O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), campus Belém, anunciou uma excelente oportunidade para profissionais da educação e interessados na temática étnico-racial. Trata-se do processo seletivo para a Especialização em Educação para as Relações Etnico-raciais e História e Cultura Afro-brasileira e Africana, oferecida na modalidade a distância (EAD). O curso é totalmente gratuito e visa aprofundar os conhecimentos na área, em conformidade com as leis 10.639/2003 e 11.645/2008.
Especialização EAD gratuita no IFPA! São 150 vagas para o curso de Relações Étnico-Raciais. Inscrições abertas. Veja o edital!
O Edital 24/2025 detalha a oferta de 150 vagas para o curso de Pós-Graduação Lato Sensu. A especialização é fomentada pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) e pela CAPES.
O curso será ofertado na modalidade EAD e terá uma carga horária total de 420 horas, divididas entre disciplinas (360h) e a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (60h). As vagas estão distribuídas em cinco polos da UAB no Pará: Ananindeua (30), Barcarena (30), Conceição do Araguaia (30), Cametá (30) e São Sebastião da Boa Vista (30).
O processo seletivo também reserva vagas para ações afirmativas, incluindo cotas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas transgêneras, transexuais ou travestis.
Quem Pode Participar?
A especialização destina-se, preferencialmente, a professores da Educação Básica (redes federal, estadual, municipal e privada). Além deles, também podem se candidatar membros de comunidades tradicionais e da sociedade civil organizada. O edital também permite a participação de outros profissionais portadores de diploma de curso superior devidamente registrado no MEC.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram
Inscrições: Como e Quando Fazer
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma:
- Período de Inscrição: De 14 de novembro de 2025 a 15 de dezembro de 2025.
- Como se inscrever: O candidato deverá enviar toda a documentação exigida (como diploma, histórico, documentos pessoais e carta de intenção) em formato PDF para o e-mail: [email protected]. Mais informações no Site do IFPA.
Todos os detalhes, anexos e atualizações do processo seletivo estão disponíveis no portal oficial de processos seletivos do IFPA.
O processo seletivo será dividido em etapas, sendo a principal a análise da Carta de Intenção com Memorial, que tem caráter eliminatório. Para ser aprovado, o candidato precisa obter nota mínima 7 (sete) nesta carta e comprovar experiência de no mínimo um ano no magistério. Candidatos que optarem pelas vagas de ações afirmativas também passarão pelo procedimento de heteroidentificação.
Esta é uma oportunidade significativa para educadores e profissionais que buscam qualificação para aplicar as diretrizes da educação das relações étnico-raciais em sala de aula. O curso do IFPA visa qualificar profissionais para atender às determinações legais e aprofundar o debate teórico e metodológico sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no Brasil.



