2025Cursos GratuitosEspecializaçãoIFGOportunidadePós-Graduação

Inscrições Abertas Para a Especialização Gratuita em Docência na Educação Básica e Profissional do IFG!

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), acaba de lançar o Edital N° 016/2025 para a seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional do Câmpus Inhumas. Esta é uma excelente oportunidade para profissionais que buscam aprimoramento e desejam atuar ou já atuam nos contextos da educação básica e profissional e tecnológica. O curso, que é oferecido de forma presencial e totalmente gratuito, disponibiliza 45 vagas para início em março de 2026.

IFG Lança Edital de Especialização Gratuita em Docência: 45 Vagas Disponíveis no Câmpus Inhumas

Publicidade...

O curso, na modalidade Lato Sensu, tem uma duração total de três semestres. A carga horária total é de 438 horas/aula, já incluindo as atividades de orientação e elaboração do trabalho de conclusão de curso. As aulas serão realizadas no Câmpus Inhumas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, na modalidade presencial. As aulas serão ministradas preferencialmente às sextas-feiras (período noturno) e sábados (período diurno/matutino e vespertino), com dois ou mais encontros por mês, podendo haver adequações conforme a necessidade do colegiado do curso.

Curso e Vagas Disponíveis

O edital regulamenta a seleção para o Curso de Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional.

  • Vagas Totais: 45 vagas.

  • Distribuição: 20% das vagas são destinadas aos servidores do IFG, mas, caso não sejam preenchidas, serão revertidas para o público geral.

  • Modalidade: Presencial.

Quem Pode se Inscrever?

O processo seletivo é direcionado a profissionais que atuam ou objetivam atuar em contextos de ensino da educação básica e da educação profissional e tecnológica. Os candidatos devem ser graduados em qualquer curso de nível superior, com certificação de conclusão de curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Publicidade!

Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.

Inscrição, Classificação e Seleção

As inscrições para o Curso de Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente na forma online através do Formulário Eletrônico e o envio dos documentos exigidos em formato PDF até o dia 18 de janeiro de 2026.

Documentação Importante: É obrigatório possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documento de identificação oficial com foto. Os documentos a serem submetidos incluem o Diploma de graduação (ou declaração de conclusão, com prazo para apresentação do diploma até o final do primeiro semestre letivo de 2026), Histórico Escolar, Carteira de Identidade, CPF, o Critérios de Pontuação para a Avaliação do Currículo Anexo 1 (preenchido, impresso e assinado) e os documentos comprobatórios do Anexo 1 (Arquivo único em PDF).

A seleção será feita em duas etapas, e o candidato que não cumprir qualquer delas será automaticamente eliminado:

  1. Primeira etapa: Exame da documentação e homologação da inscrição (Eliminatória): A Comissão designada analisará a documentação para verificar o atendimento aos termos do edital.

  2. Segunda etapa: Análise do Formulário de Avaliação de Currículo Acadêmico-Profissional com suas devidas comprovações (Classificatória): Esta etapa de análise do currículo (Formação acadêmica e Experiência profissional, conforme Anexo 1) só ocorrerá se o número de candidatos for maior que o número de vagas disponíveis.

Publicidade!

A pontuação final será obtida a partir da nota alcançada na Primeira etapa ou, no caso de maior número de candidatos do que de vagas, a partir da nota alcançada na Segunda etapa. Serão considerados aprovados os 45 candidatos classificados que obtiverem maior média na pontuação final. O resultado final está previsto para 03 de fevereiro de 2026, com o período de matrículas dos selecionados ocorrendo de 04 a 11 de fevereiro de 2026 na Coordenação de Registros Acadêmicos e Escolares (Corae) do Câmpus Inhumas.

Esta é sua chance de obter uma Especialização IFG em uma área de alta demanda. Não perca o prazo para se inscrever e garantir sua vaga neste curso gratuito e de qualidade!

Publicidade!

Dália de Carvalho

Pedagoga formada em 2000, com ampla experiência na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, atuando como professora e gestora escolar. Especialista na produção de textos para a área educacional e na elaboração de materiais voltados a oportunidades de emprego no setor.

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Botão Voltar ao topo