
O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) abre inscrições para sete especializações lato sensu, distribuídas por seis campi da instituição. Ao todo, são 175 vagas em áreas como gestão, meio ambiente, educação e tecnologia, em modalidades presencial e a distância.
As inscrições para os sete processos seletivos seguem até 29 de setembro de 2026 e são feitas pelo Portal do Candidato do IF Sudeste MG. A taxa de inscrição é de R$ 60 em todos os processos, e o resultado das seleções será divulgado em 16 de dezembro de 2026.
A seguir, um panorama comparativo dos sete cursos, organizados por área de formação, com vagas, campus, duração e critérios de seleção de cada um.
Acompanhe o PEBSP nos canais oficiais:
WhatsApp | Telegram | Instagram
Favorite o PEBSP no Google para receber atualizações direto na busca.
Gestão Empreendedora — MBA em Rio Pomba
O MBA em Gestão Empreendedora é oferecido no Campus Rio Pomba, em modalidade 100% a distância, com 360 horas ao longo de 24 meses. O currículo aborda gestão estratégica, inovação, plano de negócios, marketing, finanças, gestão de pessoas e sustentabilidade empresarial.
Perfil ideal: profissionais com diploma de graduação em qualquer área que atuam ou pretendem atuar em gestão, empreendedorismo e inovação em organizações.
IF SUDESTE MG — Campus Rio Pomba
| Vagas | 30 |
| Modalidade | 100% a distância |
| Duração | 24 meses (360h) |
| Seleção | Análise de currículo |
| Inscrições | até 29/09/2026 |
Inscrições pelo Portal do Candidato.
Meio Ambiente — Áreas Naturais Protegidas em Barbacena
A especialização em Planejamento e Gestão de Áreas Naturais Protegidas é oferecida no Campus Barbacena, em formato presencial, com 360 horas ao longo de 18 meses. O currículo aborda ecologia de conservação, biodiversidade, planejamento de unidades de conservação, políticas ambientais, conflitos socioambientais e restauração ecológica.
Perfil ideal: profissionais graduados que atuam com conservação ambiental, gestão de unidades de conservação e educação ambiental.
IF SUDESTE MG — Campus Barbacena
| Vagas | 20 |
| Modalidade | Presencial |
| Duração | 18 meses (360h) |
| Seleção | Análise de currículo |
| Inscrições | até 29/09/2026 |
Inscrições pelo Portal do Candidato.
Educação — Didática e Trabalho Docente em São João del Rei
A especialização em Didática e Trabalho Docente é oferecida no Campus São João del Rei, em formato presencial, com aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, ao longo de 12 meses (360h). O currículo aborda fundamentos de didática, teorias de aprendizagem, planejamento curricular, avaliação, inclusão e diversidade em sala de aula.
Perfil ideal: docentes, gestores educacionais e profissionais de políticas educacionais; o programa reserva 25% das vagas para professores de educação básica em atividade.
IF SUDESTE MG — Campus São João del Rei
| Vagas | 20 |
| Modalidade | Presencial (noturno) |
| Duração | 12 meses (360h) |
| Seleção | Carta de intenção |
| Inscrições | até 29/09/2026 |
Inscrições pelo Portal do Candidato.
Tecnologia — Desenvolvimento Web e Mobile em Rio Pomba
A especialização em Desenvolvimento Web e Mobile é oferecida no Campus Rio Pomba, em modalidade 100% a distância, com 370 horas ao longo de 18 meses. O currículo aborda desenvolvimento responsivo para web, aplicativos nativos e híbridos para iOS e Android, frameworks modernos, segurança de aplicações e otimização de desempenho.
Perfil ideal: graduados em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação ou áreas afins, com experiência em desenvolvimento web e/ou mobile.
IF SUDESTE MG — Campus Rio Pomba
| Vagas | 30 |
| Modalidade | 100% a distância |
| Duração | 18 meses (370h) |
| Seleção | Análise de currículo |
| Inscrições | até 29/09/2026 |
Inscrições pelo Portal do Candidato.
