Pós-graduação gratuita e EAD: Oportunidade de especialização em relações étnico-raciais do IFPA é voltada preferencialmente para professores da educação básica; inscrições abertas.
IFPA lança edital para especialização gratuita EAD em Relações Étnico-Raciais com 150 vagas
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)– Campus Belém abriu um novo processo seletivo para o preenchimento de 150 vagas em um curso de pós-graduação lato sensu. A oportunidade é para a Especialização em Educação para Relações Etnico-raciais- História e Cultura Afro-brasileira e Africana, ofertada na modalidade EAD (Educação a Distância) e de forma totalmente gratuita. O processo é regido pelo Edital 24/2025 UAB/IFPA Campus Belém.
O curso é gratuito e será ministrado na modalidade EAD, com carga horária total de 420 horas.
As vagas estão distribuídas igualmente em cinco Polos da UAB: Ananindeua (30 vagas), Barcarena (30 vagas), Conceição do Araguaia (30 vagas), Cametá (30 vagas) e São Sebastião da Boa Vista (30 vagas). Do total de vagas, 75 são destinadas à ampla concorrência e 75 são reservadas para ações afirmativas (incluindo vagas para candidatos negros, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas transgêneras).
Quem Pode se Inscrever
A especialização gratuita do IFPA destina-se, preferencialmente, a professores da educação Básica (incluindo docentes das redes federal, estadual, municipal e privada). Além disso, o público-alvo engloba membros de comunidades tradicionais e da sociedade civil organizada. Outros profissionais que sejam portadores de diploma de curso superior devidamente registrado pelo MEC também podem participar da seleção.
Inscrições e Processo Seletivo
As inscrições são gratuitas e os candidatos devem enviar toda a documentação exigida no edital (como diploma, histórico, documentos pessoais e a carta de intenção) em formato PDF.
As inscrições devem ser realizadas de 14/11/2025 a 15/12/2025 exclusivamente pelo e-mail [email protected] .
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.
O processo seletivo do IFPA será dividido em duas etapas principais. A primeira consiste na inscrição com o envio correto de todas as documentações comprobatórias. A segunda etapa, de caráter eliminatório, será a análise da Carta de Intenção (Memorial).
Para ser aprovado, o candidato deverá obter nota mínima 7 (sete) na carta de intenção e também comprovar pelo menos um ano de experiência no magistério. Candidatos que concorrem às vagas de ações afirmativas também passarão por um processo de heteroidentificação.
Esta é uma excelente oportunidade para profissionais da educação que buscam qualificação gratuita e a distância em temas fundamentais para a implementação das leis 10.639/2003 e 11.645/2008. A especialização EAD do IFPA foca no aprofundamento teórico e metodológico sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, qualificando docentes para atuar de forma mais eficaz na Educação Básica. Os interessados devem ler atentamente o edital e não perder o prazo de inscrição.



