2022CursosDoutoradoMestradoOportunidadePós-GraduaçãoUFABC
News

UFABC abre inscrições para Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas e Sociais para 2022

São oferecidas 42 vagas em Mestrado e Doutorado acadêmico em Ciências Humanas Sociais. Ingresso será em 2022.

mestrado ciências humanasA UFABC – Universidade Federal do ABC é uma relevante instituição publica federal localizada nas cidades de São Bernardo do Campo e Santo André, no ABC paulista.

Tem como objetivo geral oferecer cursos de graduação e pós-graduação que visam o aprimoramento profissional, atendendo à demanda crescente de profissionais para uma região composta por diversos polos industriais.

Conta com mais de 20 programas de Pós-Graduação em nível de mestrado e doutorado nas diferentes áreas do conhecimento.

Conheça o processo seletivo para Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC:

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC – PCHS tem como proposta formar profissionais de diversas áreas para o conhecimento de uma nova percepção interdisciplinar da realidade social, criando projetos e ações viáveis para a renovação dos fundamentos teórico e metodológicos da área de ciências humanas e sociais.

Estrutura do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Humanas do UFABC:

O curso se estrutura em uma base sólida teórica e instrumental que permite que o egresso compreenda e tenha habilidades para agir sobre os elementos da cultura, comunicação, dinâmicas sociais, Estado, políticas públicas, ciências e as tecnologias presentes na sociedade.

O programa oferta mestrado e doutorado gratuito que desenvolve pesquisas em uma das 5 linhas a seguir:

1. Direitos Humanos, Diversidade e Violência

Essa linha volta-se para a análise das diversas dimensões em torno dos direitos humanos na contemporaneidade e as expressões da violência em diversos aspectos.

2. Políticas Públicas, participação social e ação coletiva

Abarca pesquisas que procuram entender as práticas sociais, estatais e governamentais. Pode abordar temas relacionados com ngajamento político, ação coletiva e políticas públicas. Participação, mobilização e conflitos. Formas associativas e democratização dos processos decisórios. Democracia e direitos. Redes (online e offline) e construção da esfera pública. O público e o privado no enfrentamento da questão social. Atores sociais no processo de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Minorias e políticas públicas. Ativismo institucional.

3. Trabalho, migrações e políticas sociais

Essa linha agrupa pesquisas que discutem o mundo do trabalho, as migrações e as políticas sociais, bem como as teorias clássicas e contemporâneas. São diversos temas que podem ser abarcados nesta perspectiva, como movimentos sociais, relações de trabalho, informalidade, precariedade, formas de vida, empreendedorismo, economia criativa, migrações, políticas sociais, entre outros.

4. História e memória, identidade e interseccionalidade

Agrupa pesquisas relacionadas com a história do tempo presente, relações e tensões entre memória e história, protocolos de validação, experiência e teorias da memória, identidade na pós-modernidade, relações de gênero, raça, classes sociais, entre outros fatores.

5. Comunicação, Cultura e Tecnologia

Tem como objetivo pesquisar a articulação das teorias e práticas da comunicação e sua interface com a cultura e tecnologia. São diversos temas que podem ser pesquisados nessa linha, como: projetos de futuro, algoritmos, comunidades tradicionais, urbanas digitais e expressões culturais.


Processo seletivo para Mestrado e Doutorado da UFABC em Ciências Humanas:

O Programa publicou edital de seleção destinado ao ingresso de alunos regulares para os cursos de Mestrado e Doutorado do programa, totalizando 42 vagas.

São 28 vagas para o Mestrado e 14 vagas para o Doutorado, com ingresso no primeiro semestre do ano de 2022.

Etapas da seleção:

Para selecionar os aprovados para ingresso no programa, os editais definem os critérios e as etapas de cada nível de ensino.

Para o Mestrado, o processo se dará nas seguintes etapas:

  1. Análise do Projeto de Pesquisa
  2. Arguição / Conhecimentos Específicos e Proficiência
  3. Prova de proficiência

Para o Doutorado, o processo se dará nas seguintes etapas:

  1. Avaliação do Projeto
  2. Avaliação do mérito do projeto
  3. Proficiência em língua estrangeira
  4. Entrevista, Memorial e Análise Curricular

Inscrições para o programa da UFABC:

As inscrições para ambos os níveis ocorrem pelo sistema SIGAA entre 26 de julho e 25 de agosto de 2021. O resultado final será publicado em 29 de novembro de 2021.

Não haverá cobrança de taxa de inscrição.


Acesse os Formulários de INSCRIÇÃO  para o curso.

Edital Mestrado em Ciências Humanas e Sociais

Edital Doutorado em Ciências Humanas e Sociais


 

Resumo:

Curso: Ciências Humanas e Sociais
Instituição: UFABC - Universidade Federal do ABC
Tipo: Mestrado / Doutorado
Modalidade: Presencial
Carga Horária: Diversos
Vagas: 42 Vagas
Inscrições: Até 25/08/2021

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo