O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), através do Campus Inconfidentes, lançou uma excelente oportunidade para quem busca qualificação na área educacional. Foi publicado o edital para o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Educação Inclusiva: Formação de Profissionais para Apoio Escolar. A formação será oferecida na modalidade remota, permitindo que estudantes de qualquer localidade possam participar.
O IFSULDEMINAS abre 2000 vagas para curso remoto e gratuito em Educação Inclusiva! Inscrições vão até 17 de novembro.
O Edital Nº 65/2025 detalha a oferta de 2000 vagas para o curso. Esta formação em “Educação Inclusiva: Formação de Profissionais para Apoio Escolar” é totalmente gratuita, sem taxas de inscrição ou mensalidades, e possui uma carga horária total de 120 horas. Por ser um curso remoto, todo o conteúdo e atividades serão disponibilizados através de um ambiente virtual de aprendizagem.
Quem Pode se Inscrever
Uma das grandes vantagens deste edital é a acessibilidade. O processo é aberto a todos os interessados que atendam a requisitos básicos. Para se inscrever, o candidato precisa possuir número de CPF e documento de identidade válidos e preencher corretamente todas as perguntas do formulário de inscrição online.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.
Prazo de Inscrição e Seleção:
Os interessados devem ficar atentos ao cronograma, pois o prazo de inscrição vai de 10 de outubro até o dia 17 de novembro de 2025. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, através do portal oficial do IFSULDEMINAS.
O diferencial mais significativo deste processo seletivo é o método de classificação: as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Isso significa que não haverá prova ou análise de currículo; os primeiros 2000 candidatos que se inscreverem corretamente e cumprirem os requisitos garantirão a vaga.
O período de realização do curso está programado para ocorrer entre 20 de outubro e 19 de dezembro de 2025. Para receber o certificado de conclusão, o estudante deverá obter uma média mínima de 60% de aproveitamento nas avaliações e frequência.



