Se você atua no setor público e deseja dar um salto na carreira com um diploma federal, essa é a sua chance. A Universidade Federal do Rio Grande (FURG) lançou edital com 150 vagas gratuitas para o curso de Bacharelado em Administração Pública na modalidade a distância (EaD).
O curso faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) e as inscrições seguem abertas até o dia 21 de maio de 2026, exclusivamente pelo portal da COPERSE. Não deixe para a última hora!
Sem Vestibular: FURG abre 150 vagas em Bacharelado Gratuito de Administração Pública EaD. Inscrições até 21/05!
Exclusivo para servidores públicos
O processo seletivo é destinado exclusivamente a agentes públicos em exercício (sejam municipais, estaduais ou federais) que tenham o Ensino Médio completo. Isso engloba profissionais de saúde, educação, segurança pública, assistência social, setores administrativos, entre outras áreas da máquina pública.
Como funciona o curso e onde estão as vagas
O Bacharelado em Administração Pública visa formar líderes capacitados para planejar, executar e avaliar políticas públicas com excelência. Embora o curso seja ofertado em formato EaD (permitindo conciliar os estudos com o trabalho), há a exigência de participação presencial obrigatória nos polos de apoio para avaliações e encontros específicos. Essas idas aos polos ocorrem, prioritariamente, no turno da noite em dias úteis ou aos sábados.
As 150 oportunidades para o segundo semestre de 2026 estão distribuídas em sete polos no Rio Grande do Sul. Veja as cidades contempladas:
- Agudo — 20 vagas
- Hulha Negra — 15 vagas
- Novo Hamburgo — 30 vagas
- Picada Café — 15 vagas
- São José do Norte — 20 vagas
- Sapucaia do Sul — 30 vagas
- Santa Vitória do Palmar — 20 vagas
Atenção: A política de cotas está garantida. Cada polo divide suas vagas entre ampla concorrência e as modalidades de ações afirmativas da Lei nº 12.711/2012 e da própria FURG.
Como é feita a seleção (Sem Provas)
Fugindo do formato tradicional, não haverá prova teórica. A sua classificação dependerá de apenas dois fatores: Histórico Escolar do Ensino Médio (peso de 70%), utilizando as médias de Português e Matemática, e uma Carta de Intenção redigida de próprio punho (peso de 30%). Cuidado: a carta tem caráter eliminatório e exige nota mínima de 2,0 pontos!
Critérios de Avaliação em Detalhes
A avaliação da Carta de Intenção (Etapa I) analisará três dimensões do candidato: sua história de vida e relação com a gestão pública (até 4 pontos), sua trajetória acadêmica/profissional (até 4 pontos) e suas ideias para a melhoria da gestão pública (até 2 pontos).
Já na Etapa II (Histórico Escolar), a nota final pode chegar a 10,0. Quem concluiu o ensino médio por meio de exames certificadores, como o ENEM ou o ENCCEJA, terá suas notas convertidas para a escala decimal através de uma fórmula detalhada no próprio edital.
Inscrições: Acesse o portal da FURG
O processo de inscrição é totalmente digital. O candidato precisa acessar o portal oficial, preencher o formulário, escolher o polo de apoio, responder ao questionário socioeconômico e anexar os documentos exigidos. A taxa de inscrição custa R$ 50,00 e pode ser paga via PIX diretamente no sistema até o dia 22 de maio de 2026.
Inscrições abertas até 21/05/2026
Atenção Máxima à Carta de Intenção
Existem regras estritas para a carta: ela deve ter entre 40 e 80 linhas, ser escrita a próprio punho (com caneta azul ou preta) utilizando o modelo oficial (Anexo II do edital). Não é permitido nenhum tipo de rasura ou marca que identifique o candidato. O descumprimento elimina o candidato do processo.
Fique de olho no Cronograma
- Até 21/05/2026 — Período oficial de inscrições
- 06/05/2026 — Resultado das solicitações de isenção da taxa
- 22/05/2026 — Data limite para pagamento da taxa de inscrição
- 02/06/2026 — Divulgação da lista prévia de inscritos
- 30/06/2026 — Divulgação preliminar das notas por etapa
- 07/07/2026 — Lista de Classificação Geral Final
- 08 a 12/07/2026 — Envio da documentação online para matrícula
- 03/08/2026 — Início oficial das aulas
Vagas Remanescentes: Oportunidade para o Público Geral
Não é servidor público? Não desanime! O edital estabelece que, caso sobrem vagas ao fim deste processo seletivo, a FURG poderá lançar um edital complementar voltado para o público geral. Vale a pena ficar acompanhando as publicações da universidade.
Fique por dentro de todos os editais e cursos gratuitos
Informações Oficiais do Edital
| Edital | Nº 8, de 10 de abril de 2026 — FURG/PROGRAD |
| Instituição | Universidade Federal do Rio Grande (FURG) |
| Curso | Bacharelado em Administração Pública |
| Modalidade | EaD — Sistema UAB/CAPES |
| Vagas | 150 (distribuídas em 7 polos no RS) |
| Público-alvo | Agentes públicos em exercício (municipal, estadual ou federal) |
| Requisito | Ensino Médio completo |
| Seleção | Sem Provas: Histórico Escolar (70%) + Carta de Intenção (30%) |
| Inscrições | Até 21/05/2026 — coperse.furg.br |
| Dúvidas | [email protected] | [email protected] (matrículas) |



