2025Cursos GratuitosEspecializaçãoOportunidadePós-GraduaçãoUFABC
News

UFABC está com inscrições abertas para Especialização em Direitos Humanos EAD em São Paulo e com seleção sem provas

Pós-Graduação em Direitos Humanos na UFABC: Oportunidade é voltada para professores da Educação Básica e Ensino Médio que buscam especialização em uma universidade federal; inscrições terminam em 23 de outubro.

UFABC abre 260 vagas para Pós-Graduação EAD Gratuita em Educação em Direitos Humanos

Publicidade...

A Universidade Federal do ABC (UFABC) anunciou a abertura de um novo processo seletivo para Pós-Graduação Lato Sensu. A oportunidade é destinada à Especialização em Educação em Direitos Humanos, oferecida na modalidade de Educação a Distância (EAD). No total, são 260 vagas com início previsto para março de 2026. O processo seletivo é totalmente gratuito, sem taxa de inscrição.

Vagas e Polos: Especialização EAD em Direitos Humanos

O Edital UAB-UFABC nº 017/2025 detalha a oferta do curso de Especialização em Educação em Direitos Humanos, com 260 vagas na modalidade EAD. As vagas são distribuídas entre Ampla Concorrência (182) e Ações Afirmativas (78 vagas para pessoas autodeclaradas negras, mais 30 sobrevagas para PcD, indígenas, quilombolas, trans e refugiados).

As atividades presenciais obrigatórias ocorrem em seis polos de apoio em São Paulo:

  • UNICEU JARDIM PAULISTANO: 43 vagas
  • UNICEU CASA BLANCA: 43 vagas
  • UNICEU SÃO RAFAEL: 44 vagas
  • UNICEU CIDADE DUTRA: 44 vagas
  • POLO PERUÍBE: 43 vagas
  • UNICEU PENHA: 43 vagas

Quem Pode se Inscrever

Publicidade!

O público-alvo principal da seleção são profissionais da educação. Conforme retificação do edital, podem se candidatar:

  • Professores(as) em exercício na Educação Básica (Educação Infantil e Fundamental).
  • Professores(as) em exercício no Ensino Médio (preferencialmente da área de humanidades).
  • Professores(as) com experiência em docência (humanidades) que atualmente trabalham em gestão escolar.

É requisito obrigatório que todos os candidatos possuam diploma de conclusão de curso superior (Graduação) reconhecido pelo MEC.

Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram

Inscrições e Processo Seletivo

Os interessados devem correr: o prazo de inscrição termina no dia 23 de outubro de 2025. A candidatura é gratuita e deve ser realizada exclusivamente pela internet, através do preenchimento de um Formulário Eletrônico e anexo dos documentos solicitados (como RG, diploma, histórico e comprovantes de experiência) em formato PDF.

Publicidade!

A classificação dos candidatos não envolverá prova, mas sim uma análise de pontuação baseada no tempo de experiência. A comissão avaliará o tempo de docência ou de gestão escolar em instituições públicas ou privadas , tendo prioridade profissionais da educação que atuem na rede pública. Além disso, diplomas de Licenciatura, Bacharelado em Pedagogia ou em áreas de Humanas e Ciências Sociais também somam pontos. O resultado final está previsto para 05 de dezembro de 2025.

Esta é uma excelente oportunidade para educadores que buscam aprimoramento profissional em uma universidade federal de prestígio e sem custo. O curso, ministrado a distância, permite flexibilidade, mas exige dedicação, com encontros presenciais programados e uma recomendação de duas horas diárias de estudo. A especialização em Direitos Humanos é fundamental para a formação de uma sociedade mais justa, capacitando os professores a aplicar esses conceitos diretamente na sala de aula.

Publicidade!

Dália de Carvalho

Pedagoga formada em 2000, com ampla experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, atuando como professora e gestora escolar. Especialista na produção de textos para a área educacional e na elaboração de materiais voltados a oportunidades de emprego no setor.

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo