MECNotíciasOportunidade
News

É Oficial! Carteira do Professor Chega em Outubro e o MEC já inicia os cadastros de interessados!

O Ministério da Educação (MEC) confirmou: a partir de outubro de 2025, mês do Professor, os docentes do Brasil começarão a receber a nova Carteira Nacional de Docente no Brasil (CNDB). O anúncio, feito pelo ministro Camilo Santana, marca um passo importante na valorização da categoria, oferecendo um documento de identificação único com validade nacional e um pacote de vantagens exclusivas.

Você é Professor? MEC Lança Carteira com Vantagens Exclusivas. Saiba Como Pedir a Sua.

Publicidade...

A criação da carteira foi autorizada pelo Projeto de Lei (PL) 41/2025, aprovado em regime de urgência pela Câmara dos Deputados. A expectativa é que a sanção presidencial ocorra no dia 15 de outubro, consolidando a iniciativa.

“Com a aprovação da Carteira Nacional de Docente no Brasil, o Congresso Nacional reconhece a profissão mais importante da nação”, destacou o ministro, reforçando que o documento visa celebrar e apoiar os educadores que formam todas as outras profissões do país.

Quais os Benefícios da Nova Carteira do Professor do MEC?

A CNDB não será apenas um documento de identificação. Ela funcionará como um passaporte para uma série de vantagens pensadas para valorizar o profissional da educação. Confira os benefícios já confirmados:

  • Descontos em Cultura e Lazer: Acesso a meia-entrada ou descontos em cinemas, teatros, shows e outros eventos culturais.
  • Vantagens em Hotelaria: Parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) que garante 15% de desconto nas tarifas de diárias em hotéis associados por todo o Brasil.
  • Cartão de Crédito Especial: Os professores terão acesso a um cartão de crédito exclusivo, vinculado à Caixa Econômica Federal ou ao Banco do Brasil, com isenção total de anuidade.
  • Novas Vantagens a Caminho: O ministro Camilo Santana adiantou que mais benefícios serão anunciados em outubro, durante o evento de sanção da lei e lançamento oficial das carteiras.

Quem Tem Direito à Carteira Nacional de Docente?

Publicidade!

A CNDB é um documento destinado a todos os professores da educação básica, tanto da rede pública quanto da privada, em todas as esferas de atuação:

  • Professores da rede federal;
  • Professores da rede estadual;
  • Professores da rede municipal.

Como Solicitar a Carteira Nacional do Professor? Passo a Passo

A emissão do documento será centralizada pelo MEC. Os interessados já podem iniciar o processo de cadastro seguindo estes passos:

  1. Acesse o Portal: Entre no site oficial do programa Mais Professores para o Brasil.
  2. Login com Gov.br: A autenticação é feita utilizando a conta da plataforma Gov.br, com o CPF e a senha já cadastrados.
  3. Preencha seus Dados: No cadastro, o professor deverá informar seus dados pessoais e o tipo de vínculo de docência que possui, além do município e estado de atuação.
  4. Aguarde a Validação: O sistema do MEC fará a verificação automática das informações, cruzando os dados com as bases do governo federal, como a Receita Federal e os registros do Censo Escolar.

O prazo final para a emissão da carteira dependerá da consistência e da disponibilidade dessas informações nos bancos de dados oficiais. Estados e municípios terão a responsabilidade de manter os dados dos profissionais da educação sempre atualizados para garantir a agilidade do processo.

Publicidade!

Redação

A Redação do Site PEBSP.com é uma equipe multidisciplinar composta por profissionais que amam escrever sobre cursos, concursos e oportunidades na Educação!

Artigos relacionados

Inscrever-se
Notificar de
guest

4 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Gisele Maria Charbel Moreira
Gisele Maria Charbel Moreira
3 meses atrás

É de grande merecimento para a classe profissional dos professores alguns poucos privilégio que nos ofertam quando o salário não tem validade específica à todas as necessidades dos mesmos.

Murilo Gentil
Murilo Gentil
3 meses atrás

Fiz meu cadastro no dia 02/09 em Belo Horizonte (MG). No dia 03/09 recebi uma ligação de uma professora do Rio de Janeiro, me informando meus dados. Ela disse que, ao tentar se cadastrar, todas as minhas informações apareceram pra ela. E ela me envio um print de sua tela com minhas i formações para que eu tome providências. Como outra prova, ela me ligou e enviou por e-mail meus dados. Não há segurança. E a proteção de dafos?

Cássia
Cássia
Responder para  Murilo Gentil
2 meses atrás

Resolveu?

Edson
Edson
2 meses atrás

Um passo de cobrar anuidade dos desvalorizados Professores, essa sacada é de gênio, joga o milho e os pobres coitados esgurracados Professores caem, depois vem a cobrança de taxa, vocês acreditam que alguém nesse país rico e miserável ao mesmo tempo, possa estar preocupado com essa Profissão? É o mesmo que acreditar que pai Noel existe,

Botão Voltar ao topo