Cursos GratuitosEADGraduaçãoIFSULDEMINASOportunidade

IFSULDEMINAS Abre Vagas em Licenciatura em Pedagogia EaD e Semipresencial

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) publicou o Edital 180/2026 – Processo Seletivo Unificado de Transferência, que abre vagas para o curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades EaD com encontros presenciais e Semipresencial. O processo contempla candidatos de Transferência Interna, Transferência Externa, Obtenção de Novo Título e Reingresso, com oferecimento em três polos de educação a distância.

Publicidade...

Ao todo, são 396 vagas distribuídas nos polos de Bragança Paulista, Machado e Muzambinho, para os 2º, 4º, 6º e 8º períodos do curso. As inscrições ficam abertas até 31 de julho de 2026, às 17h59 (horário de Brasília), e devem ser feitas em duas etapas pelo portal do vestibular do instituto.

Como funciona a seleção para Pedagogia EAD

O processo seletivo é realizado em uma única etapa, por análise documental e sem provas, considerando a compatibilidade entre a matriz curricular de origem do candidato e o curso de Pedagogia do IFSULDEMINAS, além do desempenho registrado no histórico escolar.

Leia também: IFSULDEMINAS abre inscrições para 4.500 vagas em cursos técnicos gratuitos

Vagas disponíveis por polo e período

Publicidade!

As 396 vagas do Edital 180/2026 estão distribuídas em quatro períodos (2º, 4º, 6º e 8º) nos três polos de oferecimento. O quadro abaixo detalha a quantidade por polo, período e modalidade:

Polo Período Modalidade Vagas
Bragança Paulista Semipresencial 1
Bragança Paulista EaD com encontros presenciais 20
Bragança Paulista EaD com encontros presenciais 75
Bragança Paulista EaD com encontros presenciais 51
Total Bragança Paulista 147
Machado EaD com encontros presenciais 22
Machado EaD com encontros presenciais 38
Machado EaD com encontros presenciais 38
Total Machado 98
Muzambinho Semipresencial 42
Muzambinho EaD com encontros presenciais 44
Muzambinho EaD com encontros presenciais 22
Muzambinho EaD com encontros presenciais 43
Total Muzambinho 151
Total Geral 396

Candidatos matriculados no polo de Muzambinho podem solicitar mudança de polo dentro da modalidade de Transferência Interna, conforme previsto no edital.

A Licenciatura em Pedagogia do IFSULDEMINAS é ofertada nas modalidades a distância com encontros presenciais e semipresencial, o que permite que profissionais em exercício cursem a graduação sem abandonar suas atividades. O programa prioriza a formação de educadores para atuar em escolas e redes de ensino, com flexibilidade de horários e possibilidade de mudança de polo.

Leia também: Programa UAB oferta 1.908 vagas em bacharelados EAD gratuitos em duas universidades

Modalidades de ingresso aceitas

Publicidade!

O Edital 180/2026 atende quatro modalidades de ingresso, cada uma com requisitos próprios de elegibilidade.

1. Transferência Interna

Destinada a candidatos regularmente matriculados em cursos de graduação do IFSULDEMINAS. Requisitos:

  • Estar matriculado em curso de graduação do IFSULDEMINAS em área afim à Pedagogia;
  • Ter cursado o primeiro período do curso de origem;
  • Não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem;
  • Candidatos no polo Muzambinho podem solicitar mudança de polo dentro desta modalidade.

2. Transferência Externa

Para candidatos de outras instituições de ensino superior. Requisitos:

  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação de área afim à Pedagogia em outra instituição de ensino superior (IES);
  • Ter cursado o primeiro período do curso de origem;
  • Ter sido aprovado em pelo menos 60% das disciplinas cursadas;
  • Não ter concluído mais de 80% da carga horária total do curso de origem.

3. Obtenção de Novo Título

Para diplomados em cursos superiores. Requisitos:

  • Possuir diploma de curso superior conferido por instituição brasileira ou estrangeira (revalidado pelo MEC);
  • Prioridade para candidatos de áreas afins à Pedagogia, segundo grande área do CNPq.

4. Reingresso

Para ex-estudantes da instituição. Requisitos:

  • Cumprir os prazos e condições da Resolução CONSUP nº 075/2020;
  • Formalizar pedido de reingresso mediante inscrição neste processo seletivo.

Cronograma do Processo Seletivo

Etapa Data/Prazo
Publicação do edital 13 de julho de 2026
Inscrições 13 a 31 de julho de 2026 (até 17h59)
Resultado preliminar 06 de agosto (14h)
Recursos ao resultado preliminar 06 a 10 de agosto (14h)
Resultado final (Chamada Única) 12 de agosto (14h)
Solicitação de matrícula 13 a 18 de agosto (17h59)
Resultado preliminar de matrículas 19 de agosto (14h)
Recursos de matrículas 19 a 21 de agosto (14h)
Resultado final de matrículas 24 de agosto (14h)

* Todos os horários seguem o horário oficial de Brasília.

Critérios de Avaliação

A seleção é realizada em uma única etapa de análise documental, considerando a Compatibilidade de Matriz Curricular (se a formação do candidato é compatível com o curso de Pedagogia) e a Análise do Histórico Escolar (avaliação do desempenho acadêmico).

Os critérios de classificação seguem esta ordem: maior compatibilidade curricular; maior número de disciplinas cursadas na área afim com aprovação; e maior Índice de Rendimento Acadêmico (IRA/CRA). Em caso de empate, o critério de desempate é a maior idade.

Como se inscrever

As inscrições ocorrem em duas etapas: primeiro, a inscrição no sistema, com preenchimento de dados básicos e seleção do curso; depois, o preenchimento de formulário com envio de documentos. É obrigatório o upload da documentação em arquivo único em formato PDF.

Os candidatos podem se inscrever no portal do vestibular do IFSULDEMINAS, até 31 de julho de 2026, às 17h59 (horário de Brasília). Inscrições incompletas, com apenas uma das duas etapas preenchida, serão consideradas inválidas.

Leia também: Duas universidades abrem 29 vagas para orientador, tutor e instrutor de cursos EAD

Prazos e orientações finais

Candidatos aprovados nas modalidades de Transferência devem providenciar o cancelamento de sua matrícula na instituição de origem, conforme a Lei nº 12.089/2009. Já os candidatos aprovados em Reingresso não precisam realizar procedimento de matrícula: a secretaria reativa o vínculo automaticamente no sistema.

Para esclarecimentos sobre a inscrição, os candidatos podem entrar em contato pelo e-mail vestibular@ifsuldeminas.edu.br. Os dados desta matéria foram extraídos do texto integral do Edital 180/2026, que deve ser lido na íntegra no portal oficial do IFSULDEMINAS.

Acompanhe editais e seleções de graduação em primeira mão:

📲 Canal do PEBSP no WhatsApp

✈️ Canal do PEBSP no Telegram

📸 PEBSP no Instagram

Publicidade!

Denis Costa

Denis Costa atua na internet desde 2008, por meio de web rádios, canais de Youtube e blogs. Desde 2018 atua no Portal PEBSP.com escrevendo notícias de concursos, processos seletivos e cursos gratuitos para professores. É Graduado em Pedagogia.

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Botão Voltar ao topo