
O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) abriu, pelo Edital nº 014/2026, 245 vagas em 10 cursos superiores de Tecnologia para o 1º semestre de 2027, distribuídas em 7 campi. As inscrições começaram em 23 de setembro e seguem até 5 de novembro de 2026, exclusivamente pelo site da Fundação CEFETMINAS.
IFTM oferece cursos de Tecnologia em Sistemas, Automação e Alimentos para 2027
Os cursos de Tecnologia do IFTM formam profissionais em áreas como tecnologia da informação, gestão, automação e alimentos, com duração entre 2 e 3,5 anos. O candidato escolhe entre fazer uma prova de redação presencial ou aproveitar a nota da redação do Enem realizado entre 2016 e 2025, e a taxa de inscrição é de R$ 60,00, paga por boleto bancário ou Pix via QR Code.
Fique por dentro dos próximos editais:
📷 Perfil do PEBSP no Instagram
⭐ Favorite o PEBSP no Google e receba nossas atualizações direto na busca
Como Funciona a Seleção:
O processo seletivo tem caráter eliminatório e classificatório. Quem optar pela prova de redação vai fazê-la nas cidades de Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio e Uberlândia, em texto dissertativo-argumentativo avaliado numa escala de 0 a 1.000 pontos, com no mínimo 15 e no máximo 30 linhas. Quem escolher a nota do Enem não precisa anexar boletim: a nota é solicitada diretamente ao Inep, considerando-se a maior pontuação entre as edições aceitas. Não é possível usar nota de participação como “treineiro” em nenhuma das opções.
No ato da inscrição, o candidato indica duas opções de curso no mesmo campus e na mesma forma de oferta, quando houver mais de um curso de Tecnologia disponível naquela unidade. A convocação para a 2ª opção só acontece se ele não for chamado na 1ª e ainda restarem vagas depois da convocação de todos os inscritos na 1ª opção daquele curso.
Reserva de Vagas:
Como em todos os cursos do edital, pelo menos 50% das vagas de cada curso de Tecnologia são destinadas à reserva de vagas pela Lei de Cotas nº 12.711/2012 (renda, escola pública e autodeclaração étnico-racial), com 5% exclusivos para pessoas com deficiência como ação afirmativa própria do IFTM. O restante das vagas segue para a Ampla Concorrência, e todos os candidatos de cotas concorrem também nessa modalidade.
Campus, Cursos e Vagas Disponíveis:
| Campus | Curso | Turno | Duração | Vagas |
|---|---|---|---|---|
| Campina Verde | Gestão do Agronegócio | Noturno | 3 anos | 25 |
| Ituiutaba | Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Noturno | 3 anos | 25 |
| Ituiutaba | Automação Industrial | Noturno | 3 anos | 25 |
| Paracatu | Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Noturno | 3 anos | 25 |
| Patrocínio | Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Noturno | 3 anos | 25 |
| Patrocínio | Gestão Comercial | Noturno | 2,5 anos | 25 |
| Uberaba Parque Tecnológico | Análise e Desenvolvimento de Sistemas | Noturno | 3,5 anos | 21 |
| Uberlândia | Alimentos | Matutino | 3 anos | 25 |
| Uberlândia Centro | Marketing | Noturno | 2 anos | 28 |
| Uberlândia Centro | Sistemas para Internet | Noturno | 2,5 anos | 21 |
No total, são 245 vagas distribuídas entre os 10 cursos de Tecnologia oferecidos pelo IFTM neste edital, com destaque para Análise e Desenvolvimento de Sistemas, presente em quatro campi diferentes (Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio e Uberaba Parque Tecnológico).
Cronograma do Processo Seletivo:
| Etapa | Data |
|---|---|
| Inscrições | 23/09/2026 a 05/11/2026 |
| Solicitação de isenção da taxa | 05/10/2026 a 23/10/2026 |
| Prazo para pagamento da taxa | 06/11/2026 |
| Publicação das inscrições confirmadas | 16/11/2026 |
| Aplicação da prova de redação | 29/11/2026 |
| Resultado preliminar | 14/12/2026 |
| Resultado definitivo | 18/12/2026 |
| Matrículas – 1ª chamada | a partir de 08/01/2027 |
Como se Inscrever:
A inscrição é feita on-line pelo site da Fundação CEFETMINAS, informando o CPF, documento de identidade, e-mail e telefone de contato — e, para menores de 18 anos, também os dados do responsável legal. Quem não tem acesso à internet pode procurar a Secretaria (CRCA) de qualquer campus do IFTM durante o período de inscrições.
Com 245 vagas gratuitas concentradas em cursos de curta duração e forte ligação com o mercado de trabalho, os tecnólogos do IFTM seguem entre as opções mais procuradas do processo seletivo. Quem pretende concorrer tem até 5 de novembro para se inscrever e escolher entre a prova de redação ou a nota do Enem.




