Materiais

Simulado Nova BNCC – Base Nacional Comum Curricular – 2020

Faça aqui o simulado da Nova Base Nacional Comum Curricular Grátis

Realize simulado grátis para professores e concursos sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC.

Professores e público em geral, nesse período de quarentena, estamos voltando com nossa programação de estudos destinado à concursos em geral. Saiba mais sobre simulado nova BNCC:

Nessa semana, disponibilizamos para vocês um simulado com 10 questões sobre a nova Base Nacional Comum Curricular, popularmente conhecida como BNCC.

São dez questões de variadas bancas, entre elas, a VUNESP, com questões de concursos para professores que ocorreram em cidades do Estado de São Paulo.

As questões podem ser consultadas pelo Formulário do Google, onde aparecerá a resposta ao final do questionário, ou você poderá baixar e imprimir o PDF.

[pdf-embedder url=”https://www.pebsp.com/wp-content/uploads/2020/04/2020-01-bncc.pdf” title=”2020 – 01 – bncc”]

Ainda não fez nossos outros simulados? Corre lá e estude mais!

Confira o simulado nova bncc

01. (FUNDATEC/2019) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à: I. Formação de professores. II. Avaliação. III. Elaboração de conteúdos educacionais.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

02. (FAUEL/2019) A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) afirma que o ensino fundamental no contexto da educação básica é a etapa mais longa, atendendo estudantes entre 6 e 14 anos. Pode-se afirmar que essa etapa tem quanto tempo de duração?

a) Sete anos de duração.
b) Nove anos de duração.
c) Oito anos de duração.
d) Dez anos de duração.

03. IMPARH – 2016 – Prefeitura de Fortaleza – Professor – Pedagogo – O Ministério da Educação (MEC), cumprindo as exigências legais, propôs e encaminhou às escolas os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e por meio do próprio MEC, coube à União o estabelecimento de conteúdos mínimos, que foram denominados:
a) Globalização
b) Parte Diversificada.
c) Valorização Cultural.
d) Base Nacional Comum.

04. Ao estudar a Base Nacional Comum Curricular e o conceito de Currículo, podemos afirmar que
a) a Base é o conjunto de orientações, o Currículo é o conjunto de conteúdos.
b) a Base é aonde se quer chegar, o Currículo o caminho até lá.
c) a Base e o Currículo têm a mesma função.
d) a Base e o Currículo são documentos sem ligação um com o outro.
e) a Base e o Currículo têm origem no âmbito da escola.

05. (AMEOSC – 2019) Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna: “Na BNCC, ___________________ é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.”

a) Educação integral.
b) Competência.
c) Igualdade educacional.
d) Colaboração.

06. (AOCP – 2018) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual foi aprovada no fim do ano de 2017, tem como objetivo a organização do currículo escolar a partir da Educação Infantil até o Ensino Médio. Esse documento possui vários conceitos que irão orientar o trabalho do professor em sala de aula. Dentre esses conceitos, qual recebe um maior enfoque?

a) Atitudes
b) Valores
c) Habilidades
d) Conhecimento
e) Competência

07. (VUNESP/2019 – Birigui) As decisões curriculares e didático-pedagógicas das Secretarias de Educação, o planejamento do trabalho anual das instituições escolares e as rotinas e os eventos do cotidiano escolar devem levar em consideração a necessidade de superação das desigualdades. Para isso, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os sistemas e redes de ensino e as instituições escolares devem se planejar com um claro foco na equidade, que pressupõe:
a) ajudar os mais carentes e deixar os socialmente privilegiados responsáveis por seu próprio desenvolvimento.
b) criar programas de assistência social para amparar e pôr fim às desigualdades.
c) selecionar os conteúdos e os saberes que são úteis aos alunos, de acordo com sua condição social.
d) reconhecer que as necessidades dos estudantes são diferentes.
e) tratar todos como iguais, dando as mesmas condições e oportunidades de aprendizagem.

08. (VUNESP/2018 – SBC) A Resolução CNE/CP n° 2, de 22 de dezembro de 2017, e seu Anexo instituem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais como direito das crianças, jovens e adultos no âmbito da Educação Básica escolar, e orientam sua implementação pelos sistemas de ensino das diferentes instâncias federativas, bem como pelas instituições ou redes escolares. Para os efeitos desta Resolução, com fundamento no caput do art. 35-A e no §1° do art. 36 da LDB, a expressão “competências e habilidades” deve ser considerada como equivalente à expressão:

a) conteúdos mínimos para a formação básica.
b) formação básica comum.
c) direitos e objetivos de aprendizagem.
d) formação comum indispensável ao exercício da cidadania.
e) desenvolvimento da capacidade de aprender.

09. (VUNESP/2019 – Birigui) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) explicita seu compromisso com a educação integral. Nesse sentido, a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento. O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere:
a) a uma perspectiva recente e inovadora, que emergiu na última década.
b) à duração da jornada escolar cumprida pelos alunos.
c) à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com os desafios da sociedade contemporânea.
d) à implantação do ensino religioso, a partir de um viés confessional.
e) à fragmentação disciplinar pelas áreas do conhecimento, a fim de potencializar o trabalho dos professores em suas áreas de especialidade, o que garante um maior rendimento dos alunos.

10. (VUNESP/2019 – Peruíbe) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os currículos têm papéis complementares para assegurar as aprendizagens essenciais definidas para cada etapa da Educação Básica, sendo que tais aprendizagens só se materializam mediante o conjunto de decisões que caracterizam o currículo em ação. São essas decisões que vão adequar as proposições da BNCC à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos. Essas decisões, que resultam de um processo de envolvimento e participação das famílias e da comunidade referem-se, entre outras ações, à de contextualizar os conteúdos dos componentes curriculares, identificando estratégias para apresentá-los, representá-los, exemplificá-los, conectá-los e torná-los _______________, com base na realidade do lugar e do tempo nos quais as aprendizagens estão situadas. Assinale a alternativa que completa corretamente o texto.

a) úteis
b) fáceis
c) familiares
d) adequados
e) significativos

GABARITO simulado nova bncc:

01 – E
02 – B
03 – D
04 – B
05 – B
06 – E
07 – D
08 – C
09 – C
10 – E

 

 

Share