2022Colégio Pedro IICursosEspecializaçãoMECOportunidadePós-Graduação
News

CP2 – MEC abre inscrições para 12 cursos de Especialização

São oferecidos 12 cursos de Pós-Graduação com mais de 300 vagas.

O Colégio Pedro II – CP2 é uma instituição vinculada ao Ministério da Educação – MEC conhecido por sua excelência e tradição na oferta do Ensino Básico, Técnico e Superior. É um dos colégios mais antigos do país e conta com unidades em diversas cidades no estado do Rio de Janeiro.

Tem como missão promover a educação de excelência, pública, gratuita e laica através da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo, assim para a formação de profissionais capazes de atuar no mercado de trabalho público e privado.

Confira os cursos de Especialização oferecidos pelo CP 2 – MEC:

cursos especialização MEC
12 Cursos de Especialização abrem inscrições para 2022 com mais de 300 vagas.

Como forma de promover a formação continuada na área da Educação por meio da oferta de cursos de especialização, o CPII publicou 12 editais de seleção para os cursos de pós-graduação com ingresso no ano letivo de 2022.

Confira os cursos e vagas dos cursos de Especialização do CP2 – MEC:

Ao todo, são oferecidas 309 vagas divididas em 12 cursos de pós-graduação gratuitos, conforme disposto a seguir

1. Especialização em Ensino de História

Tem como objetivo formar especialistas capazes de contribuírem para a consolidação e fortalecimento do campo de Ensino da História, promovendo a formação atualizada para professores da área.

O curso se estrutura em 375 horas divididas em disciplinas presenciais a serem ministradas no Campus Tijuca II. Para esse edital, são oferecidas 32 vagas.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

2. Especialização em Educação Psicomotora

Tem como proposta formar pós-graduados para a intervenção consciente com bases na psicomotricidade na educação, estimulando os cursistas a estudarem e compreender os processos de desenvolvimento e estruturação do sujeito por meio da integração de conhecimentos das Neurociências, Filosofia e Psicanálise.

A seleção se dará em dois critérios: Exame escrito e Carta de Intenções. São disponibilizadas 27 vagas com ingresso em 2022. As atividades serão realizadas no Campus de São Cristóvão.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

3. Especialização em Ensino de Ciências e Biologia

Oferecido no campus de São Cristóvão III e com 20 vagas, o curso de tem como objetivo formar professores para o ensino de ciências e biologia para o exercício da docência nos anos finais e Ensino médio.

A seleção se dará por meio de exame escrito classificatório e eliminatório realizadas remotamente.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

4. Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica.

Realizado presencialmente no Campus São Cristóvão III, com atividades a distância e encontros presenciais mensais, o curso tem como proposta subsidiar professores para a educação em música com foco no ensino básico.

São 20 vagas com seleção realizada por meio de:

  • Exame escrito
  • Vídeo de Apresentação
  • Análise Documental

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

5. Especialização em Ensino de Espanhol

Com foto na formação de professores para o engajamento no exercício da profissão com foco na contribuição teórica, didático-pedagógica de professores de espanhol, o curso tem oferta de 25 vagas para o ano de 2022.

Para classificar os candidatos, será aplicado exame escrito com avaliação realizada por Banca Examinadora constituída para o processo.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

6. Especialização em Ensino de Química

Com aulas realizadas às quintas-feiras no campus Centro, o curso tem como proposta garantir atualização teórica-metodológica para o ensino de química por parte de professores da educação básica.

A carga horária é de 375 horas que serão cumpridas no prazo de 12 meses. São oferecidas 20 vagas com seleção por meio de Exame Escrito e Exame Oral.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

7. Pós-Graduação em Ciências Sociais e Educação Básica

O curso tem como finalidade formar docentes visando a contribuição didático-pedagógica e tecnológica de professores de sociologia de profissionais da área de ciências humanas e sociais aplicadas.

O curso é presencial, desde que atendidas as condições sanitárias. São disponibilizada 25 vagas para professores.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

8. Especialização em Ensino de Física na Educação Básica

Tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Física na Educação Básica, promovendo a atualização e qualificação profissional dos docentes que atuam nessa etapa.

São 20 vagas com inscrições abertas. A seleção será realizada em etapa única: Exame Escrito.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

9. Especialização em Ensino de História da África

Com duração de 375 horas cumpridas ao longo de um ano, o curso tem como objetivo abordar aspectos do Ensino de História da África, garantindo a atualização teórica-metodológica de professores de história.

Parte das 375 horas (72) será realizada com atividades remotas síncronas ou assíncronas. São 32 vagas para ingresso neste ano.

Para a classificação serão utilizadas as notas obtidas no Exame Escrito e Exame Oral.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

10. Especialização em Teorias e Práticas da Geografia Escolar

O Curso destina-se a professores de geografia e pedagogos para o aprofundamento de debates acadêmicos associados a uma dimensão prática, valorizando os saberes docentes e as questões do cotidiano escolar.

A carga horária é de 375 horas realizadas no campus de Tijuca, com possibilidade de atividades remotas limitadas a 40% do curso.

A seleção dos 25 novos cursistas será realizada por Exame Escrito.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

11. Especialização em Étnico-Raciais no Ensino Básico

O curso objetiva atualização profissional de graduados nas áreas da Educação Básica para o trabalho em escolas de ensino básico e para a formação de especialistas em Educação das Relações Étnico-Raciais, História e Cultura Africanas, Afro-brasileiras e indígenas.

São 30 vagas para o ano de 2022, com seleção realizada por Exame Escrito e Exame Oral.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

12. Programa de Residência Docente

De acordo com o Edital, o Programa de Residência Docente é uma Pós-Graduação, com foco na formação continuada, que tem como público-alvo o professor em exercício em escolas de Educação Básica.

São 375 horas com atividades realizadas durante doze meses com possibilidade de prorrogação por 6 meses. São 33 vagas para professores de todas as disciplinas da Educação Básica.

A seleção se dará em duas etapas: Exame Escrito e Exame Oral.

Confira o Edital do curso. 

Inscrições

Inscrições, prazos e taxas:

As inscrições estarão abertas de 18 de janeiro a 03 de março de 2022, pelo site da instituição. A taxa de inscrição é de R$ 100,00.

A seleção para os cursos de Especialização será realizada e definida em cada Edital.

Requisitos e público alvo:

Por se tratar de cursos de pós-graduação, destinam-se exclusivamente a candidatos que comprovem graduação completa em curso devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC.

As informações específicas devem ser verificadas no site da instituição ou em contato com a coordenação dos respectivos cursos.


Acesse os Formulários de INSCRIÇÃO  para os cursos.


Resumo do Curso oferecido:

Curso: Cursos de Especialização
Instituição: Colégio Pedro II
Tipo: Especialização
Modalidade: Diversos
Carga Horária: 375 horas
Vagas: 309 vagas
Inscrições: Até 03/03/2022

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo