2024CursosGraduaçãoOportunidadeSegunda LicenciaturaUESB

UESB lança 2 Editais para Cursos de Segunda Licenciatura Gratuitos

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB está com dois editais de seleção para cursos segunda licenciatura oferecidas por meio do Programa PARFOR para ingresso no segundo semestre de 2024.

Continua após a publicidade..

Os dois cursos oferecidos fazem parte do convênio da UESB com o PARFOR – Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica, realizados na modalidade presencial e em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

UESB divulga 2 Editais de Seleção para Cursos de Segunda Licenciatura Gratuitos:

O PARFOR atua como um importante agente de fomento à equidade na educação, ao proporcionar oportunidades de formação e qualificação para professores que atuam em regiões com menor acesso à educação de qualidade. Por meio de sua atuação, o programa contribui para a redução das desigualdades educacionais e para a promoção da inclusão social, valorizando o papel dos profissionais da educação e fortalecendo o sistema educacional como um todo.

Os dois Editais anunciados oferecem 120 vagas para os cursos de Segunda Licenciatura em Educação Escolar Quilombola e Segunda Licenciatura em Educação do Campo, ambos oferecidos para candidatos que já tenham uma licenciatura e desejam ampliar a sua formação acadêmica. Confira os detalhes de cada opção:

1. Segunda Licenciatura em Educação do Campo da UESB

O curso de Segunda Licenciatura em Educação do Campo visa a formação de portadores de diploma abordando aspectos relevantes da Educação do Campo. Portanto, durante os cinco semestres de duração do curso, os alunos terão contato com disciplinas como: Capital Trabalho e Educação; Movimentos Sociais e Educação Popular; Questão Agrária Brasileira; Diálogos Educacionais; Etc.

Publicidade

São oferecidas 80 vagas para esse curso, sendo 40 vagas para Itapetinga e 40 vagas para Vitória da Conquista, destinados a professores que atuem na área, professores que estejam em docência nas escolas públicas que tenham alunos do campo matriculados, gestores escolares, pessoas pertencentes à população do campo e membros de movimentos sociais.

Edital – Segunda Licenciatura em Educação do Campo

2. Segunda Licenciatura em Educação Escolar e Quilombola

Este curso conta com 1.140 horas de duração e é oferecido presencialmente no município de Jequié. Entre as disciplinas que compõem o currículo do curso destacam-se: Literatura Infantil-Juvenil Afrocentrada; Etonomatemática; Movimentos Sociais e Direitos Quilombolas; Metodologia da Pesquisa Educacional

São oferecidas 40 vagas, sendo 28 para portadores cursos superiores que sejam professores de comunidades quilombolas, professores em atuação nas escolas com quilombolas. As 12 vagas restantes destinam-se à demanda social definida no ITEM II do certame.

Edital – Segunda Licenciatura em Educação Escolar e Quilombola

Prazos de inscriçõe e seleção:

As inscrições para os dois editais estarão abertas gratuitamente, via e-mail até o dia 14 de julho de 2024. Consulte os e-mails nos editais de seleção.

Classificação:

O processo de seleção para os editais ocorrerá por meio da Avaliação Documental, considerando a trajetória acadêmica, profissional e social de cada candidato. Consulte mais informações nos respectivos editais.

As demais informações acerca do processo seletivo e dos editais devem ser consultados nos canais oficiais da instituição.

Sobre a UESB:

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) é uma instituição de ensino superior pública que se destaca pela excelência acadêmica e pelo compromisso com o desenvolvimento regional. Fundada em 1980, a UESB oferece uma ampla variedade de cursos de graduação, pós-graduação e extensão, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Biológicas e da Saúde.

Reconhecida pela qualidade de seu corpo docente e pela relevância de suas pesquisas, a UESB desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na produção de conhecimento científico e cultural. Além disso, a universidade mantém fortes vínculos com a comunidade local, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

ANUNCIOS

Redação

A Redação do Site PEBSP.com é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que amam escrever sobre cursos, concursos e oportunidades na Educação!

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo