Com inscrição para 317 vagas distribuídas em diversas instituições pelo país, o programa de Mestrado Profissional na área de Artes – PROFARTES, visa capacitar docentes em exercício na Educação Básica, fortalecendo a conexão entre prática pedagógica e pesquisa acadêmica.
PROFARTES 2026: Rede Nacional de Mestrado em Artes para professores da Educação Básica.
Uma oportunidade imperdível para professores de Arte que buscam aprimoramento e qualificação profissional. O Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES), em uma iniciativa de rede nacional, está com inscrições abertas para a sua nova turma, com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2026. Este curso é a chance para educadores da rede básica de ensino aprofundarem seus conhecimentos, desenvolverem pesquisas e contribuírem significativamente para a qualidade do ensino de Artes no Brasil. A seleção, é regida pelo Edital PROFARTES Nº 04/2025 e executada pelo Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promete selecionar os melhores talentos da educação.
Informações do Edital e do Curso de Mestrado
O Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela CAPES, com duração de 24 meses e uma carga horária total de 420 horas. O principal objetivo é capacitar professores e professoras de Arte da rede pública para o exercício da docência na Educação Básica, buscando a melhoria da qualidade do ensino no país. O curso, coordenado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), confere ao concluinte o título de Mestre em Artes. São ofertadas 317 vagas para ingresso em março de 2026, distribuídas entre as diversas Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem a rede nacional do programa.
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG): 15 vagas
- Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC): 24 vagas
- Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP): 24 vagas
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM) / Universidade do Estado do Amazonas (UEA): 20 vagas
- Universidade Federal da Bahia (UFBA): 20 vagas
- Universidade de Brasília (UNB): 30 vagas
- Universidade Federal do Ceará (UFC): 24 vagas
- Universidade Federal do Maranhão (UFMA): 15 vagas
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG): 20 vagas
- Universidade Federal do Pará (UFPA): 20 vagas
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB): 24 vagas
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): 24 vagas
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU): 20 vagas
- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS): 17 vagas
- Universidade Regional do Cariri (URCA): 20 vagas
A soma de todas as vagas confirma o total de 317 vagas ofertadas pelo programa.
Linhas de Pesquisa
O programa se estrutura em torno da área de concentração em Ensino de Artes e oferece duas linhas de pesquisa para os futuros mestrandos:
- Processos de ensino, aprendizagem e criação em artes: Focada na investigação das práticas formativas e suas conexões com as linguagens artísticas como Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
- Abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes: Voltada para o estudo das relações entre teoria e metodologia no ensino das diversas linguagens artísticas em sala de aula.
Quem pode se inscrever?
Podem se inscrever no processo seletivo professores que estão em exercício da docência em Arte na Educação Básica e que possuam diploma de curso de graduação em Licenciatura Plena em uma das linguagens artísticas ou em áreas afins, reconhecido pelo MEC. O edital garante prioridade aos candidatos graduados em Licenciaturas em Arte.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram para não perder nenhuma atualização!
Fases do Processo Seletivo:
As inscrições estarão abertas a partir das 00h00 do dia 01 de outubro de 2025 e se encerram às 23h59 do dia 30 de outubro de 2025 (horário de Brasília). Os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pela internet no Site do Programa.
O processo seletivo será realizado em duas etapas de caráter eliminatório:
- Etapa I: Análise do Projeto de Pesquisa com Memorial, onde serão avaliadas a trajetória docente e a proposta de pesquisa do candidato.
- Etapa II: Prova de Arguição, uma entrevista com uma banca de professores para avaliar a relação do candidato com as práticas artísticas na escola e os objetivos de sua pesquisa.
A nota final será a média aritmética das notas obtidas nas duas etapas. Serão considerados aprovados os candidatos com nota final igual ou superior a 7,0. A lista final de classificados será divulgada a partir das 18h00 do dia 15 de dezembro de 2025.
Este Mestrado Profissional representa uma excelente jornada de desenvolvimento para os educadores de Arte. Além de aprofundar o conhecimento teórico e prático, o PROFARTES promove uma valiosa rede de troca de experiências entre professores de todo o Brasil. Investir nesta formação é investir na própria carreira e, consequentemente, na transformação da educação artística nas escolas brasileiras, capacitando os alunos a se tornarem cidadãos mais críticos, criativos e culturalmente conscientes.



