Curso de formação de 180 horas gratuito e EAD do MEC ensina a usar ferramentas como Genially, Google Sites e Flip para metodologias criativas; inscrições abertas.
Curso EAD Gratuito em Tecnologias Digitais Oferece 10 Mil Vagas para Professores
Profissionais da educação têm uma nova oportunidade para aprimorar suas habilidades pedagógicas no ambiente digital. Estão abertas 10 mil vagas para o curso gratuito “Tecnologias digitais: ferramentas para criatividade e aprendizagem”. A formação, oferecida na modalidade a distância (EAD) e de forma autoinstrucional, visa capacitar professores a utilizar ferramentas inovadoras no desenvolvimento de aulas e avaliações.
Detalhes da Formação e Módulos
O curso possui uma carga horária total de 180 horas, distribuídas em 12 módulos no Ambiente Virtual AVAMEC. A ementa é focada em ferramentas digitais práticas para o dia a dia da sala de aula.
Os participantes aprenderão a criar material didático interativo (Genially), sites e portfólios (Google Sites), podcasts (Anchor), vídeos (Flip), e até a usar o YouTube para transmissões ao vivo. Além disso, o curso aborda curadoria de conteúdo (Wakelet) e a criação de jogos e quizzes (Quizizz e Wordwall).
Público-Alvo e Metodologia
A formação é voltada para professores da educação básica, estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação que buscam integrar metodologias criativas ao ensino.
Por ser autoinstrucional e assíncrono, o curso permite total autonomia ao estudante. Ele é o responsável por estabelecer sua própria rotina de estudos, podendo realizar o curso a qualquer hora e em qualquer local, desde que tenha acesso à internet.
Inscrições e Certificação
As 10 mil vagas já estão disponíveis para inscrição. Os interessados devem se cadastrar diretamente na Plataforma AVAMEC.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.
É importante destacar que, embora o curso seja autoinstrucional, o certificado só é emitido após a aprovação nas atividades avaliativas (mínimo de 60% de acerto) e o cumprimento do tempo mínimo de estudo. A avaliação é dividida em duas etapas, com questões de múltipla escolha e de verdadeiro ou falso.
Este curso representa uma excelente oportunidade de formação continuada gratuita para educadores que desejam se atualizar e incorporar tecnologias educacionais de forma eficaz em seu planejamento. O objetivo é ir além do uso instrumental das ferramentas, focando em metodologias criativas que promovam uma aprendizagem mais contextualizada e engajadora para os estudantes.




Espero em Deus que nossos governantes, pensem sempre em ajudar o povo, cada vez mais, com formação, instrução, abrindo oportunidades para que profissionais da área da educação estejam sempre acompanhando a evolução, para proporcionar educação de qualidade.