Programa de Pós-Graduação da UFMA abre vagas para o Mestrado gratuito em Biodiversidade e Conservação; inscrições continuam abertas até o dia 25 de fevereiro.
Programa de Biodiversidade da UFMA Inicia Seleção Para Nova Turma de Mestrado
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acaba de lançar o Edital nº 01/2026 para o curso de mestrado acadêmico, oferecendo oportunidades para quem deseja se especializar na preservação ambiental.
O Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC), recomendado pela CAPES com conceito 4, anunciou a abertura de vagas para a turma de 2026. Localizado em São Luís, o curso de natureza acadêmica busca formar pesquisadores capacitados para a produção de conhecimento científico e socialização de práticas voltadas ao meio ambiente. A formação tem duração de 24 meses, exigindo disponibilidade integral dos alunos para as atividades que ocorrem em turnos diurnos.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.
Linhas de Pesquisa do Programa:
Os candidatos devem alinhar seus planos de pesquisa a uma das três frentes de investigação do programa:
-
Biologia de Populações e Comunidades de Áreas de Transição
-
Diversidade Animal e Vegetal de Áreas de Transição
-
Ecotoxicologia e Bioprospecção
Vagas Oferecidas:
O edital disponibiliza um total de 24 vagas para o curso de mestrado, distribuídas da seguinte forma:
-
20 vagas regulares, destinadas ao público em geral e a ações afirmativas.
-
4 vagas suplementares, reservadas exclusivamente para servidores técnicos-administrativos (TAEs) efetivos e ativos da UFMA.
Dentro das 20 vagas regulares, a divisão detalhada é:
-
14 vagas para Ampla Concorrência.
-
6 vagas para a Política de Ações Afirmativas, distribuídas em 1 vaga para cada um dos seguintes grupos: pessoas com deficiência (PcD), negros (pretas e pardas), quilombolas, indígenas, pessoas em situação de baixa renda e pessoas trans
Quem Pode se Inscrever?
O processo seletivo é voltado para portadores de títulos de nível superior em áreas como Ciências Biológicas, Oceanografia, Geociências, Química e Ciências Agrárias. Também podem participar graduados de outras áreas que comprovem atuação profissional ou acadêmica em Biodiversidade e Conservação. Estão sendo ofertadas 20 vagas regulares, com reserva para ações afirmativas (negros, indígenas, quilombolas, PcD, baixa renda e pessoas trans), além de 4 vagas suplementares para servidores da UFMA.
Inscrições, Classificação e Seleção:
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente de forma online no Portal SIGAA da UFMA até o dia 25 de fevereiro de 2026. com o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00.
A seleção dos novos mestrandos será composta pelas seguintes etapas:
1. Homologação das Inscrições
A primeira fase consiste na análise da documentação enviada no ato da inscrição via SIGAA. A Comissão de Seleção verifica se o candidato cumpre os requisitos do público-alvo e se anexou todos os arquivos obrigatórios, como diploma, histórico escolar, Currículo Lattes e o Plano de Pesquisa. A lista de inscrições homologadas será divulgada em 26 de fevereiro de 2026.
2. Prova Escrita de Conhecimentos Gerais
Esta é a etapa central do processo, de caráter eliminatório e classificatório.
-
Data e Local: Será realizada de forma presencial no dia 10 de março de 2026, das 09h às 12h.
-
Formato: O candidato receberá um texto científico da área de Biodiversidade e Conservação e deverá responder a 10 questões dissertativas baseadas na interpretação desse texto e em conceitos básicos do tema.
-
Critério de Aprovação: Para ser classificado, o candidato deve obter uma nota mínima (a ser definida pela comissão, conforme o regimento).
3. Exame de Suficiência em Língua Inglesa
Embora não faça parte da pontuação da prova escrita, a proficiência em inglês é obrigatória.
-
O candidato que não apresentar um certificado aceito (como TOEFL, IELTS ou exames de universidades federais) no ato da inscrição deverá realizar uma Prova de Suficiência elaborada pelo programa.
-
A prova consiste na leitura e interpretação de textos técnicos em inglês.
-
Caso o aluno seja reprovado nesta prova, ele ainda poderá ingressar no curso, mas terá o prazo de 6 meses para apresentar um certificado ou realizar novo exame, sob pena de desligamento.
4. Procedimentos de Heteroidentificação e Aferição (Ações Afirmativas)
Após a divulgação da classificação geral em 25 de março de 2026, os candidatos aprovados nas vagas reservadas passarão por etapas específicas:
-
Pessoas Negras: Devem enviar um vídeo para a banca e passar pelo procedimento de heteroidentificação presencial/online entre 30 de março e 01 de abril de 2026.
-
Indígenas e Quilombolas: Análise documental das declarações de lideranças comunitárias.
-
PcD: Avaliação médica documental pela junta da UFMA.
O resultado definitivo de todo o processo seletivo está previsto para ser publicado no dia 11 de abril de 2026.
Este edital representa um passo importante para o fortalecimento da pesquisa científica no Maranhão, proporcionando recursos e infraestrutura para que novos especialistas contribuam com a proteção dos biomas brasileiros. Com um corpo docente qualificado e linhas de pesquisa abrangentes, a UFMA reafirma seu compromisso com a excelência acadêmica e a sustentabilidade ambiental através deste novo processo seletivo.



