Oportunidade é voltada para profissionais da educação e demais interessados, em conformidade com a Lei Lucas. A seleção será por sorteio e as aulas são a distância.
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) lançou um novo edital para o preenchimento de vagas em seu curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Primeiros Socorros no Ambiente Escolar. A iniciativa, parte do projeto Capacita Sul de Minas, oferece formação gratuita e a distância (EAD), visando capacitar profissionais e a comunidade para agir em situações de emergência.
Instituto Federal abre 2 mil vagas para Curso que Aborda a Lei Lucas e os Primeiros Socorros no Ambiente Escolar:
O curso busca capacitar os participantes com noções básicas de primeiros socorros, permitindo uma atuação sistematizada e segura em casos de mal-estar e acidentes. A formação é especialmente relevante por orientar os profissionais de acordo com as diretrizes da Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de escolas públicas e privadas.
Vagas e Modalidade
Serão oferecidas 2.000 (duas mil) vagas para o curso de Primeiros Socorros no Ambiente Escolar. Toda a formação ocorrerá na modalidade a distância (EAD), com uma carga horária total de 120 horas. O conteúdo programático inclui disciplinas como “Introdução aos Primeiros Socorros”, “Engasgo em Adultos e Crianças”, “Parada Cardiorrespiratória” e “Transporte do Acidentado”.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram.
Quem Pode se Inscrever?
As vagas são destinadas a profissionais e estudantes interessados na área, que atendam aos seguintes requisitos mínimos:
- Ter Ensino Médio completo.
- Possuir idade mínima de 18 anos completos.
- Apresentar CPF e Documento de Identidade (ou a nova Carteira de Identidade Nacional – CIN).
Inscrições e Prazos
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente online, no Site do IFSULDEMINAS. O período para se inscrever vai das 8h do dia 12 de agosto de 2025 até as 23h59 do dia 05 de setembro de 2025.
O início das aulas está previsto para 15 de setembro de 2025.
Como Funcionará a Seleção?
A classificação dos candidatos será realizada por meio de um sorteio eletrônico, conduzido de forma automatizada pelo sistema de inscrição. A lista dos selecionados será divulgada no site oficial do IFSULDEMINAS no dia 10 de setembro de 2025, a partir das 14h. Caso o número de inscritos seja inferior ao de vagas, todos serão automaticamente selecionados.
Esta é uma excelente oportunidade para profissionais da educação e demais interessados se adequarem à legislação vigente e, principalmente, estarem preparados para salvar vidas. O certificado será disponibilizado em até 60 dias após o término do curso para os estudantes que atingirem um aproveitamento mínimo de 60%.



