Inscrições para o curso de inverno, que explora as concepções do “Eu” em Descartes, Kant, Freud e Lacan, vão até amanhã, 24 de julho, pela plataforma Apolo. São 60 vagas gratuitas com seleção por sorteio.
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP) anunciou a abertura de inscrições para o curso “O Eu Entre a Filosofia e a Psicanálise”. Oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD) como parte da programação dos Cursos de Inverno de 2025, o curso é gratuito e aberto a todos os interessados no tema.
Descubra a Psicanálise com a USP: Curso Online e Gratuito Explora Freud e Lacan
O objetivo é promover um estudo introdutório sobre a construção do conceito do “eu”, costurando uma análise que perpassa tanto o campo teórico-filosófico quanto a sua aplicação clínica na psicanálise. A formação se concentrará no pensamento de quatro autores fundamentais para a compreensão da subjetividade moderna e contemporânea: René Descartes, Immanuel Kant, Sigmund Freud e Jacques Lacan.
As aulas serão ministradas online, através da plataforma Google Meet, totalizando uma carga horária de 7 horas e 30 minutos. A seleção dos 60 participantes será realizada por meio de sorteio eletrônico.
Cronograma e Inscrições do Curso de Psicanálise da USP:
- Período de Inscrição: De 23 de julho, a partir das 09h, até 24 de julho de 2025, às 23h59.
- Onde se inscrever: Exclusivamente pela plataforma Apolo da USP.
- Seleção: Sorteio eletrônico no dia 25 de julho de 2025.
- Início das aulas: 04 de agosto de 2025.
- Vagas: 60.
- Custo: Gratuito.
Coordenado pelo Prof. Dr. Mauricio de Carvalho Ramos, o curso não exige graduação prévia e é uma oportunidade única para o público geral aprofundar-se em um dos debates mais instigantes do pensamento ocidental.
Estrutura do Curso
O conteúdo programático foi dividido em cinco aulas, desenhadas para construir um percurso didático desde a filosofia moderna até a psicanálise:
- Aula 1: Apresentação do curso: os autores, seus conceitos, seus contextos.
- Aula 2: Descartes e o “eu penso” como fundamento filosófico.
- Aula 3: Kant: “o eu penso deve acompanhar todas as minhas representações”.
- Aula 4: Freud: “lá onde o Isso era, o eu deve advir” (Wo es war soll ich werden).
- Aula 5: Lacan: “o eu é um sintoma”.
Não perca a chance de garantir sua participação. As inscrições se encerram nesta quinta-feira (24).



