IFSP publica edital para curso de extensão gratuito de cuidador de idosos com 40 horas; seleção será por ordem de inscrição e pré-requisito é ensino fundamental incompleto.
IFSP abre inscrições para curso gratuito de Noções Básicas de Cuidados com Idosos no Campus Jardim Ângela
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) – Campus São Miguel Paulista, está com inscrições abertas para um processo seletivo simplificado. A oportunidade é para o curso de extensão gratuito “Noções básicas de cuidados com Idosos”, oferecido pelo Campus Jardim Ângela em parceria com o Campus São Miguel Paulista. A seleção é regida pelo Edital N° 1/2025 e visa preencher vagas para a formação que começa ainda este mês.
Sobre o Curso e Vagas
O curso foca em “Noções básicas de cuidados com Idosos” e terá uma carga horária total de 40 horas. A duração prevista é de 3 semanas, com início em 26 de novembro de 2025 e término em 12 de dezembro de 2025.
As vagas são distribuídas da seguinte forma:
-
70% para Ampla Concorrência.
-
25% reservadas para candidatos PPIQ (Pessoas autodeclaradas Pretas, Pardas, Indígenas e Quilombolas).
-
5% reservadas para Candidatos com Deficiência (PCD).
Quem Pode se Inscrever
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve atender a pré-requisitos acessíveis. É exigido apenas o Ensino Fundamental Incompleto. Além disso, os interessados devem ter idade a partir de 16 anos.
As inscrições são totalmente gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet. O prazo para se candidatar vai de 11 de novembro de 2025 até 17 de novembro de 2025. Os interessados devem preencher o Formulário Eletrônico.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram
Como Funciona a Seleção
A seleção dos candidatos será realizada por Ordem de Inscrição. Isso significa que os primeiros inscritos que cumprirem os pré-requisitos (idade mínima e escolaridade) serão classificados automaticamente. O processo obedecerá à divisão de vagas entre ampla concorrência e as cotas (PPIQ e PCD). A lista preliminar de classificados será divulgada em 18 de novembro.
Este processo seletivo é uma excelente oportunidade para quem busca qualificação rápida e gratuita em uma área com alta demanda. Após o período de recursos (19/11) e a divulgação da lista final (21/11) , as matrículas ocorrerão nos dias 24 e 25 de novembro. O início das aulas está previsto para 26 de novembro de 2025.



