
Professores da rede pública de todo o Brasil têm uma oportunidade imperdível para aprimorar suas práticas pedagógicas. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está com inscrições abertas para o Curso de Aperfeiçoamento na Produção de Materiais Pedagógicos na Educação Inclusiva. Esta é a sua chance de se destacar, adquirir novas competências e transformar a realidade de alunos da educação especial, tudo isso com a flexibilidade do ensino a distância e certificação de uma das maiores universidades do país.
A Oportunidade: Curso de Aperfeiçoamento da UFMS de Produção de Materiais Pedagógicos EAD
A iniciativa, promovida pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e pelo Campus de Três Lagoas (CPTL), visa oferecer formação continuada a professores das redes públicas da Educação Básica que atuam no atendimento educacional especializado. O objetivo é capacitar os educadores no trabalho pedagógico com crianças e adolescentes, público-alvo da Educação Especial, que estão matriculados no ensino comum.
De acordo com o Edital, o curso será realizado totalmente a distância (EAD), através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da UFMS na plataforma Moodle, entre junho e dezembro de 2025.
Com carga horária total de 180 horas, o curso está estruturado em cinco módulos temáticos de 36 horas cada:
- Módulo 1: Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva.
- Módulo 2: O Papel do Educador na Educação Inclusiva.
- Módulo 3: Estratégias Pedagógicas para Educação Inclusiva.
- Módulo 4: Tecnologias Assistivas na Educação Inclusiva.
- Módulo 5: Materiais Didáticos Acessíveis e Recursos Pedagógicos.
Serão oferecidas 500 vagas para professores de todo o Brasil. Como forma de valorizar os profissionais locais, 20% das vagas (100 vagas) serão reservadas para professores que atuam na rede de ensino do estado de Mato Grosso do Sul.
Quem pode se inscrever?
O curso é destinado obrigatoriamente para professores das redes públicas de ensino. Para se inscrever, o candidato deve comprovar o vínculo como professor da educação básica na rede pública no ano de 2025. A comprovação pode ser feita por meio de um dos seguintes documentos digitalizados:
- Contracheque recente.
- Portaria de nomeação e exercício no cargo em 2025.
- Carteira de trabalho com o contrato vigente.
É necessário que o candidato tenha acesso a um computador ou dispositivo similar e conexão com a internet para acompanhar as aulas.
Prazo e como se inscrever no Curso de Produção de Materiais Pedagógicos EAD da UFMS:
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet.
- Período de Inscrição: das 00h do dia 29 de maio de 2025 até as 23h59 do dia 22 de junho de 2025 (horário oficial de Mato Grosso do Sul).
- Onde: No link oficial da Proece/UFMS
A seleção dos candidatos será realizada pela ordem crescente de inscrição, ou seja, os primeiros a se inscreverem corretamente, preenchendo todos os requisitos, garantirão as vagas até o limite ofertado. O resultado final será divulgado no dia 30 de junho de 2025.
Esta é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento profissional e para a promoção de um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo. Ao participar, os professores não apenas enriquecem seu currículo com uma certificação de 180 horas, mas também se tornam agentes de mudança, mais preparados para utilizar estratégias e tecnologias que garantam o aprendizado e a participação de todos os alunos. Não perca tempo, as vagas são limitadas e a seleção é por ordem de chegada.