Publicidade
2023CursosEADEspecializaçãoMDHCMinistériosOportunidadePós-GraduaçãoUnB
News

Ministério dos Direitos Humanos encerra inscrições para 4 cursos de pós-graduação EAD em 29 de outubro

São oferecidos 4 mil vagas ; Certificação pela Universidade de Brasília - UnB.

Publicidade
Continua após a publicidade..

A Universidade de Brasília – UnB em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) está oferecendo quatro opções de cursos de pós-graduação e especialização gratuitos oferecidos na modalidade EAD – a distância.

O objetivo da instituição é garantir acesso a candidatos com ensino superior completo e que atuem no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente, proporcionando formação completa e contextualizada com as demandas da sociedade.

Ministério dos Direitos Humanos lança 4 cursos de Pós-Graduação EAD:

Continua após a publicidade..

São 4 editais que oferecem cusos de Aperfeiçoamento, capacitação, atualização e especialização. Os candidatos melhores inscritos poderão prosseguir para o próximo nível. Haverá uma quantidade máxima de inscritos, sendo considerado como critério para prosseguimento nos estudos, as notas obtidas nas atividades, ou seja, os melhores colocados terão direito ao prosseguimento nos estudos.

1. Especialização em Políticas Públicas e Socioeducação

O curso de especialização tem por objetivo formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA, contribuindo para o desenvolvimento dos recursos humanos e na promoção, defesa e atendimento a crianças e adolescentes.

  • Fase 1 – Curso de atualização 30h – 1.000 vagas
  • Fase 2 – Curso de capacitação 120h – 600 vagas
  • Fase 3 – Curso de aperfeiçoamento 180h – 400 vagas
  • Fase 4 – Curso de especialização 360h – 400 vagas

Edital

Publicidade

2. Especialização em Enfrentamento das Violências contra Crianças e Adolescentes

Tem como objetivo debater concepções interdisciplinares e implicações no trabalho pedagógico, a fim de desenvolver propostas efetivas de qualificação do atendimento e propiciar aos profissionais do SGDCA a ampliação e aprofundamento da análise crítica de temas contemporâneos

  • Fase 1 – Curso de atualização 30h – 1.000 vagas
  • Fase 2 – Curso de capacitação 120h – 800 vagas
  • Fase 3 – Curso de aperfeiçoamento 180h – 600 vagas
  • Fase 4 – Curso de especialização 360h – 600 vagas

Edital


3. Especialização em Primeira Infância: Direitos, Proteção e Enfrentamento das Violências

O curso proporciona um conjunto de habilidades e competências para a atuação na garantia do direitos das crianças e adolescentes considerando os direitos, proteção e o enfrentamento das violências. São oferecidas vagas nas seguintes fases:

  • Fase 1 – Curso de atualização 30h – 1.000 vagas
  • Fase 2 – Curso de capacitação 120h – 500 vagas
  • Fase 3 – Curso de aperfeiçoamento 180h – 300 vagas
  • Fase 4 – Curso de especialização 360h – 300 vagas

Edital


4. Especialização em Garantia dos Direitos e Política de Cuidados à Criança e ao Adolescente.

O curso de especialização tem por objetivo formar, em nível de pós-graduação lato sensu, profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente – SGDCA, contribuindo para o desenvolvimento dos recursos humanos e na promoção, defesa e atendimento a crianças e adolescentes, com base nos marcos legais da política dos direitos da criança e do adolescente.

  • Fase 1 – Curso de atualização 30h – 1.000 vagas
  • Fase 2 – Curso de capacitação 120h – 800 vagas
  • Fase 3 – Curso de aperfeiçoamento 180h – 600 vagas
  • Fase 4 – Curso de especialização 360h – 600 vagas

Edital

São oferecidas mais 4 mil vagas para interessados. Inscrições até 29/10 para Pós-Graduação EAD do Ministério dos Direitos Humanos:

Quem tem interesse em participar do curso deve se enquadrar nos seguintes critérios:

  • Ser portador de diploma de nível superior completo;
  • Ser cadastrado na Comunidade ENDICA/ENS;
  • Atuar no SGDCA, exceto para candidatos estrangeiros;
  • Apresentar documentos comprobatórios, conforme requeridos;
  • Comprovante de vinculação profissional com o Sistema.

Os cursos são destinados a participantes portadores/as de diploma de Graduação em cursos reconhecidos pelo MEC, com atuação no Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA), consolidado a partir da Resolução 113 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) de 2006 e estruturado em três grandes eixos estratégicos de atuação para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente: Defesa, Promoção e Controle.

Prazos de seleção e inscrição:

As inscrições são gratuitas e ocorrem na Plataforma Sistema Multiescolas do Ministério do Desenvolvimento Humanos e da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), até o dia 29 de outubro de 2023, pelo endereço: https://ens.mdh.gov.br/

Para informações acerca dos profissionais aptos a ingressarem no curso ou critérios de seleção devem ser consultados diretamente nos editais e no site da instituição.

Publicidade

Denis Costa

Denis Costa atua na internet desde 2008, por meio de web rádios, canais de Youtube e blogs. Desde 2018 atua no Portal PEBSP.com escrevendo notícias de concursos, processos seletivos e cursos gratuitos para professores. É Graduado em Pedagogia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo