O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – Campus Bambuí acaba de anunciar uma excelente oportunidade para profissionais da educação que buscam aprofundar seus conhecimentos. Foi publicado o Edital 1029/2025, que rege o processo seletivo para a Pós-Graduação Lato Sensu em Educação para Relações Étnico-Raciais. O curso, com início previsto para o primeiro semestre letivo de 2026, será ofertado integralmente na modalidade a distância (EAD).
IFMG abre vagas para Especialização EAD em Relações Étnico-Raciais! São 26 vagas no Campus Bambuí. Inscrições em novembro. Saiba mais!
A especialização é desenhada para capacitar profissionais no debate e na prática pedagógica sobre as relações étnico-raciais. O curso terá duração de três semestres letivos, com uma carga horária total de 420 horas. Sendo 100% EAD, ele contará com aulas síncronas (ao vivo, no período noturno das 19h às 22h) e atividades assíncronas. Importante destacar que as aulas ao vivo serão gravadas, garantindo flexibilidade para os alunos que não puderem participar em tempo real.
No total, são oferecidas 26 vagas. Essas vagas são distribuídas em três perfis profissionais (Docentes, Servidores não docentes e Servidores do IFMG) e divididas entre ampla concorrência e ações afirmativas. As cotas reservam vagas para candidatos autodeclarados pretos(as) e pardos(as), indígenas e quilombolas, e pessoas com deficiência (PcD).
Quem Pode se Inscrever?
O público-alvo é amplo. Podem se candidatar profissionais de qualquer área que possuam diploma de curso superior reconhecido pelo MEC. O pré-requisito fundamental é que o candidato comprove vínculo empregatício em instituições escolares (públicas ou particulares, seja da educação básica ou do ensino superior). Esse vínculo deve ter ocorrido em algum momento a partir de 01 de janeiro de 2022, independentemente do tempo de duração.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram
Prazo de Inscrição e Seleção da Especialização EAD do IFMG:
Os interessados devem ficar atentos ao cronograma. As inscrições estarão abertas das 8h00 do dia 03 de novembro de 2025 até às 22h00 do dia 01 de dezembro de 2025. Todo o processo é feito online através do Formulário de inscrição
Para confirmar a candidatura, é necessário o pagamento de uma Taxa de Apoio no valor de R$ 60,00, paga por GRU. Candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) podem solicitar a isenção da taxa no período de 03 a 14 de novembro de 2025.
O processo seletivo será dividido em três etapas principais. A primeira etapa é classificatória e avaliará o “Tempo de trabalho em Instituições Escolares”. A pontuação será de 0,4 ponto por mês completo trabalhado (até o máximo de 125 meses), podendo chegar a 50 pontos.
Os classificados avançam para a segunda etapa, que consiste na “Comprovação do tempo de serviço”, onde os documentos enviados serão validados pela comissão. A terceira e última etapa é a análise de um “Vídeo de Apresentação”. O vídeo deve ter duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos e também valerá até 50 pontos. A nota final será a soma dos pontos do tempo de serviço e do vídeo.