Tecnologia — Desenvolvimento Full Stack em Manhuaçu
A especialização em Desenvolvimento Full Stack é oferecida no Campus Manhuaçu, em modalidade 100% a distância, com 375 horas ao longo de 18 meses. O currículo aborda desenvolvimento frontend, desenvolvimento backend, bancos de dados, infraestrutura e deploy de aplicações em ambiente de produção.
Perfil ideal: graduados em Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou áreas afins.
IF SUDESTE MG — Campus Manhuaçu
| Vagas | 25 |
| Modalidade | 100% a distância |
| Duração | 18 meses (375h) |
| Seleção | Análise de currículo |
| Inscrições | até 29/09/2026 |
Inscrições pelo Portal do Candidato.
Tecnologia — Projetos em Tecnologia 4.0 em Juiz de Fora
A especialização em Desenvolvimento de Projetos Baseados em Tecnologia 4.0 é oferecida no Campus Juiz de Fora, em formato presencial, com aulas às sextas-feiras (18h30 às 22h30) e sábados (8h às 12h), ao longo de 18 meses (360h). O currículo aborda inteligência artificial, internet das coisas (IoT), manufatura aditiva e visão computacional.
Perfil ideal: graduados em engenharia, computação, sistemas de informação ou áreas relacionadas que atuam com projetos técnicos.
IF SUDESTE MG — Campus Juiz de Fora
| Vagas | 20 |
| Modalidade | Presencial (sexta e sábado) |
| Duração | 18 meses (360h) |
| Seleção | Análise de currículo |
| Inscrições | até 29/09/2026 |
Inscrições pelo Portal do Candidato.
Educação — Tecnologias Aplicadas em Ubá
A especialização em Tecnologias Aplicadas à Educação é oferecida no Campus Ubá, em modalidade 100% a distância, com 360 horas ao longo de 18 meses. O currículo aborda integração de ferramentas digitais em práticas pedagógicas, letramento digital, segurança em ambientes online e ética em plataformas educacionais.
Perfil ideal: profissionais da educação que atuam em escolas, secretarias de educação e instituições de ensino.
IF SUDESTE MG — Campus Ubá
| Vagas | 30 |
| Modalidade | 100% a distância |
| Duração | 18 meses (360h) |
| Seleção | Análise de currículo |
| Inscrições | até 29/09/2026 |
Inscrições pelo Portal do Candidato.
Qual especialização escolher?
A tabela a seguir resume vagas, campus, modalidade e duração dos sete processos seletivos, todos com inscrições até 29 de setembro de 2026 e taxa de R$ 60.
| Especialização | Campus | Modalidade | Vagas | Duração |
|---|---|---|---|---|
| MBA Gestão Empreendedora | Rio Pomba | EAD | 30 | 24 meses |
| Áreas Naturais Protegidas | Barbacena | Presencial | 20 | 18 meses |
| Didática e Trabalho Docente | São João del Rei | Presencial | 20 | 12 meses |
| Desenvolvimento Web e Mobile | Rio Pomba | EAD | 30 | 18 meses |
| Desenvolvimento Full Stack | Manhuaçu | EAD | 25 | 18 meses |
| Projetos em Tecnologia 4.0 | Juiz de Fora | Presencial | 20 | 18 meses |
| Tecnologias Aplicadas à Educação | Ubá | EAD | 30 | 18 meses |
Acesse o edital oficial e inscreva-se
Referências
| MBA Gestão Empreendedora (Rio Pomba) | 30 vagas | Inscrições até 29/09/2026 |
| Áreas Naturais Protegidas (Barbacena) | 20 vagas | Inscrições até 29/09/2026 |
| Didática e Trabalho Docente (São João del Rei) | 20 vagas | Inscrições até 29/09/2026 |
| Desenvolvimento Web e Mobile (Rio Pomba) | 30 vagas | Inscrições até 29/09/2026 |
| Desenvolvimento Full Stack (Manhuaçu) | 25 vagas | Inscrições até 29/09/2026 |
| Projetos em Tecnologia 4.0 (Juiz de Fora) | 20 vagas | Inscrições até 29/09/2026 |
| Tecnologias Aplicadas à Educação (Ubá) | 30 vagas | Inscrições até 29/09/2026 |



