas escolas cívico-militares; Relações interpessoais positivas na família e na escola; Estilos e Práticas educativas parentais; Processos de conscientização e participação educativo-comunitária, entre outros.

Confira os Editais de seleção para Educação da UFPR:

O Programa publicou dois editais de seleção que totalizam 191 vagas para ingresso em mestrado e doutorado no primeiro semestre do ano de 2022.

O Edital 040/2021 define o processo seletivo para o Mestrado em Educação, ofertando 109 vagas para esse nível.

O Edital 041/2021 define o processo seletivo para o Doutorado em Educação, ofertando 82 vagas para 2022.

Inscrições e prazos para mestrado e doutorado em Educação:

As inscrições para ambos os editais ocorrem de 27 de julho a 23 de agosto de 2021.

Diante da pandemia de COVID-19, os processos seletivos serão realizados em duas etapas:

  • Análise do Projeto de Pesquisa (em substituição à Prova Escrita)
  • Entrevista e análise do Memorial, para os candidatos aprovados na fase anterior.

O ANEXO I dos respectivos editais dispõem das linhas de pesquisas e suas respectivas temáticas de pesquisa, para ajudar o candidato na elaboração do projeto de pesquisa.

As informações e dúvidas devem ser sanadas na instituição de ensino e nos respectivos editais de seleção.


inscrição mestrado e doutorado em educação UFPR

Acesse o Formulário de Inscrição para o Mestrado em Educação.

Acesse o Formulário de Inscrição para o Doutorado em Educação.

 


Resumo do processo seletivo para Mestrado e Doutorado em Educação:

Curso: Educação
Programa: Pós-Graduação em Educação - PPGE
Instituição: UFPR - Universidade Federal do Paraná
Tipo: Mestrado / Doutorado
Modalidade: Presencial
Vagas: 191 Vagas
Inscrições: de 27/07/2021 a 23/08/2021

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo