2021CursosEADExtensãoMECOportunidade
News

MEC oferta curso a distância de Formação de Professores da Educação Infantil

Curso tem carga horária de 200 horas e é oferecido na plataforma AVAMEC.

O Ministério da Educação – MEC por meio da Plataforma AVAMEC e em parceria com a Secretaria da Educação Básica, está ofertando o curso de Formação de Professores da Educação Infantil.

Conheça o Curso de Formação de Professores da Educação Infantil do MEC:

curso educação infantil MECO curso tem como objetivo capacitar professores de creches e pré-escolas brasileiras para o estabelecimento de práticas pedagógicas criativas e teoricamente embasadas que contribuam para a formação da criança em toda sua integralidade.

Objetivos específicos:

Nesse sentido, o curso amplia os conhecimentos dos profissionais que atuam nessa etapa da educação básica e promove a reflexão sobre as práticas pedagógicas com foco na garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos.

O curso é realizado na modalidade a distância e são autoinstrucionais, ou seja, não possuem tutoria. Dessa forma, as atividades que compõem o curso baseiam-se em práticas de estudo por meio de ferramentas como textos, vídeos, áudios, entre outros.

Estrutura do curso e carga horária:

A carga horária total é de 200 horas, divididas em 6 módulos, onde serão discutidas as seguintes temáticas:

  • Módulo 1: Estudo sobre o desenvolvimento socioemocional infantil. Relação entre desenvolvimento socioemocional e prontidão para leitura e escrita. Competências socioemocionais em professores e a relação com o desenvolvimento e o aprendizado em pré-escolares.
  • Módulo 2: Discussão sobre os pilares da educação, dentre os quais se destaca o aprender a conviver, e, também, de duas das competências socioemocionais importantes para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis.
  • Módulo 3: Discussão sobre os aspectos fundamentais da linguagem e da comunicação de 0-5 anos, do desenvolvimento moral e da tomada de decisão. Reflexão sobre os medos na infância e os aspectos aplicados destes conceitos.
  • Módulo 4: Teoria, conceito e classificações de brinquedo, brincadeira e jogo. Significado de atividades lúdicas. Os jogos, brinquedos e brincadeiras como elementos constitutivos da aquisição de conhecimentos e desenvolvimento em pré-escolares.
  • Módulo 5: Discussão sobre o protagonismo infantil na Educação Infantil e a importância do estabelecimento de vínculos com figuras de cuidado para a aprendizagem e o desenvolvimento. Destaca-se a família e a escola como contextos centrais para a promoção da saúde integral na primeira infância.
  • Módulo 6: Reflexão sobre a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Traz o aprofundamento teórico e as opções de atividades lúdicas que permanecem importantes para o processo de crescimento e desenvolvimento de todas as crianças que vivenciam esta etapa.

Público alvo do curso de formação de professores da Educação Infantil oferecido pelo MEC:

Por se tratar de um curso destinado à Educação Infantil, seu público alvo são professores que atuam nessa etapa e que tenham interesse na temática.

Após inscrição, o aluno terá 160 dias para conclusão das etapas do curso.


Acesse o Formulário de INSCRIÇÃO  para o curso.


Resumo do Curso oferecido:

Curso: Formação de Professores da Educação Infantil
Instituição: MEC- Ministério da Educação
Tipo: Formação / Extensão
Modalidade: A distância
Carga Horária: 200 horas
Vagas: Não Informado
Inscrições: Gratuitas

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo