Para profissionais que buscam se destacar no mercado educacional, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) acaba de abrir as portas para uma qualificação de alto nível. O Campus Formoso do Araguaia lançou o Edital 11/2025, que regulamenta o processo seletivo para uma pós-graduação totalmente gratuita e a distância, focada em um dos temas mais relevantes da atualidade: a tecnologia na sala de aula.
IFTO abre 150 vagas para pós-graduação gratuita EaD em Educação e Tecnologias Digitais. Inscrições até 20/11. Não perca essa chance de se especializar!
O curso oferecido é a Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação e Tecnologias Digitais, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/IFTO). A formação é totalmente gratuita, sem qualquer taxa de inscrição ou mensalidades.
Serão 150 vagas totais, oferecidas na modalidade a distância (EaD), com 18 meses de duração e carga horária de 405 horas. O curso prevê encontros presenciais obrigatórios (oito no total) nos polos de apoio. As vagas estão distribuídas em 30 oportunidades para cada um dos 5 polos no Tocantins:
- Ananás – TO
- Dianópolis – TO
- Guaraí – TO
- Palmeirópolis – TO
- Taguatinga – TO
Quem Pode se Inscrever
A oportunidade é aberta a candidatos que possuam diploma de curso de graduação em qualquer área do conhecimento, desde que devidamente reconhecido pelo MEC. O público-alvo prioritário são profissionais que atuam ou tenham interesse em atuar em cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT).
Candidatos que ainda não possuam o diploma físico, mas já concluíram a graduação, poderão se inscrever utilizando uma declaração ou certidão de conclusão, acompanhada do histórico escolar.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram
Prazo de Inscrição e Seleção:
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, no Formulário Disponibilizado no Edital. O o período de inscrição iniciou em 5 de novembro e vai somente até as 23h59 do dia 20 de novembro de 2025.
Atenção: este processo seletivo não terá prova. O critério único para o preenchimento das vagas será a ordem cronológica de inscrição dos candidatos que enviarem a documentação completa e correta. Basicamente, quem enviar primeiro todos os documentos exigidos, e tiver a inscrição homologada, garante a vaga.
Em caso de empate (inscrições registradas no mesmo instante), o critério de desempate será a maior idade do candidato.
Esta é uma excelente oportunidade para educadores e profissionais de todas as áreas que desejam se especializar no uso de tecnologias digitais no contexto educacional, especialmente na EPT. O curso do IFTO visa capacitar os alunos para os desafios da docência no século XXI, abordando temas como metodologias ativas, ambientes virtuais de aprendizagem e gamificação, qualificando-os gratuitamente em uma instituição federal de renome.



