Oportunidade de mestrado profissional para professores de História da Educação Básica (ProfHistória) é coordenado pela UFRJ com apoio da CAPES e oferece vagas em diversas instituições pelo país. Inscrições vão até o dia 13 de novembro.
Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) 2026: Edital Publicado com 677 Vagas em Rede Nacional
Foi publicado o Edital para o Exame Nacional de Acesso 2026 do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), uma chance imperdível para docentes que buscam aprimoramento e qualificação. Coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o programa oferece 677 vagas distribuídas por Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o Brasil, fortalecendo a formação continuada de professores da Educação Básica.
O ProfHistória é um curso de pós-graduação stricto sensu presencial, reconhecido pela CAPES, que visa a melhoria da qualidade do exercício da docência em História. O programa, com oferta simultânea nacional, culmina com o título de Mestre em Ensino de História. Para o ingresso em 2026, serão 638 vagas destinadas à prova nacional unificada e 39 por meio de seleção diferenciada. As aulas poderão ocorrer de segunda a sábado, a depender do calendário de cada instituição associada.
O financiamento de parte das vagas é realizado pelo Programa de Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (PROEB) da CAPES, que pode oferecer bolsas de estudo. No entanto, a concessão de bolsas está condicionada à disponibilidade orçamentária da agência, não havendo garantia para todos os aprovados.
Linhas de Pesquisa do Mestrado da CAPES:
O programa se estrutura em torno de áreas de interesse fundamentais para a prática docente. As linhas de pesquisa do ProfHistória são:
- Saberes Históricos no Espaço Escolar
- Linguagens, Mídias e Narrativas no Ensino de História
- Patrimônio, Memória e Identidades no Ensino de História
Confira lista de instituições e o total de vagas oferecidas:
Região Centro-Oeste
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) – 23 vagas
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL (UEMS) – 19 vagas
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO (UNEMAT) – 13 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO (UFMT) – 16 vagas
Região Nordeste
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB) – 23 vagas
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB) – 25 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) – 16 vagas
- UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) – 25 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA) – 16 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) – 12 vagas
- UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE) – 20 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) – 24 vagas
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI) – 21 vagas
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) – 17 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) – 16 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) – 20 vagas
Região Norte
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE (UFAC) – 12 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ (UNIFAP) – 16 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) – 30 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA) – 14 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR) – 13 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS (UFNT) – 14 vagas
Região Sudeste
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) – 16 vagas
- PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC) – 12 vagas
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) – 30 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) – 12 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) – 18 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) – 16 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) – 12 vagas
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) – 15 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) – 26 vagas
Região Sul
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) – 17 vagas
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG) – 14 vagas
- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR) – 12 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) – 12 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) – 12 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) – 21 vagas
- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) – 15 vagas
- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) – 12 vagas
Quem pode se inscrever?
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem atender a alguns pré-requisitos essenciais. É necessário possuir diploma de curso superior de licenciatura devidamente registrado no Ministério da Educação e, prioritariamente, atuar como professor(a) de História na rede pública em qualquer etapa da Educação Básica.
Vagas remanescentes, que não ultrapassem 30% do total de matriculados da rede pública, poderão ser destinadas a professores de História de outras redes de ensino.
Inscreva-se agora em nossos canais oficiais do Whatsapp e Telegram
Inscrição, Classificação e Seleção
Os interessados deverão realizar a inscrição exclusivamente pela internet no Site do Programa. O procedimento inclui o preenchimento do requerimento, a opção por uma das instituições participantes e o pagamento de uma taxa no valor de R$ 150,00. As datas específicas para inscrição, pagamento e outras etapas do cronograma estão detalhadas no Anexo 1 do edital.
O processo seletivo será composto por uma prova nacional unificada, de caráter eliminatório e classificatório, que acontecerá de forma presencial. A avaliação será dividida em:
- Prova Objetiva: Com 20 questões de múltipla escolha.
- Prova Discursiva: Contendo uma questão analítica.
Para ter a prova discursiva corrigida, o candidato precisa acertar no mínimo 60% da prova objetiva e estar classificado em até quatro vezes o número de vagas da instituição escolhida. A nota final será calculada pela média ponderada das duas provas, sendo 40% para a objetiva e 60% para a discursiva. Os critérios de desempate são, nesta ordem, a maior nota na prova discursiva e a maior idade.
O Mestrado Profissional em Ensino de História representa uma excelente via de qualificação para os educadores da área, conectando a produção acadêmica com os desafios reais da sala de aula. A estrutura em rede nacional democratiza o acesso à pós-graduação de qualidade, permitindo que professores de diferentes regiões do país possam aprimorar suas práticas pedagógicas e refletir criticamente sobre o ensino de História. Fique atento aos prazos e prepare-se para esta grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal.



